Com linhas de atuação e pesquisa vinculadas ao fazer artístico (processos criativos, processos pedagógicos, gestão de processos e memória e acervo), o Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) constrói relações entre o campo de atuação profissional e artística e seus respectivos referenciais prático-teóricos. Trata-se de uma trajetória de pesquisa para quem projeta investigar e sistematizar o próprio percurso profissional em vínculo com as artes da cena, aprofundando a dimensão crítica e conceitual de sua formação. Pioneiro no Brasil, nosso mestrado tem como objetivo promover a capacitação qualificada para profissionais atuantes nos mais diversos campos das artes da cena.
O Mestrado Profissional da ESCH é homologado pelo MEC/CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), avaliado com conceito 4, e proporciona um percurso inovador, de caráter teórico-prático, com ênfase nas práticas profissionais já desenvolvidas pelo seu corpo discente.
Com atividades programadas específicas para cada projeto de pesquisa e com a orientação individual de docentes atuantes no campo profissional da arte, temos um modelo único de concepção da formação e da pesquisa em artes, proporcionando uma experiência que conecta produção artística de qualidade e estudos aprofundados sobre os caminhos do agir criativo de cada projeto em particular. Visando fomentar produções de impacto cultural e social e a difusão de conhecimento em artes da cena, o mestrado do Célia Helena permite a realização de um trabalho de conclusão prático (trabalho artístico) a partir de um projeto artístico autoral, sendo opcional optar pela elaboração de uma dissertação tradicional.
O Mestrado Profissional da ESCH tem a duração de 24 meses e atualmente é ministrado no formato híbrido, com aulas on-line e encontros presenciais pontuais.
Definem o campo de atuação e o foco de cada Projeto Artístico Autoral. Nosso curso tem quatro linhas de atuação:
Processos criativos: criação propriamente dita de espetáculos autorais inéditos nas diversas modalidades das artes da cena (teatro, dança, performance, circo etc.), além de produtos de natureza não especificamente cênica, mas a ela relacionados por temática, por técnica ou por outros vínculos transversais (exposições, filmes, registros audiovisuais, etc).
Processos pedagógicos: criação, sistematização ou relatos de conceitos e de práticas associados ao vasto campo das práticas pedagógicas em artes da cena, incluindo o ensino formal (em seus diversos níveis), o ensino não formal (de natureza institucional ou não) e outras ações de mediação e de disseminação de saberes associados à formação para a arte ou através da arte.
Gestão de processos: criação, sistematização ou relatos de conceitos e de práticas associados ao vasto campo da gestão de processos em artes, incluindo-se aí, entre outras vertentes, a produção de espetáculos, a administração de espaços, a administração de pessoas e de grupos, a gestão institucional, práticas e processos de mediação e práticas de seleção e de curadoria em artes da cena.
Sim. Ao final do curso, mediante aprovação na banca de defesa, você será titulado Mestre em Artes da Cena. Essa titulação tem o mesmo valor que a titulação obtida por meio de Mestrado Acadêmico.
Sim. Sua titulação permite que você tenha as mesmas oportunidades que um titulado por meio do Mestrado Acadêmico.
Não necessariamente. No Mestrado Profissional é possível apresentar como trabalho de conclusão de curso um produto artístico acompanhado de memorial analítico. Mas se você preferir apresentar uma dissertação, também é possível. Recomendamos já ir pensando no seu formato final, mas não é uma condição para o processo seletivo. Entendemos que o formato final poderá sofrer várias modificações de acordo com o andamento do curso e das conversas com seu orientador.
Sim. É preciso ter uma graduação completa e reconhecida, mas pode ser em qualquer área. Não tem problema nenhum se a sua graduação tiver sido feita numa área distante das artes. Recomendamos, no entanto, que você tenha algum percurso anterior com as Artes da Cena, mesmo que não tenha sido acadêmico.
O teatro é uma das artes desse conjunto que chamamos de “Artes da Cena”, mas não é a única. O curso também acolhe projetos em música, dança, cinema, performance, circo, entre outros. Aliás, a multiplicidade de trajetórias e olhares é esperada e celebrada por nós.
As agências de fomento (CAPES e FAPESP) infelizmente ainda não permitem solicitação de bolsa para o Mestrado Profissional. Essa não é uma condição do curso no Célia Helena, mas sim uma condição de todos os cursos de Mestrado Profissional no país.
Mas o Célia tem uma política de descontos bem interessante para diversas categorias de profissionais. Pergunte por e-mail para receber mais informações: mestrado@celiahelena.com.br.
O curso dura 24 meses com possibilidade de antecipação da defesa aos 18 meses de curso.
O curso é presencial, porém são apenas três as disciplinas obrigatórias. Ou seja, você deve se organizar para estar na ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em São Paulo capital, uma vez por semana durante dois semestres. O restante da carga horária é cumprido com atividades programadas em horários e lugares que serão definidos por você e seu orientador. Ou seja, é possível para flexibilizar as horas de atividades programadas de acordo com a demanda do seu projeto.
Pode. O importante é que você tenha como comprovar que realizou essas atividades e que a relevância das mesmas tenha sido discutida e acordada entre você e seu orientador.
As disciplinas obrigatórias são teóricas e exigem disponibilidade para leitura e escrita. As atividades programadas variam de projeto para projeto. Ou seja, se for o perfil do seu trabalho, você poderá validar carga horária de atividades práticas.
A avaliação das disciplinas obrigatórias é feita por meio de trabalhos escritos solicitados pelos professores responsáveis das disciplinas. A avaliação das atividades programadas é feita mediante apresentação de relatório de atividades para seu orientador e validação dessa carga horária em reuniões do Colegiado do Curso (conjunto de professores permanentes do curso responsáveis pelos aspectos pedagógicos da formação).
É importante ressaltar que você passará por uma qualificação ao final do primeiro ano de curso. Essa também é uma forma de avaliação do seu projeto.
O processo seletivo consiste no envio do projeto e entrevista com uma banca de professores do curso. Nesta banca, você deverá contar um pouco do seu projeto e responder questões sobre ele que os professores julgarem pertinentes.
O exame de proficiência é uma comprovação de que você tem o domínio instrumental de, no mínimo, uma língua estrangeira. Ter domínio instrumental quer dizer que você consegue ler e compreender artigos na língua, não precisa ser fluente. Essa comprovação poderá ser fornecida por outras instituições (a validade dessa comprovação será analisada caso a caso) ou poderá ser obtida na ESCH por meio de uma prova que será aplicada aos mestrandos no segundo semestre do curso. Nesta prova, permitimos consulta de dicionário e as respostas são em português. Para o processo seletivo não há necessidade de apresentação de comprovante de proficiência.
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do Mestrado Profissional enfatiza a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia apropriada e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.Diferenciado na sua estrutura, o Mestrado Profissional em Artes da Cena privilegia, para além da formação em ambiente disciplinar, as seguintes atividades de formação:
– Desenvolvimento de um Projeto Artístico Autoral em Artes da Cena;
– Realização de um trabalho final de caráter prático e experimental; – Investigação continuada de procedimentos práticos das Artes da Cena; – Inserção em espaço de integração com artistas convidados; – Ações interdisciplinaridades; – Supervisão continuada da equipe.DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Possibilitam que a relação dos mestrandos com seus objetos de pesquisa alcance um alto nível de qualificação.A primeira delas é “Artes da cena: deslocamentos e fronteiras”, disciplina que aborda estudos de caso em criação e pesquisa, a partir do legado de artistas de alta relevância.
A segunda disciplina,“Poéticas da cena: conceitos e trajetórias”, traz como foco uma reflexão histórica e crítica quanto aos lugares da arte na contemporaneidade.
A terceira e última disciplina obrigatória é “Metodologias da pesquisa em artes”, que investiga formas de registro personalizadas a serem concebidas para cada Projeto Artístico Autoral, em um ambiente de troca e de debate entre mestrandos e orientadores.
Tratam-se de três disciplinas do primeiro ano do curso, cada uma delas com 45 horas aula.
São a parte inicial da trajetória formativa de cada Projeto Artístico Autoral. Cada uma destas atividades é estabelecida junto com os orientadores e pode acontecer tanto dentro quanto fora da instituição:
LÍGIA CORTEZ – Direção geral
Drª. KARINA ALMEIDA – Coordenação
Dr. MARCOS BARBOSA DE ALBUQUERQUE – Vice-Coordenação
Dr. ANDRÉ CARREIRA
Dr. DAVES OTANI
Dr. BERNARDO FONSECA MACHADO
Drª. DEISE SANTOS DE BRITO
Drª. ELISABETE DORGAM
Drª GABRIELA ALCOFRA
Drª. GIULIANA SIMÕES
Drª. GRAZIELA KROHLING KUNSCH
Drª. JANAINA CARRER
Drª. JOANA DÓRIA
Drª. LIANA FERRAZ
Dr. MANOEL CANDEIAS
Drª. MONICA SANTANA
Me. SAMIR YAZBEK
Drª SONIA GOUSSINSKY
Drª. SÔNIA MACHADO DE AZEVEDO
Drª. YONARA DANTAS
O Repositório Institucional da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) tem como missão coletar, organizar, salvaguardar e disseminar todo o conhecimento produzido nesta Instituição de Ensino Superior.
https://www.celiahelena.com.br/repositorio-institucional/
Clique aqui para acessar