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Saímos do mundo dos dispositivos e vivemos no mundo dos Apps.
As novas habilidades digitais que conquistamos, relacionadas aos nossos novos hábitos perceptivos e cognitivos, fizeram de nós Corpos Apps de subjetividades indexadas (Katz, 2014).
É momento de produzir reflexão crítica sobre os nossos atuais processos de subjetivação, levando em conta o alcance e a extensão deste Corpo App que agora impera.
As grandes empresas de tecnologia gerenciam as formas de comunicação em rede e transformaram a vida privada em informação pública, aniquilando nossa esfera erótica pervertendo-a em Pornocracia (Alixandre, 2021).
A tecnologia se aproxima cada vez mais do corpo, o mundo povoado por telas, no qual nos reconhecemos, tende a desaparecer. O corpo softwarizado cognitiva e psiquicamente já funciona como um App. Agora as coisas precisam se avatarizar, por isso o Metaverso precisa ser compreendido como um novo processo de desubjetivação.
A espetacularização do cotidiano postada nas redes e a comunicação instantânea através de imagens, ao custo do abandono das práticas reflexivas tem ocupado o lugar do conhecimento.
Se os apps nos auxiliam a resolver problemas, agora os processos de automação, robôs e
I.A. generativas prometem resolvê-los por nós.
Neste contexto, cabe identificar as implicações na produção de subjetividade, cognição, afetos e valores do modo de viver onoff-line que agora nos constitui.
E a educação, que papel tem neste mundo softawarizado? E a arte, o que pode diante da plataformização da vida?
A hipótese deste curso é a de que faz parte do aperfeiçoamento dos educadores refletirem sobre a relação tecnologia e corpo, e, sobretudo, reconhecer corpo e arte como tecnologias na educação.
Este é o convite!
OBJETIVOS GERAIS
Estudar a filosofia da educação a luz da indisciplinaridade, propondo a vinculação entre prática e teoria. Praticar o pensamento crítico e compreendê-lo como fenômeno complexo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver habilidades do pensamento crítico através de autores e debates.
Construir competências críticas e filosóficas em torno das questões contemporâneas da educação. Capacitação para construir leituras complexas, construir argumentos consistentes a partir de uma perspectiva crítica sobre a relação entre corpo, tecnologia e seus efeitos na educação.
Apresentar referencias práticas/teóricas para ampliar o conhecimento sobre o contexto atual. Colaborar com a elaboração da autonomia intelectual e politica dos participantes
Escapar da dicotomia máquina X humanos, artificial X natural e pensar a tecnologia como aliada nos processos educacionais.
METODOLOGIA
O curso será online, transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, o professor fará a apresentação dos conceitos e desenvolverá debates a luz das perspectivas apresentadas. Promove discussões sobre o conteúdo bibliográfico ou sobre situações políticas e fenômenos midiáticos históricos e/ou atuais.
AVALIAÇÃO
O aluno será convidado a autoavaliar-se, avaliar o curso e participar da avaliação de seus colegas. O processo de avaliação é entendido como um exercício de formulação e aplicação de critérios acordados pelo grupo a priori.
PROGRAMA
Primeiro eixo: Efeitos psíquicos:
28/10 – Apresentação da ementa e programa + introdução aos conceitos de Corpo App na Escola
04/11 – A psicopolítica das telas e os efeitos subjetivos
Segundo eixo: Sequelas Cognitivas:
11/11 – Cognição e tecnologia – o funcionamento do cérebro diante das telas e a mutação dos afetos
18/11 – Diversidade neural e os padrões de hábitos perceptivos
Terceiro Eixo: Consequências Sociais e Políticas
25/11 – Redes sociais – O que de fato nos enreda e socializa?
02/12 – A ‘outrofobia’, o ‘comunitaricídio’ e a construção do sujeito Me, Myself and I.
09/12 – Avaliação.
Docente
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Thiago Alixandre criou em 2008 o grupo profissional de dança Coletivo O¹² e fundou no mesmo ano, o Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, no qual leciona aulas de dança e um curso livre de Filosofia Política. Em sua pesquisa acadêmica desenvolveu o conceito de Pornocracia e seu percurso filosófico é marcado pelos estudos das implicações do mundo online no corpo e em nossa vida cotidiana. Suas aulas misturam arte, poesia, psicanálise, filosofia, política e fenômenos midiáticos atuais.
Foi 1º colocado no projeto de doutorado da PUC-SP, com a pesquisa que vem desenvolvendo há mais de 15 anos sobre a relação entre corpos e telas e seus efeitos psíquicos, sequelas cognitivas e consequências políticas.
Graduado em Filosofia, mestre e doutorando em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É bailarino e cantor, premiado artista do corpo, professor e pesquisador. Ainda é palestrante em congressos nacionais e internacionais com vasta experiência e atua também como curador e consultor de diversos projetos artísticos e culturais.
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Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
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