Tradução do vídeo:
Seu pai era diretor e sua mãe era dançarina. Com apenas 1 mês de idade, Ferreira fez sua estreia nos palcos representando uma boneca em uma das peças de seu pai. Aos 3 anos de idade, rumou para a América do Sul dançando em uma tropa de balé enquanto estudava em uma Escola Diplomática Americana no Rio.
Bibi Ferreira ficou fascinada com balé e ópera, além de aprender a tocar piano, violino e violão. Em seu pouco tempo livre, aprendeu diferentes línguas. Em 1941, estrelou seu primeiro papel principal ao lado de seu pai na peça “A Senhora do In”.
Depois de passar mais três anos na companhia de teatro de seu pai, decidiu iniciar sua própria. Seu grupo realizou traduções para o português de peças famosas, além de criar originais como “Angeles”.
Na década de 60, Ferrera se tornou uma estrela brasileira, desempenhando papéis principais nas traduções para o português de “My Fair Lady”, “Hello Dolly” e “Homem de La Mancha”, inaugurando uma nova era no teatro brasileiro. Continuou estrelando e dirigindo musicais pelo resto de sua carreira. Sua peça “Piaf, uma estrela da música” fez turnês pela Europa, o que lhe valeu a Comenda das Artes do governo francês.
Bibi Ferreira continuou cantando até os 90 anos, inspirando mulheres de todas as idades com suas melodias. Feliz aniversário, Bibi Ferreira.
O que é Doodle?
Doodle é o nome dado aos logos ou ilustrações criativas que são apresentados na página inicial do buscador Google para que sejam comemoradas datas importantes, como aniversários de personalidades históricas, eventos relevantes, datas comemorativas, entre outros.
Geralmente, os Doodles são elaborados com animações ou ilustrações interativas e têm como objetivo que sejam celebradas e homenageadas a data ou a personalidade em questão. Eles podem ser clicados para que sejam fornecidas informações adicionais sobre o tema ou o evento em destaque.
Os Doodles são utilizados como uma forma divertida e criativa de que sejam engajados e informados os usuários do Google sobre datas importantes e acontecimentos relevantes.
Abigail Izquierdo Ferreira, mundialmente conhecida como Bibi Ferreira, foi uma das mais icônicas figuras do teatro brasileiro. Nascida em 1º de junho de 1922, no Rio de Janeiro, Bibi construiu uma carreira notável que abrangeu mais de oito décadas, consolidando-se como uma apresentadora, atriz, cantora, compositora e diretora de renome. Ela é a homeageada deste sábado pelo Google com o Doodle.
Filha do aclamado ator brasileiro Procópio Ferreira e da bailarina argentina Aída Izquierdo, Bibi Ferreira teve desde cedo um ambiente propício para o desenvolvimento artístico. Sua ascendência portuguesa e espanhola também contribuiu para uma rica herança cultural, refletida em suas performances e na versatilidade de sua carreira.
Bibi Ferreira estreou nos palcos aos 24 dias de vida, em uma montagem de “Manhãs de Sol”, uma peça de Oduvaldo Vianna. Seu talento precoce logo se manifestou, e ao longo dos anos, ela se destacou em produções como “Gota d’Água” e “Brasileiro, Profissão: Esperança”.
Entre as obras mais memoráveis, destacam-se:
- “My Fair Lady” (1962): Onde interpretou Eliza Doolittle com uma maestria que lhe rendeu elogios internacionais.
- “Gota d’Água” (1975): Uma adaptação de Chico Buarque e Paulo Pontes, onde Bibi brilhou no papel de Joana.
- “Piaf, a Vida de uma Estrela da Canção” (1983): Um tributo à cantora francesa Edith Piaf, que Bibi interpretou com uma intensidade arrebatadora. Veja Abaixo o espetáculo:
Além do teatro, Bibi Ferreira teve uma atuação destacada como cantora e apresentadora. Sua capacidade de transitar por diferentes gêneros e estilos, aliada a uma voz potente e expressiva, fez dela uma artista completa. Como compositora, deixou sua marca em várias produções, e como diretora, contribuiu para o sucesso de inúmeros espetáculos.
Bibi Ferreira recebeu inúmeras homenagens ao longo de sua carreira. Entre os prêmios mais importantes, estão o Troféu Mambembe, o Prêmio Shell e o Molière. Seu legado transcende gerações, inspirando novos artistas e perpetuando sua influência no teatro brasileiro e internacional.
Até seus últimos dias, Bibi Ferreira manteve-se ativa nos palcos. Faleceu em 13 de fevereiro de 2019, aos 96 anos, deixando um legado incomparável para as artes cênicas. Sua despedida foi marcada por inúmeras homenagens de colegas, críticos e admiradores que reconheceram sua imensa contribuição para a cultura brasileira.
GOOGLE: VEJA 6 VEZES EM QUE O BRASIL FOI HOMENAGEADO COM O DOODLE

Revolucionando a maneira como usamos a internet, o mecanismo de pesquisas Google surgiu há 25 anos, numa iniciativa de Larry Page e Sergey Brin, que se conheceram na Universidade de Stanford.
Foi através do projeto ‘BackRub’ que nasceu a ideia do que conhecemos hoje. Era um algoritmo de pesquisa responsável por verificar a relevância das páginas presentes na web baseada no número de links que redirecionavam para elas.
Com isso, foi originado o PageRank, núcleo do algoritmo de buscas do Google. “Em 1996, eles lançaram o BackRub como um mecanismo de busca interno para Stanford, e ele se mostrou tão eficaz que logo chamou a atenção de outros estudantes e acadêmicos”, explica o Google Discovery em matéria.
Assim surgiu a ferramenta que transformou a maneira como buscamos informações nos dias atuais. Em segundos, é possível encontrar um dado, conferir tudo que acontece ao redor do mundo, ou relembrar uma imagem.
Pensando no aniversário de 25 anos do Google, o site Aventuras na História relembra 6 vezes em que o Brasil foi homenageado com o Doodle, recurso do Google que resgata figuras e momentos históricos. Confira abaixo!
- Chico Mendes

Em dezembro de 2015, o Google celebrou o 71º aniversário de Chico Mendes, seringueiro e sindicalista. “O doodle de hoje de Kevin Laughlin homenageia Mendez, que foi tragicamente assassinado por seus bravos esforços”, escreveu o Google na homenagem.
- Menino Maluquinho

Um dos personagens mais marcantes da história brasileira já foi homenageado pelo Doodle. Em 24 de outubro de 2010, o aniversário de 30 anos do ‘Menino Maluquinho’, personagem do cartunista Ziraldo, foi resgatado pelo Google com uma ilustração fofa.
- Bondinho Pão de Açúcar

Apaixonante símbolo brasileiro, o aniversário de 100 anos do bondinho do Pão de Açúcar foi celebrado pelo Google em 2012. A ilustração com cores vivas mostra o teleférico e também a Baía de Guanabara.
- Tarsila do Amaral

Uma das maiores pintoras, desenhistas e escultoras do país, Tarsila do Amaral foi homenageada pelo Doodle em 2011, no seu 125º aniversário. Para a data, a companhia elaborou uma ilustração inspirada nos traços de Tarsila, semelhantes ao que vemos no quadro ‘Abaporu’.
- Ayrton Senna

Outro nome marcante da história brasileira também homenageado pelo Doodle é Ayrton Senna. Tricampeão mundial de F1, o piloto foi celebrado em 2014 pelo Google, no dia em que completaria 54 anos. A ilustração, com as cores da bandeira brasileira, apresenta o rosto do piloto que virou herói nacional.
- Paulo Freire

Em 2021, Paulo Freire, o ilustre ‘Patrono da Educação Brasileira’, também foi celebrado pelo Doodle no dia em que completaria 100 anos. A ilustração apresenta o rosto do educador e um lápis. “O Doodle de hoje comemora o centenário do filósofo, educador e escritor brasileiro Paulo Freire. Ele é amplamente considerado um dos pensadores educacionais mais influentes do século XX”, escreveu o Google.
Fontes:
- https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/02/13/como-bibi-ferreira-revolucionou-o-papel-da-mulher-na-arte-brasileira.htm
- https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/bibi-ferreira-veja-curiosidades-sobre-atriz-e-cantora-homenageada-pelo-google.phtml
- https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/25-anos-do-google-veja-6-vezes-em-que-o-brasil-foi-homenageado-com-o-doodle.phtml
- https://www.esmaelmorais.com.br/google-homenageia-com-doodle-bibi-ferreira-a-grande-dama-do-teatro-brasileiro/

- Arte e Educação
- 17/03 a 31/03 (segundas)
- das 19h30 às 22h30
- Professor: Soraia Chung Saura
- Unidade Pacaembu
- Arte e Educação
- 07/04 a 28/04 (segundas)
- das 19h30 às 22h30
- Professor: Leonardo Birche
- Unidade Pacaembu
- Bem-estar, Desenvolvimento Pessoal, Vivenciando o Teatro
- 08/04 a 29/04 (terças)
- das 14h às 16h
- Professor: Rafael Masini
- Unidade Itaim
- Musical, Teatro
- 03/04 a 24/04 (quintas)
- das 19h30 às 22h
- Professor: Tassia Cabanas
- Unidade Pacaembu
- Atuação, Audiovisual
- 13/03 a 16/03 (quinta a domingo)
- variam de acordo com o dia
- Professor: Ricardo Cônti e Heitor Martinez
- Unidade Pacaembu e Itaim
- Bem-estar, Desenvolvimento Pessoal
- 07/04 a 26/05 (segundas)
- das 09h15 às 10h45
- Professor: Ilana Gorban
- Unidade Pacaembu