com
Datas
Horário
Local
Investimento
com
Trata do estudo teórico e prático da Interpretação do Ator e da Atriz para o Teatro e para o Audiovisual. Busca desvendar a sistematização que o intérprete desenvolve nas relações de linguagem – utilizando a si mesmo em interação com a câmera – como meio de construção de uma obra cênica.
Baseado nos estudos teóricos desenvolvidos por Konstantin Stanislavski (1863-1938) – que produziu fundamentos e metodologia para o trabalho do ator – e na visão que o também diretor, ator e escritor Vsevolod Pudovkin (1893-1953) tinha sobre essa metodologia – descrita no artigo “Stanislavsky ́s System in the cinema”, publicado na revista britânica Sight & Sound, pelo British Film Institute.
Experimentar e fornecer ao aluno durante as aulas conhecimentos básicos sobre:
1. Princípios da verossimilhança.
2. O olhar do ator sobre si mesmo e o temperamento de personalidade
3. O personagem – gênese e construção.
4. Analogias e diferenças entre teatro, cinema e televisão.
5. Câmera e enquadramentos.
6. Planos abertos e fechados (geral, médio, americano e close).
7. Linguagem padrão de set de gravação/filmagem: corte, kill, teto, fundo.
8. Exercícios de entendimento sobre enquadramento e planos.
9. Exercícios de descoberta da autoimagem e simetria visual.
10. Gravação de cenas – individuais e duplas.
PÚBLICO ALVO Artistas da Cena (Atores, Atrizes, Diretores, Autores/Roteiristas) Profissionais, Amadores e Estudantes. Formação Técnica ou Superior. Faixa etária acima de 18 anos.
Docente
com
Encenador, Ator, Professor e Pesquisador. Mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) – sob orientação do Prof. Me. Samir Yazbek (2022/2024). Bacharel em Artes Cênicas (Direção Teatral) pela UNI-RIO (1989/1995), com extensão em Comunicação Social e Filosofia. Inicia carreira artística no teatro amador, estudando em O TABLADO (RJ) entre 1984/86; profissionalizando-se em 1988. Foi Assistente de Direção de Regina Miranda (1992/1994), de Bibi Ferreira (1996/1998), de Gabriel Villela (1999/2001). Professor de Teatro na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e na Escola de Teatro Martins Pena entre 1995 e 2000 no Rio de Janeiro. Em São Paulo foi Produtor Cultural do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia em 2001 e do Espaço Promon em 2002. Coordenador Cultural do CEU Três Lagos (2003/2005). Professor de Teatro e de Audiovisual no Centro de Formação do Ator Globe-SP (2005/2007). Pesquisador Artístico na TV GLOBO/SP – de Elenco (Atores e Atrizes) & Criadores (Autores-Roteiristas e Diretores) – entre 2007 e 2022. Diretor Artístico da Cia. Cênica do Outro Milênio e da Ethos Cultural Produções Ltda. fundadas em 1998. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Audiovisual.
Local
Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
Saiba porque estudar no Célia Helena:
Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online:
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.