A Cena Antropológica

Examinar, teórica e praticamente, referências artísticas que buscam refletir sobre e materializar diferentes noções de humano. Nesse caso duas referências funcionarão como foco de trabalho e arsenal de estímulos teórico-práticos: Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. A partir dessas referências, vistas aqui como matrizes, outras podem ser utilizadas, a fim de nutrir os processos criativos que serão experimentados e culminarão no compartilhamento de breves materiais cênicos.

A Cena Antropológica
com Matteo Bonfitto.
14, 21 e 28/05 e 04 e 11/06.
sábados, das 14h às 18h.
Avenida São Gabriel, 462, Itaim Bibi, São Paulo – SP.
Vagas limitadas.
Inscrições até 13/05.

Matteo Bonfitto

Ator-Performer, Diretor Teatral, Prof. Titular do Depto de Artes Cênicas – IA – Unicamp, Coordenador do LabACT – Laboratório de Atuação e Saberes da Prática (DAC Unicamp) e Pesquisador PQ2 do CNPq. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e a graduação no DAMS – Departamento de Arte, Música e Espetáculo – Università degli Studi di Bologna – Itália, obtendo nota máxima (110 e lode). É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Doutor (PhD) pela Royal Holloway University of London – Inglaterra. Além do trabalho artístico apresentado no Brasil e no exterior, tem uma experiência consistente na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação do ator-performer. Publicou inúmeros artigos sobre esse tema, bem como os livros “O Ator Compositor” (Perspectiva, 2002), “A Cinética do Invisível” (Perspectiva, 2009) – publicado também em inglês “The Kinetics of the Invisible” (Peter Lang, 2016) – e “Entre o Ator e o Performer” (Perspectiva, 2013). É membro da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, do IFTR – International Federation for Theatre Research, do PSi – Performance Studies International e do Corpo Editorial da Revista Performance and Mindfulness da University of Huddersfield, Inglaterra. Atuou como Visiting Scholar junto ao The Graduate Center – CUNY, New York City (2010); Freie Universität Berlin (2012) e Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2014). Desenvolveu pesquisas também junto ao Istituto Nazionale Di Studi Sul Rinascmento, em Firenze, Italia (2018). Parecerista ad-hoc da Capes, do CNPq e da Fapesp, é lider do Grupo de Pesquisa do CNPq “Os Processos Criativos nas Artes da Cena e os Saberes da Prática”. É Diretor Artístico do Núcleo Performa www.performateatro.org, com o qual apresentou espetáculos e performances, além do Brasil, no Chile, França, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Itália, China, Portugal, Estados Unidos, Colômbia e Cuba. Foi contemplado em 2019 com o “Prêmio Zeferino Vaz” de Reconhecimento Acadêmico. Em âmbito artístico, além da premiação em 2001 de “Em Lugar Algum”, direção de Beth Lopes, no Physical Theatre Festival do British Council, foi indicado em 2019 ao Prêmio Shell de Melhor Ator com “Fim de Partida”, de Samuel Beckett, direção de Yoshi Oida e em 2021 ao APCA com “SCinestesia”, espetáculo criado em parceria com a Cia de Danças de Diadema, direção de Ana Bottosso.  

Cursos de curta duração

Os cursos de curta duração do Célia Helena são programados visando a melhoria da performance com o intuito de manter as experimentações artísticas em canto, teatro musical, atuação para câmera e de comunicação.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3884-8294, WhatsApp (11) 94196-1553 ou pelo e-mail contato@celiahelena.com.br.

Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão Certificado de Conclusão de Curso.

A matrícula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso.

O valor da inscrição deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail.

Havendo a desistência por parte do aluno antes do início do curso, a escola fará a devolução dos valores pagos com retenção de 15% (quinze por cento) do valor do pagamento.

No caso de cancelamento da matrícula 2 (dois) dias antes do início do curso, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito a devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.