com
Datas
Horário
Local
Investimento
Movimentar o corpo, a memória, as palavras e as coisas que nos atravessam na atualidade com vontade de criar arranjos para delirar a vida diante de uma realidade insuportável. É com essa tensão que este curso se envolve, visando provocar uma experiência coletiva impulsionada por tudo o que nos compõe e nos comove. Vasculhar com dança uma capacidade de sentir o sangue correndo na veia que perfura a carne cheia de sonho, que ri, e que chora. Será que algum dia perderemos a capacidade de nos emocionar?
Uma articulação direcionada para a sensorialidade do movimento, com atenção na modulação de tônus e na construção de uma zona tátil que desliza por entre topografias do espaço, des corps e da imaginação em um fluxo contínuo, impulsionando agenciamento da memória, dos embates entre sensação e percepção, a tomada de consciência sobre os padrões motores, repertórios individuais e coletivos capazes de serem evocados, e devorados, com dança na construção de presenças cênicas que transpiram qualidades tangíveis e porosas.
Chamo essa articulação de “rio-mar”: uma prática de dança desenvolvida para que as pessoas praticantes utilizem e ampliem seus repertórios de movimentos pessoais em dialogia a outras pessoas e situações que partilham do mesmo espaço, em continuidade e modulação de tônus (muscular) e tonalidades (imagéticas, estéticas, sensório-perceptivas e cinéticas). A prática compreende estudos da fáscia (o maior órgão sensorial do corpo humano), aliada à apontamentos sobre propriocepção e percepção.
Este caminho também será excitado por uma ideia de “ficção química”, que olha para a ficção enquanto uma extensão háptica da realidade e para a química enquanto agente de emoção que navega nas entranhas da performatividade e suas variedades de representação.
Docente
com
O coreógrafo Cristian Duarte é um artista paulistano que atua profissionalmente há mais de 25 anos. Sua formação inclui o Estúdio e Cia Nova Dança em São Paulo e graduação na P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios) em Bruxelas. Sua prática artística tem sido marcada pela criação de contextos para experimentação e formação em dança como APT?, DESABA, LOTE e Z0NA em parceria com diversos artistas da cidade de São Paulo desde 2011 enquanto organismo residente da Casa do Povo.
Tem sido convidado como professor e coreógrafo por importantes instituições de ensino como a DDSKS (Copenhagen), P.A.R.T.S. (Bruxelas), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), plataforma SICW – Seoul International Choreography Workshop (Seul), DOCH/SKH – Stockholm University of the Arts (Estocolmo).
Sua produção é reconhecida pelos principais prêmios de dança no Brasil e apresentada internacionalmente. Entre seus trabalhos estão: Bioglomerata para o Balé da Cidade de São Paulo (2024), E nunca as minhas mãos estão vazias (2023), Despedançada (uma site específica/2021), < play : (Audiovisual/2021), O que realmente está acontecendo quando algo acontece? (2017), Ó (2016), Against the Current, Glow para o Cullberg Ballet de Estocolmo (2015), Biomashup (2014), Jamzz (2012), The Hot One Hundred Choreographers (2011) e Médelei – eu sou brasileiro (etc) e não existo nunca (2006). www.cristianduarte.net
Local
Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
Saiba porque estudar no Célia Helena:
Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online:
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.