com
Datas
Horário
Local
Investimento
com
O curso é direcionado para atores e atrizes que também são roteiristas ou desejam ingressar na área da escrita. E para escritores que queiram exercitar o texto a partir de outro ponto de vista: o da atuação.
Atores/atrizes roteiristas, irão experimentar processos individuais e colaborativos, através da prática de uma escrita viva e criativa.
Diversos cineastas brasileiros desenvolvem processos colaborativos com seus atores, onde o espaço para a improvisação permite que o elenco seja, de certa forma, cocriador da obra. Assim como roteiristas enriquecem seus projetos a partir da colaboração do elenco, tanto durante a fase de preparação quanto no período de filmagem.
Seja para ator, atriz e/ou roteirista, a proposta é o contato com essa escrita viva, que tem a improvisação como ponto de partida para a criação de roteiros. Os alunos terão aulas de estruturas narrativas, prática de cena e de escrita, elaboração de projetos para o audiovisual, desenvolvimento de roteiro, gerenciamento de projetos autorais e debates sobre o mercado de trabalho audiovisual.
Qual o conteúdo do curso?
MÊS 1:
· Estudo de estruturas narrativas sobre desenvolvimento de roteiro.
· Estudo de casos: análises de importantes filmes brasileiros autorais.
· Exercício de escrita a partir de premissas de filmes internacionais e brasileiros.
· Estudo do processo da escrita cinematográfica: desenvolvimento de logline, sinopse, construção de personagens, argumento e escaleta.
· Improvisações de cenas individuais e em duplas.
MÊS 2:
· Prática de atuação + prática de escrita a partir da contrução de personagens.
· Exercício de salas de roteiro: elaboração de sinopses em subgrupos.
· Desenvolvimento de roteiros curtos a partir das sinopses criadas nas salas de roteiro.
· Leitura virtual dos roteiros curtos com atores convidados.
MÊS 3:
· Estudo de elaboração de projetos autorais.
· Desenvolvimento e escrita de projetos autorais individuais.
· Simulação de pitch dos projetos autorais. Cada aluno/a apresentará a defesa de seu projeto original contendo: Logline, sinopse, argumento, carta de motivação e plano de produção.
· Debates sobre o mercado de trabalho audiovisual, gerenciamentos de carreiras e a importancia de atores e atrizes criarem seus próprios projetos.
Docente
com
Georgina Castro é atriz, roteirista e diretora. Estreou no cinema em 2006 no elenco central do longa “O Céu de Suely” de Karim Ainoüz. Com quase 30 anos de carreira, atuou em mais de 20 longas, além de participações em Séries. Protagonizou o curta “Maria Was Born” filmado em New York e com supervisão de Spike Lee. Na TV, esteve no elenco da novela “Um Lugar ao Sol” (2021/TV Globo). Em breve poderá ser vista na nova novela original Globoplay “Guerreiros do Sol” (2025). Escreveu e atuou no monólogo “Porão” (2007/2012). Estreou como diretora e roteirista em “Pão Com Mortadela” (Prêmio SESI FIESP de Melhor curta-metragem Paulista de 2009). Pelo primeiro roteiro de longa “Hamster” (em captação de recursos) ganhou o “Prêmio de Incentivo a Roteiristas Mulheres” do Cabíria (2017), o “Prêmio de roteiro Antônio Bivar” (2020) e PROAC desenvolvimento de roteiro (2020). Em 2022 lançou o segundo curta como roteirista e diretora “Hospital de Brinquedos” (CE) vencedor do “Prêmio de Melhor Interpretação para o elenco” no 29 Festival de Cinema de Vitória. Em 2023 começou a desenvolver o segundo roteiro de longa “A Mão que Balança a Rede” que venceu o primeiro lugar da 9. Edição do “Cabíria Prêmio de Roteiro” e será produzido pela Deberton Filmes (CE).
Local
Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
Saiba porque estudar no Célia Helena:
Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online:
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.