Programa de
Pós-graduação Profissional em
O Programa de Pós-graduação Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) é um marco no ensino Stricto Sensu no Brasil com o primeiro curso de mestrado e o primeiro curso de doutorado profissional em artes da cena do país. As pesquisas realizadas no programa qualificam e impulsionam projetos e carreiras, promovendo uma capacitação qualificada e inovadora para profissionais das artes da cena, em suas irradiações pela criação artística, pela pedagogia, pela gestão e pela mediação cultural.
Com um enfoque de pesquisa aplicada a práticas profissionais, o curso busca promover a sistematização e a investigação dos percursos profissionais de estudantes, aliando práticas artísticas a referenciais teórico-práticos. O Mestrado Profissional, classificado pela CAPES/MEC com conceito 4, possui duração de 24 meses e combina aulas on-line e pesquisa presencial.
Em outubro de 2024, a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) tornou-se a primeira instituição brasileira a ter um curso de Doutorado Profissional na área de Artes da Cena. Essa realização reflete anos de pesquisa de qualidade, realizada por toda a comunidade da ESCH, na constante busca de inovação e de impacto para qualificar recursos humanos e para contribuir com avanços nos campos da cultura, da educação e das artes. Em breve, publicaremos mais informações sobre o curso de Doutorado.
Aprofundar a dimensão crítica e conceitual da formação de profissionais das artes da cena, sistematizando seus percursos artísticos e profissionais. Proporcionar uma experiência transformadora, conectando produção artística de alta qualidade com estudos teóricos aprofundados, gerando cultura e conhecimento de impacto significativo na sociedade.
O Programa de Pós-graduação Profissional é estruturado em quatro linhas de atuação, cada uma direcionada para diferentes aspectos das artes da cena:
Além da formação disciplinar, com componentes obrigatórios, cada projeto de pesquisa incorpora atividades programadas específicas e trabalhos de pesquisa individual orientada. A formação orienta-se para a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a produto inovador associado a práticas profissionais, com alto potencial de impacto e disseminação, acompanhado de memorial ou dissertação.
A estrutura curricular do Mestrado Profissional enfatiza a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia apropriada e aplicação orientada para pesquisa em campo de atuação profissional específico.
Diferenciado na sua estrutura, o Mestrado Profissional em Artes da Cena privilegia, para além da formação em ambiente disciplinar, as seguintes atividades de formação:
Os projetos e discentes do mestrado geram cultura e conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural do Brasil. Conheça alguns projetos de destaque já apresentados:
Fotoperformance da egressa Nathielle Wougles, que integrou o produto da pesquisa Corazón Central: Criando Territórios de [R]Existência, do Mestrado Profissional em Artes da Cena da ESCH. Site: https://corazoncentral.com/
Criação do aplicativo APP Cordel Aplicado – Tecnologia em Versos, pela egressa Izabel Nascimento. Trata-se de um aplicativo para mediar o estudo e a produção de literatura de cordel em sala de aula. Site: https://cordelapplicado.com.br/
Livro Pequeno inventário de plantas imaginárias, publicado pela Editora Paraquedas, fruto da pesquisa da egressa Valéria Toloi, do Mestrado Profissional em Artes da Cena da ESCH.
Link para o repositório
Criação do produto Redemoinhos, por Zhumar de Nazaré (Josimar Dantas). Trata-se de um caderno de mediação cultural, disponibilizado como site e como e-book, que descreve ações, estratégias e habilidades de mediação cultural articuladas ao movimento cultural de Marabá (PA). Site: https://redemoinhos.com.br/
Livro Artes cênicas em transe: notas sobre a curadoria, publicado pela editora Hucitec, fruto do produto da pesquisa de Galiana Brasil, do Mestrado Profissional em Artes da Cena da ESCH. Link para o repositório
Criação e consolidação do Instituto Sertão Vivo, em Paripiranga, sertão da Bahia, pela egressa Luana de Menezes (Lua Morkay). A Instituição que oferta a crianças, jovens e mulheres da comunidade rural aulas de teatro, música, cinema comunitário, empreendedorismo comunitário e socioemocional. https://www.sertaovivo.org/
Link para o repositório
Estudo e o registro das propostas pedagógicas e atividades culturais, fruto da pesquisa Práticas culturais na educação escolar indígena: Um olhar artístico-pedagógico Xukuru Kariri na aldeia fazenda Canto Palmeira dos Índios, da egressa Rosângela Queiroz, que também participou do documentário Todo índio tem ciência (2022), que pode ser acessado aqui: https://youtu.be/q4PHqUM9-kg?si=FiFl26dR7KIoaUv0
O Mestrado da ESCH tem um impacto nacional, com projetos distribuídos por diversas regiões do Brasil, como:
LÍGIA CORTEZ – Direção geral
Drª. KARINA ALMEIDA – Coordenação
Dr. MARCOS BARBOSA DE ALBUQUERQUE – Vice-Coordenação
Dr. ANDRÉ CARREIRA
Dr. DAVES OTANI
Dr. BERNARDO FONSECA MACHADO
Drª. DEISE SANTOS DE BRITO
Drª. ELISABETE DORGAM
Drª GABRIELA ALCOFRA
Drª. GIULIANA SIMÕES
Drª. GRAZIELA KROHLING KUNSCH
Drª. JANAINA CARRER
Drª. JOANA DÓRIA
Drª. LIANA FERRAZ
Dr. MANOEL CANDEIAS
Drª. MONICA SANTANA
Me. SAMIR YAZBEK
Drª SONIA GOUSSINSKY
Drª. SÔNIA MACHADO DE AZEVEDO
Drª. YONARA DANTAS
O processo seletivo para a próxima turma regular do mestrado se iniciará em março de 2025, com a publicação do edital. A inscrição consiste no envio de documentação e Plano de Trabalho e em entrevista com banca composta por membros do corpo docente permanente do curso. Para mais informações preliminares, acesse o edital publicado anteriormente:
Em parceria com o Itaú Cultural (IC), formamos turmas especiais que integram o Laboratório em Artes e Mediação Cultural, reunindo alunos e alunas com interesse em aprofundar pesquisas e práticas artísticas ou profissionais relacionadas a uma compreensão expandida da noção de mediação cultural em seus mais diversos contextos e formatos.
Nesta turma especial, os objetos de pesquisa estarão diretamente vinculados às práticas profissionais de integrantes do curso, compreendendo diversas áreas do saber (artes visuais, leitura, artes cênicas, ciência etc.), espaços socioculturais, plataformas e públicos.
Para mais detalhes sobre o curso e sobre processos seletivos, acesse:
O Repositório Institucional da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) tem como missão coletar, organizar, salvaguardar e disseminar todo o conhecimento produzido nesta Instituição de Ensino Superior.
Em breve mais informações.
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