Célia Helena em cartaz! Fernando Fecchio com "A Geladeira" | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Professor Célia Helena em cartaz! Fernando Fecchio com "A Geladeira"

Célia Helena em cartaz! Fernando Fecchio com “A Geladeira”

O Ex-aluno Fernando Fecchio reestreia a peça “A Geladeira” amanhã, dia 17, no Parlapatões. A peça fica em cartaz aos sábados e domingos até o dia 1º de março.

 

 


Fernando intepreta este monó­logo  com texto do argentino Copi diri­gido pelo pre­mi­ado dire­tor e ator Nel­son Bas­ker­ville –  que também já foi professor aqui no Célia Helena.
Na peça, um homem acorda na manhã de seu 50º ani­ver­sá­rio e encon­tra uma gela­deira no meio da sala. A par­tir dela “L” vê sal­tar de seu pas­sado figu­ras como a mãe, a empre­gada, a psi­ca­na­lista, seu cão e até um rato que mora em seu armá­rio. Todos repre­sen­ta­dos por um único ator nesta peça non sense do argen­tino Copi (pseudô­nimo de Raúl Damonte Botana, 1939–1987) em que a exis­tên­cia humana se recusa a se fixar em um único lugar e em que os papéis soci­ais, a sexu­a­li­dade e a sub­je­ti­vi­dade apa­re­cem em pleno trânsito.
Nel­son Bas­ker­ville foi espe­ci­al­mente con­vi­dado pelo Cen­tro Cul­tu­ral São Paulo para diri­gir a peça para estreia no Fes­ti­val Mix Bra­sil, que vem nos últi­mos anos ganhando cada vez mais força tra­zendo a cena espe­tá­cu­los que dis­cu­tam temas rela­ci­o­na­dos ao seg­mento LGBT e de inte­resse amplo à soci­e­dade. O dire­tor, cuja car­reira vem sido reco­nhe­cida e con­so­li­dada pelo seu olhar para extre­mos soci­ais e de com­por­ta­mento, ficou impac­tado com o texto de Copi e enten­deu sua potên­cia e urgên­cia em tem­pos de tama­nha into­le­rân­cia gerada pela homofobia.
Desde o sucesso do docu­men­tá­rio cênico “Luis Antonio-Gabriela” (2011), seu nome vem sendo asso­ci­ado a pro­je­tos de cunho bio­grá­fico e polí­tico e assim a con­fluên­cia e inter­lo­cu­ção com a obra do autor franco argen­tino não pode­ria ser maior. Copi escre­veu, diri­giu e atuou em mui­tas de suas peças e todas são impreg­na­das por rela­tos, his­tó­rias, per­so­na­gens e situ­a­ções vivi­das por ele, sua famí­lia e ami­gos. Sua obra se carac­te­riza pelo viés sur­re­a­lista, o humor e uma grande vio­lên­cia trans­gres­sora, além da crí­tica bru­tal à soci­e­dade con­tem­po­râ­nea. Seus per­so­na­gens têm como traço fun­da­men­tal certo exa­gero, típico da cari­ca­tura, sendo este um impor­tante arti­fí­cio usado por Copi para vis­lum­brar a rea­li­dade de forma aumen­tada, em todos os seus contornos.
Impor­tante ati­vista do movi­mento LGBT, seus pro­ta­go­nis­tas são mutan­tes, vivem e expres­sam a homo(sexualidade) de forma des­me­su­rada em todas as ver­ten­tes. Com a sua radi­cal liber­dade cri­a­dora, Copi se per­mite dese­nhar com pala­vras, ato­res e per­so­na­gens e, a par­tir daí, pro­mo­ver um fundo ques­ti­o­na­mento sobre a con­di­ção humana. Em sua obra há uma iro­nia deli­rante, um humor ácido, certo cinismo feroz, mas tam­bém a ine­gá­vel poe­sia: a espe­rança, a audá­cia, o amor, o pra­zer, a vio­lên­cia, a melan­co­lia, enfim: a vida.
Para Nel­son “A Gela­deira” “É uma peça com alguns fun­dos fal­sos. A medida que você acha que atin­giu alguma pro­fun­di­dade o autor revela outros fun­dos, levando o espec­ta­dor aos pou­cos para trás e para baixo das cama­das super­fi­ci­ais que envol­vem a vida e as rela­ções pes­so­ais. Escrito em uma época em que pou­cos auto­res tinham cora­gem de tocar temas tabus, “A Gela­deira” o faz de maneira sutil e nos dá e impres­são de estar­mos assis­tindo a uma comé­dia com­por­ta­men­tal que trata a homos­se­xu­a­li­dade da forma que esta­mos mais acos­tu­ma­dos até hoje: engra­çada e cheia de cli­chês. Porém, con­co­mi­tan­te­mente a toda a apa­rente leveza, Copi nos pro­por­ci­ona uma refle­xão pro­funda e arre­ba­ta­dora sobre a arte e a vida”.
O ator Fer­nando Fec­chio con­si­dera que pro­ta­go­ni­zar “A Gela­deira” seja o tra­ba­lho mais desa­fi­a­dor de sua car­reira. Ele já havia tra­ba­lhado com Bas­ker­ville em “Camino Real” e “17X Nel­son — Parte I, O Inferno de Todos Nós”, da Anti­Ka­tár­tiKa Tea­tral (AKK) e o con­vite para este pro­jeto, que retoma ofi­ci­al­mente a pro­du­ção da Com­pa­nhia, se mos­trou “ um desa­fio enorme por levar aos pal­cos o uni­verso avas­sa­la­dor de Copi, sua obra e sua tão rica bio­gra­fia. Este espe­tá­culo exige uma atu­a­ção ágil e ver­sá­til e me sinto muito ins­ti­gado como intér­prete gra­ças à dire­ção pre­cisa, pon­tual e por­que não dizer trans­gres­sora que Nel­son Bas­ker­ville emprega para a con­du­ção desse trabalho”.
A con­cep­ção visual do espe­tá­culo dia­loga com a esté­tica do fotó­grafo David Lacha­pelle, com uma ceno­gra­fia impreg­nada por cores vibran­tes. A gela­deira que dá título à peça está repre­sen­tada por um modelo ver­me­lho, vin­tage, e dia­loga com outros ade­re­ços que com­põem uma atmos­fera oní­rica, cômica e com certa deca­dên­cia. A tri­lha sonora com­ple­menta a esté­tica do espe­tá­culo atra­vés de com­po­si­ções clás­si­cas de artis­tas como Barry Mani­low, Queen e Love Unli­mi­ted Orchestra.
 
Fer­nando Fecchio
 
Natu­ral de São Paulo, Fer­nando Fec­chio é ator e bai­la­rino for­mado pelo Tea­tro Escola Célia Helena e pela FMU em Edu­ca­ção Física, estreou no tea­tro em 1999 com a peça “TE AMO AMAZÔNIA”, de Paulo César Cou­ti­nho e dire­ção de Lúcia Bar­roso, em 2000 for­mou com outros onze ato­res e sob a dire­ção artís­tica de Mar­celo Laz­za­ratto a “Cia Ele­va­dor de Tea­tro Pano­râ­mico” e a peça de estreia foi “UMA PEÇA POR OUTRA”, de Jean Tar­dieu na Sala Jar­del Filho do CCSP. Em 2001 “A ILHA DESCONHECIDA” de José Sara­mago e “REI LEAR”, de Wil­liam Sha­kes­pe­are, com dire­ção de Ron Dani­els – ainda com a Cia Ele­va­dor tra­ba­lhou nos espe­ta­cu­los “A HORA EM QUE NÃO SABÍAMOS NADA UNS DOS OUTROS”, de Peter Handke em 2002 e “AMOR DE IMPROVISO” em 2003 –alem do longa metra­gem “SEJA O QUE DEUS QUISER” , de Murilo Sal­les – em 2005 o atuou em “CAMINO REAL” de Ten­nes­see Wil­li­ams, com a Cia Anti­ka­tár­tika e dire­ção de Nel­son Bas­ker­ville – em 2006 “17XNELSON O INFERNO DE TODOS NÓS” , base­ado na obra de Nel­son Rodri­gues tam­bém com Anti­ka­tár­tika Tea­tral e dire­ção de Nel­son Bas­ker­ville -“NA CAMA COM TARANTINO” da Cia De Tea­tro Rock, dire­ção de Fezu Duarte e Fabio Ock . Em 2007 “O HOMEM A BESTA E A VIRTUDE” de Luigi Piran­dello, dire­ção de Mar­celo Laz­za­ratto -“SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO” de Wil­liam Sha­kes­pe­are com a Cia da Revista, dire­ção de Kle­ber Mon­ta­nheiro. Em 2008 atuou no musi­cal infan­til “A PEQUENA SEREIA” com a Cia Do Pátio, dire­ção de Isser Korik –2009 “UM DIA QUASE IGUAL AOS OUTROS” de Dario Fo, dire­ção de Neyde Vene­zi­ano e no seri­ado “DESCOLADOS” pro­du­zido pela Mixer para a MTV. Em 2010 “PORNÔ FALCATRUA 18.633” de Irvine Welsh, dire­ção de Gus­tavo Machado e “QUARTO DO NADA” de Fer­nando Cey­lão, dire­ção de Luci­anno Maza. Em 2011 pro­du­ziu e atuou na peça “SERPENTEVERDE SABOR MAÇÔ de jo Bilac com a Cia Das Tre­vas e dire­ção de Lavi­nia Pan­nun­zio. Em 2012 inte­grou o elenco de “QUEM TEM MEDO DE CURUPIRA?” texto e músi­cas de Zeca Baleiro e dire­ção de Débora Dubois. Em 2013 “TROPA DEELITE” de Gue­mi­nho Ber­nar­des , “O BURGUÊS FIDALGO “ de Molière, “CLÁSSICOS DO CIRCO” e “TOTALMENTE PASTELÃO” de Hugo Pos­solo com a Cia Par­la­pa­tões e dire­ção artís­tica de Hugo Pos­solo. Ainda em 2013 estreou o espe­tá­culo de dança infan­til “UMA TRILHA PARA SUA HISTÓRIA” de Gus­tavo Kur­lat e core­o­gra­fias de Dafne Michel­le­pis e Marina Caron. Em 2014 atuou no longa metra­gem “A COMÉDIA DIVINA” (Base­ado no conto “A Igreja do Diabo” de Machado de Assis) e dire­ção de Toni Venturi.
 
“A GELADEIRA”
Autor: Copi. 
Dire­ção: Nel­son Bas­ker­ville.
Elenco: Fer­nando Fec­chio
Espaço Par­la­pa­tões. Ende­reço: Praça Fran­klin Roo­se­velt, 158 — Con­so­la­ção, SP (11) 3258–4449. Tem­po­rada: De 17 de janeiro a 1 de março. Sába­dos às 22h00 e Domin­gos às 21h00. Ingresso: R$ 40,00. Dura­ção: 50 minu­tos . Clas­si­fi­ca­ção Indi­ca­tiva: 14 anos. Horá­rio de Fun­ci­o­na­mento da bilhe­te­ria:terça a quinta
das 16h às 21h.
Sexta e Sábado 
das 16h à meia-noite. 
Domingo das 16h às 20h 
Tel.: (11) 3258 4449. Ven­das online: Ingresso Rápido www.ingressorapido.com.br


Assis­tente de dire­ção: Thais Medei­ros. 
Assis­tente de movi­mento: Erika Puga
Pre­pa­ra­ção cor­po­ral: Tutto Gomes
Figu­rino: Mari­chi­lene Arti­sevs­kis. 
Cená­rio: Amanda Viera e Nel­son Bas­ker­ville. 
Ade­re­cista: Amanda Vieira. 
Boneca ade­reço: Mar­cela Donato. 
Visa­gismo: Emi Sato . 
Ilu­mi­na­ção: Wag­ner Freire. 
Tri­lha Sonora: Daniel Maia e Nel­son Bas­ker­ville.
Assis­tente Téc­nico: Felipe Jóia
Fotos: Sossô Parma e Raul Zito. 
Apoio teó­rico: Renata Pimen­tel.
 Pro­du­ção: Fer­nando de Mar­chi –De Mar­chi Pro­du­ções.
Cri­a­ção: Anti­Ka­tár­tiKa Tea­tral (AKK). 
Dura­ção: 50 minutos

 
Ser­viço
Icone WhatsApp