VIII Semana Arte e Sociedade do Célia Helena Centro de Artes e Educação | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias VIII Semana Arte e Sociedade do Célia Helena Centro de Artes e Educação

VIII Semana Arte e Sociedade do Célia Helena Centro de Artes e Educação

O Célia Helena convida toda sua comunidade teatral a participar e integrar os debates da VIII Semana de Arte e Sociedade, que acontecerá dia 14, 15 e 16 de agosto de 2023 no Teatro do Célia.

Cada evento acontecerá duas vezes ao dia, de manhã e a noite, para que todos os alunos possam participar.

Alunos do Célia Helena têm entrada garantida. Para não alunos, temos 10 vagas por evento disponíveis (botão de inscrição ao final da página).

Programação

Segunda-feira (14/08/23)

Horário e local a serem definidos
Exibição do documentário MÁQUINA DO DESEJO 
De Joaquim Castro e Lucas Weglinski.

O filme premiado chega ao circuito como um rito de passagem do artista José Celso Martinez Correa que transformou a cultura brasileira. O filme ilumina o teatro como forma de expressão e apresenta uma visão abrangente da trajetória artística do  Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. 

Documentário MÁQUINA DO DESEJO

Sessão exclusiva para alunos do Célia Helena

Espaço Itaú Augusta – Sala 03
Dia 14 de agosto de 2023 – 19h
R. Augusta, 1475
Valor ingresso promocional: R$ 16,00
== 175 lugares==

Dica

No CCSP
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (metrô Vergueiro)
O documentário está sendo exibido às 18h 12 e 13 de agosto. Sábado e domingo – não haverá sessão na segunda feira
R$ 6,00

Máquina do Desejo é um filme construído a partir do precioso acervo audiovisual da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona que, em seus mais de 60 Anos, transborda o palco e penetra na história do Brasil. Um mergulho nas entranhas criadoras das várias formações da indomável companhia e de sua sede, foco de resistência e reexistência que faz da liberdade de criação uma conquista irreversível. 

Duração: 120 min

Direção: Joaquim Castro, Lucas Weglinski

Classificação indicativa: 16 anos

 

Capa Máquina do Desejo

Terça-feira (15/08/23)

10h30 às 12h e 19h30 às 21h

Painel de discussão sobre Economia Criativa em Artes Cênicas: Oportunidades nas Artes Cênicas

Curto Circuito é um evento itinerante que aproxima jovens entre 15 a 25 anos, na fase de entrada no mercado de trabalho, de profissionais que atuam com Economia Criativa.

Com Tatiane Lustoza, Ana Luiza Bruno,  Clodd Dias, Gutervill 
Mediadores: Thais Polimeni e Leonardo Cássio
Conheça os convidados
Tatiane Lustoza
Tatiane Lustoza

Atriz e Produtora; Cofundadora e Artista-pesquisadora da Zózima Trupe
Atriz, coordenadora geral de produção e educadora formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS).
Em 2009, concluiu o curso de Tecnologia de Eventos pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria e Gastronomia (HOTEC). É co-fundadora e atriz integrante da Zózima Trupe, atuando nos espetáculos Cordel do amor sem fim, Valsa nº6, O Poeta e o Cavaleiro e Dentro é lugar longe. Atuou no espetáculo O Capeta em Caruaru.
Em 2006, recebeu dois prêmios de melhor atriz na Fundação das Artes. Coordenou o projeto Arte Expressa e realizou pesquisa sobre a relação entre passageiros de ônibus e as artes cênicas.
Em 2011, atuou como produtora do projeto Se a mãe e o Zé não vão ao teatro o teatro vai até a mãe e o Zé, contemplado pelo programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).
Em 2010, produziu o projeto Ressurgindo das águas. Integrou a equipe de produção das óperas Rigoletto e Valquíria no Teatro Municipal de São Paulo. Coordena as oficinas do Movimento de Pesquisa sobre Produção da Trupe. Representou a Zózima Trupe, em maio de 2014, no 1º mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL) na Argentina.
E em 2014 viajou para Santiago representando a Trupe no Platea 15 – Semana de Programadores e no Festival Internacional Santiago a Mil, um dos eventos mais significativos das artes cênicas da América Latina. Realizou, em 2017, temporada de apresentações do espetáculo Iracema via Iracema em parceria com o Agrupamento Andar7 na SP Escola de Teatro e no FIT Rio Preto. Foi contemplada com o Prêmio Zé Renato de Teatro (na sua 5° edição) com o projeto Semear por uma arte do encontro sem fronteiras da Zózima Trupe.

Ana Luiza Bruno
Ana Luiza Bruno

Produtora cultural, gestora de projetos e políticas públicas nas áreas de infância, arte e natureza. Integrou equipes na universidade, terceiro setor e iniciativa privada.

Trabalha como produtora cultural nas áreas de artes visuais, cênicas e música. Representa artistas e espetáculos em instituições como Sesc, Itaú Cultural, entre outros equipamentos culturais.

Membro do Fórum Cultura na Pauta no Conselho Municipal de Política Cultural (São Carlos) e conselheira eleita pela sociedade civil para representar o setor da produção na formação de políticas públicas e garantia de direitos dos trabalhadores da cultura.

Articuladora e responsável pelas parcerias com instituições públicas para fomento aos projetos do grupo. Trabalha para que espaços verdes e livres da cidade sejam garantidos como lugares para o brincar livre e a fruição artística.

Animadora cultural, desenvolvendo projetos nas áreas de artes cênicas, música e artes visuais para infância, atuando na formação de público para artes. Coordenando equipe de educadores e gerindo projetos e programas institucionais do Sesc.

Clodd Dias

Poetisa e Artista de teatro e cinema. Atuou, entre outras peças: ENTREGA PARA JEZEBEL sob direção de Rodolfo Lima; LUZ NEGRA- direção de Paulo Faria; F.A.L.A. do Coletivo Negro sob direção de Flávio Rodriguesl; NOS CAMPOS DE PIRATININGA (Musical sobre o Futebol) sob a direção Imara Reis; CAMINO REAL, texto de Tennessee Williams sob direção de Nelson Baskerville; F.E.S.T.A sob direção de Valéria Marchi e Érika Bodstein. No cinema atuou na série original Manhãs de Setembro pela Amazon Prime Video, no longa-metragem Lili e as Libélulas de René Guerra e também no longa Dois mais Dois sob direção de Marcelo Saback, em curtas como: LUGAR PRA NINGUÉM direção de Fabiana Carlucci e argumento de João Fábio Cabral, premiado no festival DIGO e com exibição na 12 MOSTRA DE CINEMA LATINO AMERICANO EM SÃO PAULO; PRETO sob direção de Elton de Almeida e o longa- metragem THE CROSSWORD MONOLOGUES de Hideaki Kataoka. Participou do infanto-juvenil HISTÓRIA DE BRINQUEDOS, texto e direção de Tathiana Valério na plataforma RECREIO NAS FÉRIAS pela Cooperativa Paulista de Teatro. Atualmente é também membro integrante do coletivo Amigas do Samba na cidade de São Paulo.

Gutervill
Gutervill

GUTTERVIL primeiro artista agênero do Brasil.
Vem desenvolvendo um trabalho como ator e produtor desde 1997, já passou por varias produtoras e companhias como: Os Satyros, Faz Centro de Criação, manhas e manias, SP escola de teatro – extensão
cultural e hoje é sócio proprietário da produtora 2 por1 e da primeira loja colaborativa de pessoas trans da America Latina coordenando a parte artística, social, eventos e festas. Inicio sua carreira em 1997 na sede curitiba do grupo Os satyros dando continuidade na sede paulistana como administrador e coordenador dos espaços e parte administrativa junto com Rodolfo. Após sua saida da companhia foi produtor executivo na FAZ centro de criação, produtor executivo e coordenador de espetáculos na Manhas e Manias, produtor, orientador na extensão cultural na SP escola de teatro e professor de cursos para adolescentes e interlocutor e tradutor do intercambio latino nas palestras, produções e residências. Como ator premiado pelo Teatro Guaíra e Prêmio Gralha Azul como artista revelação e melhor artista e indicado como melhor artista pelo prêmio Aplauso Brasil.
Como artista representativo está com a performance GENDERLESS – um corpo fora da lei escrito por Marcia Zanelatto e direção de Guilherme Leme.

Quarta-feira (16/08/23)

10h30 às 12h e 19h30 às 21h

Gestão de Carreira:  Caminhos Atuais e Possíveis

Com os agentes e diretores de elenco: Eduardo Benesi, Raphaela Barcalla e Fernanda Ranieri
Conheça os convidados
Eduardo Benesi
Eduardo Benesi

Agente, diretor de elenco e gerenciamento de carreira

Formado em Pedagogia pela USP e como ator pelo Studio Beto Silveira. Trabalha há 9 anos com cinema (os 5 deles na O2 filmes) prestando assistência e pesquisa em produção de elenco para filmes e séries. Como diretor de elenco co-assinou os longas ‘Meu nome é Gal’ biografia de Gal Costa pela Paris filmes e o longa ‘O meu sangue ferve por vc’, biografia de Sidney Magal pela Mar filmes. Assinou também o longa ‘Tá escrito’ – Paris filmes. (todos com estreia prevista para 2023). Produziu também o elenco dos curtas-metragens: ‘Erva de Gato’ (dirigido por Novissimo Edgar) e ‘Promessa de um amor selvagem’ (dirigido por Davi Mello). Há 10 anos trabalha também em análises cinematográficas, com passagens como colunista por sites especializados como o Spoiler Movies e trazendo em suas pesquisas diversas referências e territórios de linguagem. Esse mashup envolvendo carreira humana e profissional junto ao seu fascínio pelo universo do ator (tanto na prática artística quanto no backstage) resultou também no caminho do gerenciamento de carreira (criou a Oráculo em 2020) e aplica mentoria de carreira para atores há 3 anos.

Fernanda Ranieri
Fernanda Ranieri

Agente e diretora de elenco

Fernanda Ranieri deu início em 2010 a sua trajetória com a Ranieri Full Casting, escritório de agenciamento artístico que gerencia até hoje, atendendo as principais produtoras do mercado publicitário. Em 2016 abriu a Castinglab, em parceria com Deborah Carvalho, escritório de agenciamento de talentos exclusivos com foco em cinema e TV.  Durante esses anos, também colaborou na produção de elenco de apoio e principal em projetos de cinema, como “Serra Pelada”, “Elis”, “Cabras da Peste”, “Dente por Dente”, entre outros. Atualmente se dedica também à gestão e captação de recursos de projetos culturais.

Raphaela Barcalla
Raphaela Barcalla

Agente e diretora de elenco

Agente de conteúdo artístico, diretora de elenco e empreendedora nata, Raphaela é movida pela convicção na arte e no talento enquanto canal para o encantamento. Com habilidade em gerenciar carreiras e transformá-las em negócios rentáveis e em revelar e escalar talentos para nosso audiovisual. Foi ajudando a revelar e gerenciar talentos que teve seu próprio talento revelado: a arte de ligar pontos, conectando pessoas, personagens, marcas, empresas e viabilizando projetos nas mais variadas frentes de mercado. Começou seu caminho aos 17 anos em um escritório de comunicação visual e seguiu seu desenvolvimento profissional em grandes agências e profissionais ligados à gestão de imagem e comunicação como KRP Relações Públicas, Pazetto Produções, Marilyn e Ford Models e Yande. Abriu a AVA em 2009 afim de agenciar conteúdo artístico, agenciou carreiras artísticas na mais diversas frentes de atuação, hoje agencia 34 artistas. Como diretora de elenco assinou 6 longas, 5 series, 3 realyties e mais de 20 publicidades. Somando habilidade pessoal à técnica organizacional Raphaela hoje aos 36 anos, é consciente do poder da idealização, mas também de sua capacidade de colocar ideias em prática, reconhecendo desafios além de cultivar, incentivar e abrir espaço para novos caminhos. O trunfo dos grandes realizadores. E como realizadora, colocou na rua aquele que é hoje um dos maiores blocos do carnaval de São Paulo, o Tarado Ni Você. Na AVA se mantém como elo, ligando todas as pontas, tangibilizando e amarrando ideias, além de irrigar com seu olhar inovador e criativo.

Ficha Técnica

Direção: Lígia Cortez

Coordenação e concepção: Daves Otani, Lígia Cortez, Luah Guimarães, Nani de Oliveira e Karina Almeida

Produção executiva: Luah Guimarães, Nani de Oliveira e Tassia Cabanas

Coordenação de comunicação: Alba Cerdeira

Produção de comunicação audiovisual/visual: Bia Otoboni, Jade Buck, Rafael Pacheco, Millena Tomaz, Luiza Flosi

Produção audiovisual: Alexandre Conilho e Camila Costa Mello

Icone WhatsApp