A 5ª Semana Arte e Sociedade abre o semestre letivo do Célia Helena com diálogos interdisciplinares. Teremos encontros sobre tópicos de processos de produção e criação audiovisual e teatral em diálogo com parcerias que vêm compartilhar o panorama atual das artes. Falaremos de assuntos que vão de percursos de criação a processos artísticos e pedagógicos.
Assim, dividiremos um discurso plural que escuta, olha e sente o aroma e o toque de um tempo presente e diverso, multifacetário, complexo, enxergando um futuro melhor por meio da arte e da diversidade cultural.
Eventos abertos ao público (formato on-line)
Quarta-feira (09/02)
10h – Conversa com a Companhia Delas – Bate-papo sobre processos artísticos e criação com mediação de Tassia Cabanas e da Vitória Cohn
Elas são atrizes e se conheceram no Teatro Escola Célia Helena. Quando se formaram, em 2001, decidiram criar uma companhia para fazer teatro do jeito delas. E nos últimos vinte anos elas vêm descobrindo, afinal, que jeito é esse.
A Companhia Delas de Teatro é um grupo de produção e pesquisa teatral criado em 2001. Formado apenas por atrizes (originalmente Cecilia Magalhães, Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno, Paula Weinfeld, Talita Ortiz e Thaís Medeiros). Elas são as idealizadoras, produtoras e coordenadoras de todo o processo de criação de seus trabalhos.
Para cada novo espetáculo, elas convidam um novo diretor e agora tem uma diretora entre elas. Já adaptaram livros, fizeram comédias, dramas, inventaram histórias e contaram histórias dos outros também. Aprenderam a produzir teatro, ganharam alguns prêmios e sobre elas muito se falou. Elas viajaram para muitas cidades e encontraram plateias de todos os tipos. A cada novo espetáculo conheceram pessoas e formaram uma equipe de profissionais que admiram e querem sempre por perto.
Nesse exato momento, Cecília, Fernanda, Julia, Paula e Thaís podem estar num palco, ou discutindo um novo projeto, ou numa van, percorrendo o Brasil. Elas amam estar juntas e acham que todo esforço vale pelo prazer de contar histórias.
Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação com o link do evento.
20h – Bate-papo com o ator Robson Nunes com mediação de Gabriel Miziara
Robson Nunes é um ator, apresentador, cantor, diretor, dublador e humorista brasileiro.
Robson estreou no cinema no longa Boleiros, atuando na sequência em que ele e dois colegas corintianos amedrontam crianças palmeirenses dentro do elevador.
Na televisão, atuou em Malhação, da Rede Globo, e interpretou o jovem Tim Maia no especial Por Toda Minha Vida. No Disney Channel, apresentou os programas Zapping Zone e Disney Channel Games.
Robson também fundou o espetáculo de stand-up comedy e personagens “3 Tosterona“, junto com o também humorista Luiz França. O show está em cartaz desde 2005, e é o mais antigo do Brasil atualmente.
Em 2018, entrou no elenco da novela Espelho da Vida como Bola, assistente de produção e de direção do filme que é realizado na trama. No ano seguinte, se tornou um dos participantes da terceira temporada do talent show Popstar, da Rede Globo e em 2021 participou da 4ª temporada do Show dos Famosos, também da Rede Globo.
Quinta-feira – (10/02)
10h – Bate-papo com o encenador Marco Antonio Rodrigues e com o ator Rogério Bandeira, professores do Célia Helena: “Hamlet, Boal e os percursos da criação e da pedagogia” com mediação de Simoni Boer
Após curta e bem-sucedida temporada em 2021, que rendeu indicação dos críticos do Prêmio APCA 2021 como um dos melhores espetáculos do segundo semestre, o espetáculo Hamlet: 16 x 8 retorna à Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso.
A obra cênica é interpretada por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues, a partir de trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro “Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas”. No palco, o escritor e encenador é personagem e figura quase mítica. A cena vai peneirando os achados, os ditos e os quereres de Boal representando toda uma geração do teatro brasileiro refundada no Teatro de Arena.
A temporada estreou em 28 de janeiro presencialmente e está em cartaz às sextas, sábados e domingos às 19h no Teatro Sérgio Cardoso, e também online, aos sábados, 19h, no projeto Teatro Sérgio Cardoso Digital.
20h -Bate-papo com Marcelo Médici e mediação de Lígia Cortez
Marcelo Médici é ator, autor e diretor.
Marcelo teve parte de sua formação no CPT (Centro de Pesquisas Teatrais), dirigido por Antunes Filho, e no Curso Técnico Profissionalizante do Teatro Escola Célia Helena.
Participou de mais de 30 espetáculos teatrais, dentre os quais trabalhou com Bibi Ferreira, Marília Pêra, Charles Möeller, Jorge Takla, Gerald Thomas e outros.
No Teatro, marcou presença no primeiro elenco do espetáculo Terça Insana, quando criou mais de quinze personagens. Com o personagem Sanderson, ganhou o Prêmio Multishow de Humor, de Stand-up Comedy.
É também autor e produtor da comédia Cada Um com Seus Pobrema, grande sucesso de público e crítica, permanecendo mais de 14 anos em cartaz.
Na televisão, atuou em 7 novelas, entre elas: Belíssima, Passione, Joia Rara e Haja Coração e também na série O Canto da Sereia da Rede Globo.
No cinema, esteve no elenco do filme Getúlio dirigido por João Jardim, com roteiro de George Moura e participou de mais 2 longas metragens.
Sexta-feira – (11/02)
10h – Cine-encontro: “Por trás do Filme” com mediação de Joana Dória
Debate com convidados especiais sobre os processos de produção e criação audiovisual. Presenças confirmadas:
Sandra Corveloni, atriz protagonista filme Linha de Passe, Tifanny Dopke, atriz protagonista filme Ferrugem, Taty Godoi, atriz que está no elenco do último filme de Arnaldo Jabor, Rafael Losso ator e ex-aluno e Iuri Belmudes, diretor do filme Modelo Morto, Modelo Vivo.
Em parceria com a Produtora “Na Diagonal”, o programa Revista Cine-Encontro tem a apresentação do crítico Marcelo Palermo e a coordenação do jornalista Márcio Lázaro. Eles recebem personalidades para falar dos mais diversos assuntos do mundo do cinema.
19h – Lançamento do livro “Corpo, Transborda – educação somática, consciência corporal e expressividade”, de Marina Caron, educadora e artista do corpo, professora do Célia Helena.
A professora do Célia Helena, Marina Caron, bailarina, artista do corpo e pesquisadora, lança “Corpo, Transborda”.
O livro é resultado de 20 anos de trajetória artística e aborda a educação somática, a consciência corporal e a expressividade, foi produzido a partir de pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena.