O segundo dia de debates do “Seminário São Paulo – Cena Contemporânea” ocorreu na noite de ontem no Teatro Célia Helena. Na mesa, os jornalistas Beth Néspoli e Nelson de Sá, com mediação de Oswaldo Mendes, debateram o descompasso entre a criação e a crítica no teatro brasileiro contemporâneo, em suas múltiplas modalidades.
Seja no pensamento reflexivo que sustentaria o ato criativo, seja na relação entre artistas e a crítica oficial, seja no estímulo a uma atitude crítica das plateias diante do teatro e das relações sociais debatidas (ou omitidas) no palco.
Muitos grandes críticos que ajudam a compreender o teatro nacional e a pensar o teatro que fazemos hoje foram citados durante o debate: Décio de Almeida Prado, Paschoal Carlos Magno, João Roberto Faria, entre outros.
Nosso BLOG sugere alguns livros que podem ser encontrados na Biblioteca Raul Cortez – que é aberta ao público para livre consulta.
Teatro em progresso: crítica teatral (1955-1964). Décio de Almeida Prado, 1917-2000.
São Paulo: Editora Perspectiva.
Apresentação do teatro brasileiro moderno: crítica teatral (1947-1955).
Décio de Almeida Prado, 1917-2000.
São Paulo: Editora Perspectiva.
Exercício findo: crítica teatral (1964-1968).
Décio de Almeida Prado, 1917-2000.
São Paulo: Editora Perspectiva.
João Roberto Faria.
São Paulo: Editora Perspectiva/EDUSP.
A crítica cúmplice: Décio de Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno.
Ana Bernstein.
São Paulo: Instituto Moreira Salles.
Paschoal Carlos Magno: crítica teatral e outras histórias.
Paschoal Carlos Magno, 1906-1980.
Organização: Martinho de Carvalho e Norma Dumar. Rio de Janeiro: Funarte.
Ainda falando de crítica teatral, vale a pena visitar os sites especializados citados no seminário pelos jornalistas Beth Néspoli e Nelson de Sá. Clique nas imagens para ser redirecionado aos sites.
Hoje o “Seminário São Paulo – Cena Contemporânea” continua e traz como tema a formação dos atores e suas múltiplas trajetórias com os debatedores Antonio Luiz Dias Januzelli e Matteo Bonfitto, e mediação da atriz e diretora da ESCH Lígia Cortez. A entrada é gratuita. Ingressos sujeitos a lista de espera.
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