No dia 21 de maio, às 19h, a Escola Fundação Itaú e a Escola Superior de Artes Célia Helena apresentam a aula inaugural do Mestrado profissional em artes da cena. A aula, aberta, gratuita e transmitida ao vivo pelo canal da Fundação Itaú no Youtube e no site do IC, conta com a participação do professor, pesquisador, poeta, cantor e compositor Tiganá Santana. O encontro apresenta reflexões sobre a ideia de presença nas construções estéticas, em especial no que se refere à perspectiva de pensamentos não ocidentais.
A parceria interinstitucional entre a Escola Superior de Artes Célia Helena e a Escola Fundação Itaú foi iniciada no ano de 2022 e implementou a Turma Especial: Laboratório em Artes e Mediação Cultural, ofertando formação gratuita para 30 pessoas a cada edição, através de bolsas concedidas pela Escola Fundação Itaú (parceria que já se estende para a composição da quarta turma, em 2025). Por meio de Edital específico, convocamos e selecionamos discentes cujas trajetórias profissionais e propostas de pesquisa estivessem diretamente relacionadas a uma compreensão expandida da noção de mediação cultural, sem perder de vista as especificidades das artes da cena. A abertura dessa Turma Especial gerou grande interesse entre pesquisadores das artes da cena, totalizando, desde sua primeira edição, 3.315 inscrições, das mais diversas regiões do Brasil.

Tiganá Santana é professor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), com doutorado em letras pela mesma universidade e graduação em filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estudos pós-doutorais no IEB e possui ampla carreira como multiartista. É tradutor e pesquisador, atua nas áreas da composição, performance e produção musicais, curadoria e criação em artes visuais e criação poética, no âmbito da literatura. Foi o primeiro compositor brasileiro a conceber um álbum contendo canções em línguas africanas. Possui estudos e publicações, principalmente, em estudos da linguagem, filosofias africanas de referência bantu, tradução e artes.
Aula inaugural do Mestrado profissional em artes da cena [com interpretação em Libras]
quarta 21 de maio de 2025 às 19h [duração aproximada: 120 minutos].