Corpo, tecnologia, arte e educação: plataformização da vida e educação na era da I.A. | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições encerradas

Corpo, tecnologia, arte e educação
Plataformização da vida e educação na era da I.A.

com

Thiago Alixandre
Thiago Alixandre

Datas

28/10, 04/11, 11/11, 18/11, 25/11, 02/12 e 09/12 (segundas)

Horário

das 19h às 22h

Local

Online

Investimento

R$ 489,00 (3x de R$ 163,00)*Alunos e ex-alunos têm desconto no Portal

Inscrições encerradas

Deixe seu contato que avisaremos quando abrirem novas turmas.

Corpo, tecnologia, arte e educação
Plataformização da vida e educação na era da I.A.

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Thiago Alixandre
Thiago Alixandre

Inscrições encerradas

Saímos do mundo dos dispositivos e vivemos no mundo dos Apps.

As novas habilidades digitais que conquistamos, relacionadas aos nossos novos hábitos perceptivos e cognitivos, fizeram de nós Corpos Apps de subjetividades indexadas (Katz, 2014).

É momento de produzir reflexão crítica sobre os nossos atuais processos de subjetivação, levando em conta o alcance e a extensão deste Corpo App que agora impera.

As grandes empresas de tecnologia gerenciam as formas de comunicação em rede e transformaram a vida privada em informação pública, aniquilando nossa esfera erótica pervertendo-a em Pornocracia (Alixandre, 2021).

A tecnologia se aproxima cada vez mais do corpo, o mundo povoado por telas, no qual nos reconhecemos, tende a desaparecer. O corpo softwarizado cognitiva e psiquicamente já funciona como um App. Agora as coisas precisam se avatarizar, por isso o Metaverso precisa ser compreendido como um novo processo de desubjetivação.

A espetacularização do cotidiano postada nas redes e a comunicação instantânea através de imagens, ao custo do abandono das práticas reflexivas tem ocupado o lugar do conhecimento.

Se os apps nos auxiliam a resolver problemas, agora os processos de automação, robôs e

I.A. generativas prometem resolvê-los por nós.

Neste contexto, cabe identificar as implicações na produção de subjetividade, cognição, afetos e valores do modo de viver onoff-line que agora nos constitui.

E a educação, que papel tem neste mundo softawarizado? E a arte, o que pode diante da plataformização da vida?

A hipótese deste curso é a de que faz parte do aperfeiçoamento dos educadores refletirem sobre a relação tecnologia e corpo, e, sobretudo, reconhecer corpo e arte como tecnologias na educação.

Este é o convite!

OBJETIVOS GERAIS

Estudar a filosofia da educação a luz da indisciplinaridade, propondo a vinculação entre prática e teoria. Praticar o pensamento crítico e compreendê-lo como fenômeno complexo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver habilidades do pensamento crítico através de autores e debates.

Construir competências críticas e filosóficas em torno das questões contemporâneas da educação. Capacitação para construir leituras complexas, construir argumentos consistentes a partir de uma perspectiva crítica sobre a relação entre corpo, tecnologia e seus efeitos na educação.

Apresentar referencias práticas/teóricas para ampliar o conhecimento sobre o contexto atual. Colaborar com a elaboração da autonomia intelectual e politica dos participantes

Escapar da dicotomia máquina X humanos, artificial X natural e pensar a tecnologia como aliada nos processos educacionais.

METODOLOGIA

O curso será online, transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, o professor fará a apresentação dos conceitos e desenvolverá debates a luz das perspectivas apresentadas. Promove discussões sobre o conteúdo bibliográfico ou sobre situações políticas e fenômenos midiáticos históricos e/ou atuais.

AVALIAÇÃO

O aluno será convidado a autoavaliar-se, avaliar o curso e participar da avaliação de seus colegas. O processo de avaliação é entendido como um exercício de formulação e aplicação de critérios acordados pelo grupo a priori.

PROGRAMA

Primeiro eixo: Efeitos psíquicos:

28/10 – Apresentação da ementa e programa + introdução aos conceitos de Corpo App na Escola

04/11 – A psicopolítica das telas e os efeitos subjetivos

Segundo eixo: Sequelas Cognitivas:

11/11 – Cognição e tecnologia – o funcionamento do cérebro diante das telas e a mutação dos afetos

18/11 – Diversidade neural e os padrões de hábitos perceptivos

Terceiro Eixo: Consequências Sociais e Políticas

25/11 – Redes sociais – O que de fato nos enreda e socializa?

02/12 – A ‘outrofobia’, o ‘comunitaricídio’ e a construção do sujeito Me, Myself and I.

09/12 – Avaliação.

Docente 

Thiago Alixandre

com

Thiago Alixandre

Thiago Alixandre criou em 2008 o grupo profissional de dança Coletivo O¹² e fundou no mesmo ano, o Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, no qual leciona aulas de dança e um curso livre de Filosofia Política. Em sua pesquisa acadêmica desenvolveu o conceito de Pornocracia e seu percurso filosófico é marcado pelos estudos das implicações do mundo online no corpo e em nossa vida cotidiana. Suas aulas misturam arte, poesia, psicanálise, filosofia, política e fenômenos midiáticos atuais.

Foi 1º colocado no projeto de doutorado da PUC-SP, com a pesquisa que vem desenvolvendo há mais de 15 anos sobre a relação entre corpos e telas e seus efeitos psíquicos, sequelas cognitivas e consequências políticas.

Graduado em Filosofia, mestre e doutorando em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É bailarino e cantor, premiado artista do corpo, professor e pesquisador. Ainda é palestrante em congressos nacionais e internacionais com vasta experiência e atua também como curador e consultor de diversos projetos artísticos e culturais.

Local

Online

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

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