com
Datas
Horário
Local
Investimento
Esse curso propõe trabalhar o corpo como território de investigação e criação artística ampliando percepções cognitivas. Pensar a dança como âmbito/linguagem que constrói/ potencializa relações com e para o Universo e Cultura das Infâncias.
Tem como objetivos:
1-Buscar tecer uma reflexão sobre o Educador/Artista/ Performer na relação: Corpo na sociedade contemporânea e a Educação como um campo ampliado de conhecimento além de aprendizagem escolar
2- Ativar uma reflexão e compreensão do corpo/movimento em suas potências nas relações éticas, políticas e estéticas: um corpo que atua no espaço social através da arte criando brechas para novas possibilidades de conhecimento, relações e modos de atuar.
3- O corpo do Educador/Artista/Performer e suas memórias de infância. Por onde anda minha infância no meu corpo memória?
4- O Educador/Artista/Performer como observador das dinâmicas corporais e espaciais e sociais da infância.
Laboratórios de criação: produção de células coreográficas a partir da noção “Corpo como território de memórias”.
Docente
com
Professora de dança para crianças há mais de trinta anos, seus mestres fundamentais foram Maria Duschenes e Klaus Vianna.
Especialista no Método Laban Especialização pela USP.
Professora convidada no Curso de Arte e Educação/ Teoria e Prática ECA-USP na linguagem de dança. Desde 2008
Professora convidada na Pós Graduação Latu Senso Celia Helena em Corpo: Dança, Teatro e Performance . Desde 2018
Atuou como coordenadora em projetos públicos como Vocacional Dança de 2008 a 2010 e Iniciação Artística de 2006 a 2008, ambos projetos da Secretaria Municipal de Cultura.
Foi curadora de Dança do projeto Casas de Cultura e Cidadania AES/Eletropaulo de 2008 a 2016. Consultora da linguagem de dança no Ensino Fundamental do Colégio Objetivo em 2014.
Coordenou junto a Geórgia Lengos o grupo de estudos do qual originou o livro “Põe o dedo aqui”, contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte em 2007. Coordenou o projeto “Ações e reflexões na dança para crianças”, contemplado também pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte em 2006.
Contemplada com o PAC Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, para a criação “A Estrela que virou no vento” com a Cia Danceato.
Em 2013 e 2015 realiza a Curadoria compartilhada para a Mostra “Dança Rima com Criança” pelo SESC São Carlos.
Como diretora do Grupo Lagartixa na Janela, grupo de pesquisa e criação em dança do universo da infância, para espaços públicos, iniciado em 2010.
O Grupo foi contemplado em 2019 com o Prêmio Denilto Gomes de Dança por sua pesquisa e criação em dança para e com crianças.
E em 2021 Uxa Xavier é contemplada com o Prêmio Denilto Gomes de Dança pela criação da Web Série Casa Mundo, criada no início da Pandemia Covid 19.
O Grupo foi contemplado pelo Edital PROAC 2011 de criação inédita, com o projeto: “Poemas Cinéticos
Em 2014 15º Edital de Fomento à Dança da cidade de São Paulo – SMC, com o projeto de criação de uma nova performance para crianças: “Varal de Nuvens” e a criação do livro “Mapas para dançar em muitos lugares
Em 2016 pelo 19º Edital de Fomento à Dança da cidade de São Paulo – SMC, com o projeto “A Poética dos Encontros”.
Em 2018 realizou do projeto “Ir Além”, contemplado pela 23ª edição do Fomento a Dança.
Em 2019 contemplada com o Edital Iberescena em parceria com a Cia Teatro Al Vacio ( Argentina/ Mexico) para a co-criação da performance
“Breves partituras para muitas Calçadas” com artistas Mexicanos e Argentinos na cidade do Mexico Em 2021 dirige o projeto “As dobras de Uma Obra”, contemplado pela 28ª edição do Fomento a Dança.
Atuou como coordenadora em projetos públicos como Vocacional Dança de 2008 a 2010 e Iniciação Artística de 2006 a 2008, ambos projetos da Secretaria Municipal de Cultura.
Artista Orientadora no programa Qualificação em Artes Poiesis/Gestão Cultural do Estado de São Paulo 2022.
Foi curadora de Dança do projeto Casas de Cultura e Cidadania Integrante das comissões do 2º, 8º, 9º e 17º Edital do Fomento à Dança da cidade de São Paulo – SMC. Comissão do Edital Residências Estéticas em Pontos de Cultura/Funarte Minc 2010. Integrou o Fórum Paulista de Cultura da Infância em 2008/09.
Comissão Itaú Cultural Rumos Educação em 2011 e Comissão Itaú Cultural Rumos Dança para crianças em 2012.
Participou do grupo de trabalho da Secretaria da identidade/Diversidade Minc que gerou a Oficina de Escuta “Brincando na Diversidade’’ em 2008.
Em junho de 2017 participa do projeto Dancidades/Rumos Itaú Cultural/Arado Cultural com a oficina Corpo como Território de Memórias em Campo Grande/MS Participou do grupo de trabalho da Secretaria da identidade/Diversidade Minc que gerou a Oficina de Escuta “Brincando na Diversidade’’ em 2008.
Local
Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
Saiba porque estudar no Célia Helena:
Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online:
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.