Mapeamento Acessa Mais: Uma Iniciativa Nacional para Inclusão e Acessibilidade Cultural | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Mapeamento Acessa Mais: Uma Iniciativa Nacional para Inclusão e Acessibilidade Cultural

Mapeamento Acessa Mais: Uma Iniciativa Nacional para Inclusão e Acessibilidade Cultural

Mapeamento Acessa Mais

O Célia Helena tem orgulho em apoiar e divulgar o Mapeamento Acessa Mais, um projeto de grande importância para a cultura brasileira. Com o objetivo de identificar artistas, agentes culturais com deficiência, e profissionais de acessibilidade cultural, o mapeamento busca englobar todas as regiões do Brasil e suas diversas formas de expressão artística. O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI).

O que é o Mapeamento Acessa Mais?

O Mapeamento Acessa Mais é uma ação de caráter nacional, que visa reunir informações sobre artistas e profissionais com deficiência que atuam nas mais diversas linguagens artísticas, tais como: Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Performance, Teatro e Cultura Popular.

O objetivo central do mapeamento é identificar essas pessoas e seus papéis no cenário cultural brasileiro, ampliando a visibilidade e reconhecimento das contribuições dos artistas com deficiência. Este projeto é crucial para a construção de uma base de dados que permitirá a criação de políticas públicas mais inclusivas e direcionadas, além de fortalecer o entendimento sobre a acessibilidade na arte.

A Importância do Mapeamento

Os números e dados coletados por meio deste mapeamento são essenciais para a criação e implementação de políticas culturais que incentivem a inclusão e o acesso à cultura para pessoas com deficiência. 

O projeto nasce da necessidade de combater o capacitismo ainda presente no Brasil, onde muitos artistas e agentes culturais com deficiência não são reconhecidos como produtores de conhecimento artístico. O Mapeamento Acessa Mais visa ser um marco na mudança dessa realidade, ampliando a visibilidade e a participação desses artistas nas políticas culturais do país.

Segundo Estela Laponi, artista com deficiência e orientadora do Mestrado no Célia Helena, que também é uma das pesquisadoras responsáveis pelo mapeamento, “Nós, artistas DEFs (pessoas com deficiência), sabemos que somos produtores de conhecimento em arte, porém não somos reconhecidos como tais, por conta do capacitismo entranhado em nossa cultura. Percebemos no mapeamento uma possibilidade de dar início efetivo à mudança dessa realidade.”

Acessibilidade e Inclusão no Processo

O formulário do Mapeamento Acessa Mais foi desenvolvido levando em consideração a pluralidade das deficiências existentes. Ele está acessível para atender o maior número possível de pessoas com deficiência que se enquadrem nos perfis buscados pelo projeto. O formulário ficará disponível online até o dia 21 de dezembro de 2024.

Além disso, o projeto está utilizando diversas estratégias de divulgação para alcançar uma capilarização nacional. Uma dessas ações inclui a produção de materiais acessíveis, como vídeos e teasers, que serão compartilhados em redes sociais, projeções e eventos culturais.

Como Participar?

Se você é um artista, agente cultural com deficiência ou um profissional da área de acessibilidade cultural, participe do Mapeamento Acessa Mais preenchendo o formulário no botão abaixo: 

Se você conhece alguém que pode se beneficiar desse projeto, ajude a divulgar! Compartilhe o formulário e espalhe essa ação transformadora, que visa construir uma cultura mais inclusiva e acessível para todos.

Icone WhatsApp