Prática de Escrita e Atuação no Audiovisual | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições encerradas

Prática de Escrita e Atuação no Audiovisual
para atores e roteiristas

com

Georgina Castro
Georgina Castro
Cinema autoral e Escrita viva

Datas

11/09, 18/09, 25/09, 02/10, 09/10, 16/10, 23/10, 30/10, 06/11 e 13/11 (quartas-feiras)

Horário

das 19h às 22h

Local

Online

Investimento

R$ 744,00 (3x de 248,00) *Alunos e ex-alunos têm desconto no Portal

Inscrições encerradas

Deixe seu contato que avisaremos quando abrirem novas turmas.

Prática de Escrita e Atuação no Audiovisual
para atores e roteiristas

com

Georgina Castro
Georgina Castro

Inscrições encerradas

O curso é direcionado para atores e atrizes que também são roteiristas ou desejam ingressar na área da escrita. E para escritores que queiram exercitar o texto a partir de outro ponto de vista: o da atuação.

Atores/atrizes roteiristas, irão experimentar processos individuais e colaborativos, através da prática de uma escrita viva e criativa.

Diversos cineastas brasileiros desenvolvem processos colaborativos com seus atores, onde o espaço para a improvisação permite que o elenco seja, de certa forma, cocriador da obra. Assim como roteiristas enriquecem seus projetos a partir da colaboração do elenco, tanto durante a fase de preparação quanto no período de filmagem.

Seja para ator, atriz e/ou roteirista, a proposta é o contato com essa escrita viva, que tem a improvisação como ponto de partida para a criação de roteiros. Os alunos terão aulas de estruturas narrativas, prática de cena e de escrita, elaboração de projetos para o audiovisual, desenvolvimento de roteiro, gerenciamento de projetos autorais e debates sobre o mercado de trabalho audiovisual.

Qual o conteúdo do curso?

MÊS 1:

· Estudo de estruturas narrativas sobre desenvolvimento de roteiro.

· Estudo de casos: análises de importantes filmes brasileiros autorais.

· Exercício de escrita a partir de premissas de filmes internacionais e brasileiros.

· Estudo do processo da escrita cinematográfica: desenvolvimento de logline, sinopse, construção de personagens, argumento e escaleta.

· Improvisações de cenas individuais e em duplas.

MÊS 2:

· Prática de atuação + prática de escrita a partir da contrução de personagens.

· Exercício de salas de roteiro: elaboração de sinopses em subgrupos.

· Desenvolvimento de roteiros curtos a partir das sinopses criadas nas salas de roteiro.

· Leitura virtual dos roteiros curtos com atores convidados.

MÊS 3:

· Estudo de elaboração de projetos autorais.

· Desenvolvimento e escrita de projetos autorais individuais.

· Simulação de pitch dos projetos autorais. Cada aluno/a apresentará a defesa de seu projeto original contendo: Logline, sinopse, argumento, carta de motivação e plano de produção.

· Debates sobre o mercado de trabalho audiovisual, gerenciamentos de carreiras e a importancia de atores e atrizes criarem seus próprios projetos.

>>Video

Docente 

Georgina Castro

com

Georgina Castro

Georgina Castro é atriz, roteirista e diretora. Estreou no cinema em 2006 no elenco central do longa “O Céu de Suely” de Karim Ainoüz. Com quase 30 anos de carreira, atuou em mais de 20 longas, além de participações em Séries. Protagonizou o curta “Maria Was Born” filmado em New York e com supervisão de Spike Lee. Na TV, esteve no elenco da novela “Um Lugar ao Sol” (2021/TV Globo). Em breve poderá ser vista na nova novela original Globoplay “Guerreiros do Sol” (2025). Escreveu e atuou no monólogo “Porão” (2007/2012). Estreou como diretora e roteirista em “Pão Com Mortadela” (Prêmio SESI FIESP de Melhor curta-metragem Paulista de 2009). Pelo primeiro roteiro de longa “Hamster” (em captação de recursos) ganhou o “Prêmio de Incentivo a Roteiristas Mulheres” do Cabíria (2017), o “Prêmio de roteiro Antônio Bivar” (2020) e PROAC desenvolvimento de roteiro (2020). Em 2022 lançou o segundo curta como roteirista e diretora “Hospital de Brinquedos” (CE) vencedor do “Prêmio de Melhor Interpretação para o elenco” no 29 Festival de Cinema de Vitória. Em 2023 começou a desenvolver o segundo roteiro de longa “A Mão que Balança a Rede” que venceu o primeiro lugar da 9. Edição do “Cabíria Prêmio de Roteiro” e será produzido pela Deberton Filmes (CE).

Local

Online

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online

A Performatividade na Cena Contemporânea
MasterClass com Isabel Jorge e Yolanda Dina Fumo
Grupo M´Bêu, de Moçambique
Vivenciando o Teatro
Escrita para Teatro e Teatro Musical
Curso Livre de Teatro
Curso de interpretação para o audiovisual
Da Boca de Cena ao Close
Iniciação em Dublagem
Sapateado Americano e Linguagens na Cena
Improvisação Dança-Teatro
Curso Livre de Teatro 60+
Pacaembu
Vivenciando o Teatro
Oficina de Interpretação
Realismo Dramático
Comunicação Consciente e Assertiva
CNV
Projetos culturais e leis de incentivo
planejamento, elaboração e formatação
Curso Livre de Teatro 60+
Itaim
Teatro para Executivos
Vivenciando o Teatro 60+
Do Texto ao Palco
Icone WhatsApp