Improvisação e Composição Cênica | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições encerradas

Improvisação e Composição Cênica

com

Fabrício Licursi

Datas

23/04, 30/04, 07/05, 14/05 e 21/05 (terças-feiras)

Horário

das 9h às 13h

Local

Unidade Pacaembu
Rua Armando Penteado, 311 – Pacaembu

Investimento

R$ 490,00 (3x de R$ 163,33)

Inscrições encerradas

Deixe seu contato que avisaremos quando abrirem novas turmas.

Improvisação e Composição Cênica

com

Fabrício Licursi

Inscrições encerradas

Apresentar, experimentar e corporalizar práticas que olhem a Arte a partir da perspectiva do movimento.

Nestes 5 encontros, o participante é convidado a adentrar o universo das práticas somáticas como ponto de partida e apoio para a criação.

A Prática Somática a ser apresentada é o Body Mind Centering ℠ criado pela californiana Bonnie Bainbridge Cohen. Esta prática se debruça nos padrões de desenvolvimento e nos sistemas fisiológicos do corpo, nutrindo-se das qualidades de movimento presentes na nossa anatomia e fisiologia.

Refletiremos sobre as técnicas de formação do intérprete-criador aliadas à saúde do corpo e da mente.

Estabeleceremos um campo de jogo prático e reflexão sobre a Improvisação como um instrumento de experimentação que alimenta tanto o intérprete-criador como a equipe de criadores que constrói um grande sistema para a comunicação de uma obra: seja ela teatro, dança, performance ou audiovisual.

Neste sentido, compartilharei uma metodologia e dispositivos utilizados para a prática da direção de movimento ou preparação corporal que vem se desenvolvendo a cada trabalho que realizo em parceria com os diretores Rafael Gomes e Vinicius Calderoni.

Como exercício de composição e comunicação, trabalharemos com o desenvolvimento de pequenos projetos – duração máxima de 5 minutos – que serão partilhados no último encontro. Assim, ao longo dos 5 encontros construiremos o nosso Sistema de Criação – de Pensamento em Ação – fruto das experimentações que foram somatizadas e corporalizadas.

Docente 

Fabrício Licursi

com

Fabrício Licursi

Diretor de movimento, ator, bailarino e iluminador. Investiga as técnicas de educação somática como ponto de partida para a criação em dança, teatro e audiovisual. Atualmente integra a Formação do Educador do Movimento Somático – Body Mind Centering ℠  Brasil.

É Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp e formado pelo método do Estúdio Nova Dança/SP. Suas formadoras são Cristiane Paoli Quito, Lu Favoreto e bailarinos da Cia Nova Dança 4. Integrou o Berlim Post School for Physical Theater-Dance (TanzFabrik/Alemanha/2010). É parceiro de criação dos diretores e autores Rafael Gomes e Vinicius Calderoni na cia. Empório de Teatro Sortido: preparou e atuou em Um Bonde Chamado Desejo, Jacqueline, na Trilogia Placas Tectônicas: Não Nem Nada, Ãrrã e Chorume e em Os Arqueólogos.

Como diretor de movimento criou a coreografia de Gota d’água [a seco] (Rafael Gomes) – indicado ao 3 ̊ Prêmio Reverência por Melhor Coreografia; de Roque Santeiro, o musical (Débora Dubois), Tick Tick Boom! (Bel Gomes e Leopoldo Pacheco), Casa de Brinquedos (Carla Candiotto) e Sísifo, de Vinicius Calderoni e Gregório Duvivier. Em 2021, assina a direção de movimento e atua em “BÁRBARA!, monólogo de Marisa Orth. Em 2022 coreografa Maria Ribeiro em Pós-F (versão teatral) e assina a direção de movimento e coreografia de Museu Nacional |todas as vozes do fogo| com a Barca dos Corações Partidos com texto e direção de Vinicius Calderoni. Em 2023 assina Kafka e a Boneca, de Marllos Silva e Daniel Rocha e Labirinto TransFeminino.

Em dança e teatro, atua em BÁRBARA, com Marisa Orth e direção de Bruno Guida. É intérprete nos solos .dança pra esquecer o vô. e Ateliê de Acidentes Geográficos. Em 2017, recebeu o Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem na categoria Melhor Ator pelo espetáculo Skellig, dirigido por Cristiane Paoli Quito. Em 2022 atua em Momo e o Senhor do Tempo com direção de Carla Candiotto e recebe o Prêmio APCA 2022 de Melhor Elenco na categoria Teatro Infanto Juvenil. Atua em Por ti Portinari, dirigido por Miriam Druwe.

Em audiovisual, atua e prepara o elenco de Música para Morrer de Amor, longa de Rafael Gomes(2019), preparou elenco e coreografou Álbum de Amores (2022), também de Gomes e produzido pela Biônica Filmes. Está no elenco de De Volta aos 15, série da Netflix (T1/2) e participa da série Rota 66 – a policia que mata da Globoplay. Realizou a coordenação de intimidade do longa Amizade Colorida, dirigido por Rafael Gomes e produzido pela Biônica Filmes.(estreia 2024)

Local

Unidade Pacaembu
Rua Armando Penteado, 311 – Pacaembu

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Outros cursos com inscrições abertas

O Canto no Teatro Musical Brasileiro (3 dias)
Técnicas e Práticas de Criação
Interpretação para Câmera
Com Georgina Castro
Dramaturgia da atriz/ator (3 dias)
Procedimentos de Criação
Vivenciando o Teatro 60+
Corpo e contemporaneidade
Ideokinesis e material para a coluna
Contação de Histórias
Uma Abordagem Artística
Narrativas audiovisuais seriadas
Doctoring para roteiros de audiovisual
A interdisciplinaridade nas Artes da Cena
Técnica Alexander
Icone WhatsApp