com
Datas
Horário
Local
Investimento
com
“Existe sempre uma linguagem antes da linguagem que é a percepção”.
MERLEAU-PONTY
Hoje, é inquestionável o papel da percepção nos processos de aprendizagem. Dentre as manifestações expressivas, o brincar figura como elemento ao desenvolvimento integral e humano não só das infâncias, mas de comunidades inteiras. Assim atestam nossas pesquisas com povos tradicionais e autóctones, por exemplo. As infâncias nos mostram o quanto o brincar é estruturante, reportando em seus gestos uma corporeidade presente, que ata a voz do passado e um futuro possível. A partir de exercícios práticos, da leitura de textos e contato com material audiovisual, debateremos os temas seguindo a metodologia de Rodas de Conversa. Falaremos de um modo de olhar e de viver, considerando o que cada um de nós traz em sua bagagem em relação à temática. Nossas pesquisas desafiam-se, maravilham-se com a simplicidade do brincar livre que nos apresentam as crianças. Trata-se de enxergar também o que é relevante, o que se repete, o que é estruturante, o que ressoa… que nos mostra algo como a nossa própria humanidade, subscrita em nossa corporeidade e neste rio caudaloso e imaginal comum. Nesse sentido, as crianças interiores de hoje e de ontem são nossas mestras.
Aula 1 – Infâncias, Brincares e Mistérios
Aula 2 – Revelações dos Brincares Livres e Espontâneos. O redondo no Brincar
Aula 3 – Estruturas brincantes – práticas corporais decoloniais e ecocentradas
*todas as aulas contam com atividades práticas, subsídio de textos, filmes e Rodas de Conversa.
Docente
com
Soraia é professora na Escola de Educação Física e Esporte, orienta neste Programa de Pós e também no Programa da Faculdade de Educação da USP. Ao longo dos anos, desenvolve temas de pesquisa nos temas: Brincar, Jogos Tradicionais, Manifestações de Comunidades Tradicionais, Estética do Esporte. Introduz a grande área de Filosofia do Esporte no Brasil e é sob a perspectiva fenomenológica, imaginária e ecológica que desenvolve suas investigações.
Local
Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
Saiba porque estudar no Célia Helena:
Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online:
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.