Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Artes | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Artes

Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Artes

Célia Helena marca presença no Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Artes

Nos dias 11 e 12 de novembro, a CAPES, em Brasília, recebeu o Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissional da Área de Artes (EPPPA), e a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) marcou presença com a participação da Dra. Karina Almeida, artista da dança, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes da Cena

Para Karina, estar nesse evento foi uma oportunidade incrível para fortalecer o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela ESCH. “É muito importante mostrar como as produções dos nossos alunos e egressos já estão fazendo a diferença, tanto na formação artística quanto no impacto social e cultural”, destacou.

O encontro reuniu coordenações de 14 programas profissionais de artes de todo o país, além de representantes do Ministério da Cultura (MinC), Funarte e diretores da CAPES. Durante os dois dias, o evento abriu espaço para debates sobre os desafios e contribuições dos programas e também para o lançamento de um e-book e de um site, que mostram tudo o que vem sendo produzido por essas iniciativas. 

“Foi um momento muito importante para compartilhar ações e trocar ideias sobre o que cada programa tem feito nas suas regiões. É muito inspirador ver o impacto direto que essas iniciativas têm gerado na sociedade, contou Karina.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre os doutorados profissionais na área de artes, uma novidade que a ESCH já está liderando. “Fomos a primeira instituição do Brasil autorizada a abrir um Doutorado Profissional em Artes da Cena, e isso é um reconhecimento enorme do trabalho que a gente vem desenvolvendo no campo da pesquisa e formação acadêmica”, comemorou Karina.

O evento também foi uma oportunidade para fortalecer a relação entre os programas de pós-graduação e os representantes de políticas públicas, reforçando a importância de apoio financeiro e estrutural para o fomento da área dos profissionais em artes no Brasil.

“A troca com os outros programas e com o pessoal do MinC e da CAPES foi histórica. Pudemos mostrar como nossos discentes têm criado produtos incríveis, como livros, peças, documentários, que impactam diretamente comunidades e ajudam a expandir as fronteiras do conhecimento em artes”, explicou.

Para a ESCH, participar do EPPPA foi mais uma forma de fortalecer a articulação entre os programas profissionais em artes e os representantes dos ministérios, além de difundir as produções do Programa de Pós-Graduação Profissional do Célia Helena. “Nosso programa é inovador e tem resultados muito concretos. Esses eventos mostram que estamos conectando pesquisa, prática e impacto real, fazendo a diferença para quem está no mercado e também para a sociedade”, concluiu Karina.

Para conferir mais sobre a participação da Dra. Karina no EPPPA acesse também o portal

Conheça também mais sobre o evento

Icone WhatsApp