com
Datas
Horário
Local
Investimento
com
A Performatividade na Cena Contemporânea com Junior Romanini
O curso teórico-prático propõe uma revisão de conceitos compreendidos nos estudos das práticas performativas, sobretudo com um olhar lançado para ações artísticas inauguradas na segunda metade do XX. Compõe- se ainda na observação dos aspectos relacionais e dissolutivos entre arte e vida nessas práticas. Ademais, intenta em observar as fricções entre esses campos na constituição de novas estéticas cênicas na contemporaneidade.
Objetivo Geral: Realizar um revisionismo de conceitos e práticas artísticas presentes nos estudos performativos com o objetivo de construir um olhar crítico acerca da cena contemporânea.
Objetivo Específico: Proporcionar experiências práticas a partir do conceito de Programa Performativo, bem como na produção de Performances, Vídeperformance e/ou Fotoperformance. Localizar, em práticas pessoais e na de outras artistas, hibridismos de linguagens que permitam ampliar o olhar acerca da produção nas Artes da Cena na atualidade.
Docente
com
Ator, performer, professor e diretor em Artes da Cena. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Doutor em Artes da Cena pela Unicamp. Desde 2015, tem se dedicado aos estudos da performance, sobretudo em suas implicações espaciais e políticas no contexto latino-americano. Como performer, tem realizado séries de foto e videoperformance em trabalhos de earth-body-art, linguagem central de sua atual pesquisa. Com sua produção em performance, participou nos últimos anos do Circuito Sesc Paraná de Artes Visuais, em 2022, do I Festival Internacional de Ecoperformance, em 2021, e do Festival Perfídia de Novas Mídias, em 2021.
Fez parte do Grupo TOU em Londrina (PR), da Cia 6 + 1 de Dança (SP). Em 2017 foi Orientador Artístico de Teatro no Programa Vocacional (SP). De 2016 a 2018 orientou e dirigiu a Cia da Pedra, em Campinas. Atualmente dirige a Cia Para Planos (SP), em 2022 dirigiu o espetáculo Inventário das Coisas Esquecidas, do Coletivo Tresbeira (SP), e com a Cia Patuska (SP) realiza direção de elenco desde 2023.
Na rede pública de educação em Osasco, desenvolveu trabalho de formação de professores especialistas em Arte do Ensino Fundamental I.
Professor colaborador nas especializações em Corpo: Dança, Teatro e Performance, bem como na especialização em Atuação e Direção, na Escola Superior de Artes Célia Helena onde atualmente ministra a disciplina Performatividades na Cena Contemporânea e orienta pesquisas artístico-pedagógicas.
É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação – Mestrado profissional em artes da cena: Laboratório em Artes e Mediação Cultural, na Escola Superior de Artes Célia Helena e Itaú Cultural.
Local
Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
Saiba porque estudar no Célia Helena:
Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online:
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.