Introdução a Palhaçaria | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições abertas

Introdução a Palhaçaria

com

Angélica Müller e Daniela Biancardi
Angélica Müller
Curso de Palhaço: uma figura dissidente

Datas

28/07, 29/07, 30/07, 31/07 e 01/08 (segunda a sexta)

Horário

das 19h às 22h

Local

Unidade Itaim
Avenida São Gabriel, 462, Itaim Bibi

Investimento

5x de R$ 118,00 *Alunos e ex-alunos têm desconto no Portal
Introdução a Palhaçaria

com

Angélica Müller e Daniela Biancardi
Angélica Müller

Inscrições abertas

A oficina visa promover um contato inicial com os elementos que habitam o universo palhacesco, através da pesquisa da comédia física, do estudo mimodinâmico e do trabalho expressivo corporal.

O curso aborda a figura do palhaço como um ser dissidente e inadequado que, diante de seus fracassos, nos convoca a dialogar de forma poética e humanizada com nosso próprio desajuste dentro de uma sociedade normativa.

A metodologia visa compartilhar a pesquisa da dupla Daniela e Angélica no Grupo Tortas Trincheiras e é composta por abordagens pedagógicas acerca da comédia física, sempre permeadas por jogos que estimulem o potencial criativo. As aulas se desenvolvem na estrutura de um processo investigativo, conduzido pelas ministrantes, que tem como foco a construção do estado do palhaço, de modo que se compreenda a composição desta figura como um processo contínuo, singular e em constante evolução.

PÚBLICO-ALVO

Jovens e adultos. Palhaços, circenses, atores, estudantes de teatro,  iniciados ou interessados em conhecer a linguagem da palhaçaria.

Docente 

Angélica Müller

com

Angélica Müller
Daniela Biancardi

e

Daniela Biancardi

Angélica Müller

Atriz, palhaça, diretora e artista educadora.

Formada pelo Programa de Formação de Palhaço para Jovens do Instituto Doutores da Alegria, pelo curso de Humor da SP Escola de Teatro, é graduanda em Arte-Teatro pela Unesp. Traz consigo uma pesquisa voltada ao circo, à palhaçaria, ao teatro físico e às corporeidades presentes nas manifestações da Cultura Popular Brasileira.

Co-coordena artisticamente o Grupo Tortas Trincheiras que trabalha com as linguagens do circo e da comédia física e se relaciona com temáticas acerca da pauta LGBTQIAP+, com destaque para os espetáculos  A Fabulosa Saga de Cangica Espirulina D’Esbaratina e Las Tortas contemplado pelo edital do Proac 15/2020 e que teve sua temporada de estreia no Sesc Santana.

É diretora e dramaturga do espetáculo circense “Eu Avisei que eu Vinha”da Cia Armárias contemplado pela Lei de Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo e Proac 10/2021 – circo. É diretora e orientadora artística do espetáculo Anônimos, contemplado pelo edital 14/2023 da LPG de Franco da Rocha.

Atua como artista educadora das linguagens de Comédia Física e Palhaçaria no Circo Escola Franco da Rocha (desde 2019). Integrou o corpo docente do curso profissionalizante de Atuação para Humor da SP Escola de Teatro, foi educadora de teatro no PIÁ – Programa de Iniciação Artística e ministrou a oficina “O Palhaço é Brinquedo” viabilizada pelo edital Oficineiros, ambos da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, nos anos de 2021 e 2022. Foi ainda orientadora-estagiária de teatro no Programa de Qualificação em Artes em 2022 e ministrou oficinas de comédia física no CCE – Centro Cultural da Espanha em Montevidéu – UY.

Atua como Gestora Cultural na região Noroeste da cidade de São Paulo, onde é Diretora geral da FLINO – Festa Literária Noroeste e coordenadora de ações culturais do Centro de Memória Queixadas – Sebastião Silva de Souza.

Daniela Biancardi

Atriz, palhaça, diretora,, artista visual [licenciatura em artes] e coordenadora de projetos culturais. Dedica-se à pesquisa do teatro cômico e gestual há mais de 20 anos. Formada pelo Teatro-Escola Célia Helena, École Internacionale de Thèâtre Jacques Lecoq (Paris) e Kiklos Teatro Scuola Internazionale (Itália). Também é formada pela École du Cirque Les Noctambules (Paris). Participou da Macnas Company, cia. irlandesa de teatro de rua e intervenção urbana.Como produtora em 2001, integrou a equipe de produção do Fringe Festival em Edimburgo-Escócia pelo Komedia Theatre [UK]. Como orientadora artística e gestora de projetos culturais destacam-se importantes parcerias como Banco do Brasil, NoKia, Absolut, Editora Abril, Itau Cultural, Ação Educativa, APAA, Instituto Vivo, Vivenda.Co e toda rede SESC e parcerias com diversas entidades públicas por todo país. Foi a primeira brasileira convidada para a expedição da África do Sul e Lesotho pelo Projeto Palhaços Sem Fronteiras (EUA), como orientadora teatral e palhaça. É vencedora do Prêmio Claudia da Editora Abril de 2011 pelo seu conjunto de ações artísticas e culturais. Relevante participação em 2013 como artista convidada para ação de intercâmbio com a Stockholm Academy of Dramatic Arts – Suécia (como orientadora teatral de alunos e professores da Academia). Foi uma das formadoras da equipe do Curso de Humor da SP Escola de Teatro-Governo do Estado de São Paulo [de 2010 a 2021]. Em 2023 é convidada para dirigir o Grupo Espuma contemplado pelo Edital do VAI-SP e Edital de ocupação de espaços da FUNARTE-SP. Foi orientadora do Bando Goliards, este contemplado pelo Edital de Fomento ao Circo-SP/2022 e a Cia de 02, contemplada pelo Edital de criação artística da prefeitura de São José dos Campos-SP. É orientadora teatral do curso profissionalizante do Centro de Artes Célia Helena [Graduação e Técnico]. Entre 2021/2022 integra o elenco da 2a Temporada da Série Manhãs de Setembro [O2 / Amazon Prime], e dos longas “Levante”, de Laila Haiah e “Antes do Fim”, de Thiago Mendonça.

Local

Unidade Itaim
Avenida São Gabriel, 462, Itaim Bibi

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online

Narrativas Audiovisuais Seriadas
Teatro para Executivos
Circo para adultos
Shakespeare na Prática
Viewpoints
Danças Populares
Vivenciando o Teatro 60+
Criação artística nas redes
Laboratório de produção de conteúdo
Contratos em Audiovisual e Publicidade
Direitos Autorais e Direito de Imagem
Ler e Atuar
Processos de criação da cena a partir de Henrik Ibsen
O Poder da Câmera
Atuação para TV e Cinema
Teatro para Executivos
Princípios da Interpretação para o Teatro
O Ritmo da Cena
Experiências Performativas No Território Da Realidade Virtual
Curso Livre de Teatro
Iniciação em Dublagem
Escrita para Teatro e Teatro Musical
Além do Figurino
Criação de imagem para Personagens
Audição para Musicais
Curso Preparatório
Oficina de Interpretação
Realismo Dramático
Comunicação Assertiva e Não Violenta
Afeto em Cena
ludicidade, arte e corpos na educação
Introdução a Palhaçaria
Teatro para Executivos
Vivenciando o Teatro
Icone WhatsApp