com
Datas
Horário
Local
Investimento
com
Na Masterclass Nkaringana Wa nharingana convidamos os alunos a mergulhar no rico universo dos contos tradicionais moçambicanos, onde histórias ancestrais ganham vida através da interpretação teatral. Ao longo de nossas atividades, os alunos vão explorar temas universais de coragem e sabedoria, enquanto se conectam com a cultura moçambicana.
Através da leitura dramatizada e improvisações criativas, cada aluno terá a oportunidade de se expressar, desenvolver habilidades de atuação e colaborar com os colegas. Combinando tradição e inovação, esta oficina não apenas enriquece o conhecimento cultural, mas também proporciona uma experiência única de autodescoberta e expressão artística.
Junte-se a nós para um encontro de criatividade e aprendizado, onde cada história se transforma em cena e cada cena se torna uma nova narrativa! Venha descobrir como o teatro pode dar vida aos contos que moldam nossa cultura e identidade.
“Nkaringana wa nkaringana”. É assim que se inicia a contação de histórias à volta da fogueira no sul de Moçambique, uma forma aproximada de dizer “era uma vez”, e os que constituem a roda respondem: “nkaringana”. O conjunto constituído pela fogueira e as pessoas à sua volta se chama “Xitiku ni mbawula”. Minkaringana (plural de Nkaringana) são as histórias contadas nesse espaço.
Introdução
Apresentação: Breve apresentação dos orientadores e dos alunos.
Contextualização: Explicar a importância dos contos tradicionais moçambicanos e seu significado cultural.
Expectativas: Saber dos alunos o que eles esperam aprender e explorar na oficina.
Leitura dos Contos
Aquecimento: Fazer o aquecimento com os alunos usando os jogos tradicionais moçambicanos. Leitura em Grupo: Leitura dramatizada dos contos.
Discussão: Após a leitura, promover uma discussão sobre os temas, personagens e a moral de cada conto.
Desenvolvimento de Cenas
Criação de Cenas: Os grupos devem desenvolver uma cena original inspirada nos contos, integrando elementos do contexto cultural moçambicano.
Apresentações
Apresentação das Cenas: Cada grupo apresenta sua cena para os demais.
Discussão em Grupo: Após cada apresentação, uma breve discussão sobre o que foi interessante e o que poderia ser melhorado.
Reflexão e Encerramento
Reflexão Individual: Cada aluno escreve uma breve reflexão sobre o que aprendeu e como se sentiu durante a oficina.
Encerramento
Docente
com
e
Isabel Jorge é atriz, produtora e encenadora, licenciada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da UEM. Tem mais de 25 anos de experiência na área de teatro, tendo iniciado a sua carreira como atriz em 1986, no Mutumbelinha e sido integrada em 1989 no Grupo de Teatro Mbeu. Envolve na sua larga experiência a facilitação de Workshops de teatro participativo para o desenvolvimento, participação em vários espectáculos do mesmo grupo e também em várias produções com o Mutumbela Gogo. Participação em filmes de longa e curta metragem, participação em vários cursos e seminários de teatro dentro e fora de Moçambique, tendo trabalhado durante dois anos com o Community Outreach Program, da Resource Africa Trust e com o Theatre For África) em Cape Town – África do Sul, onde mais tarde percorre a região austral de África e também Washington (Banco Mundial) disseminando mensagens de manejo e uso sustentável de recursos naturais. Nos últimos anos tem se dedicado à produção de espectáculos e eventos para além de produção audiovisual.
Yolanda Dina Fumo é atriz, licenciada em Literatura Moçambicana na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM. Iniciou a sua carreira no final dos anos 80 na cidade de Maputo, como atriz do grupo de teatro M´beu, com o qual participou em vários espectáculos, dentro e fora de Moçambique. Facilitou vários workshops de teatro convencional e teatro comunitário, assim como foi por diversas vezes convidada a participar em vários espectáculos de outros grupos da cidade de Maputo. Participou também em vários filmes de curta e longa-metragem, tanto estrangeiros como nacionais, para além de participação em radionovelas, vídeos educativos e teatro radiofônico. Participou em seminários de teatro de fantoches e marionetes. Recentemente participou de uma coprodução entre o Mutumbela Gogo e uma companhia alemã na peça “Medea²-Dois Mundos, Uma narração”.
Local
Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
Saiba porque estudar no Célia Helena:
Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online:
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.