com
Datas
Horário
Local
Investimento
com
Disparadores da escrita: exercícios de escrita a partir da própria história de vida (um recorte) , de elementos disparadores (uma foto, um objeto, uma pintura, uma música) e exercícios de livre escrita. Alguns autores são referenciados como: o narrador de Walter Benjamim e a teoria da bolsa de ficção de Úrsula k. Le Guin.
Qual é o objetivo: instrumentalizar os participantes para o criação de narrativas.
Dinâmica da aula e conteúdo (cronograma):
1 – Depoimento pessoal.
Memória/ urdidura/transmissão oral de conhecimento, escolhas e ponto de partida.
Leitura e comentário de alguns trechos do texto O Narrador de Walter Benjamim, um trecho de Hampatê Bá (griot africano) sobre contação de historias e da teoria da bolsa de ficção de Úrsula k. Le Guin
2 – Exercício de escrita a partir do que foi lido/conversado somado à escolha de um elemento disparador (foto, música, etc…). vídeos para servirem de inspiração .
3 – Leitura comentada de trechos produzidos.
Devolutiva final sobre o que foi assimilado e produzido.
Docente
com
Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, trabalha desde 1984 em diversas áreas da cena teatral. Atriz-mc, diretora, dramaturga , figurinista e livre pesquisadora, tem atuado nessas atividades com diferentes coletivos de teatro e artistas de renome. Desde 2000, é uma das fundadoras e diretoras do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos de Teatro, ao lado de Eugenio Lima, Roberta Estrela D’alva, Luaa Gabanini, e Mariza Dantas, com quem realiza uma pesquisa continuada desenvolvendo a linguagem que o grupo cunhou de teatro hip-hop e onde é seu maior campo de atuação. Desenvolve um trabalho como figurinista que caminha lado a lado com a sua trajeitoria de dramaturga e diretora e com a mesma relevância . Atualmente Integra também o Manifestu Impromptu, coletivo de audiovisual, ao lado de Tatiana Lohmann, Azul serra e Bianca Turner, com o qual já realizou dois seriados como roteirista para o itaú cultural e neste momento desenvolve o primeiro roteiro de ficção.
COMO ROTEIRISTA REALIZOU DUAS SÉRIES COM O MANIFESTU IMPROPTU:
Crônicas não ditas e A vida começa … projetos realizados em parceria com o Itaú cultural
O roteiro do filme Minha Fortaleza, os filhos de fulano em parceria com Tatina Lohmann.
PRINCIPAIS OBRAS DE TEATRO COMO DRAMATURGA, DIRETORA E/ OU FIGURINISTA:
Só Riso – o arame o palhaço e uma certa morte – direção claudia schapira e Cibele Forjaz com Sergio Siviero e Gui Calzavara (figurino)
A morte da estrela, com a cia livre (dramaturgia da parte 3: Emborar)
Améfrica – com o coletivo legítima defesa Dramaturgia da parte 1 e figurino)
Hip-hop blues – espólio das águas com o núcleo Bartolomeu de depoimentos (direção, dramaturgia e figurino)
A Festa – estratégias musicais para sobreviver (núcleo experimental de teatro do sesi , direção , dramaturgia e figurino)
Terror Miséria no Terceiro Milênio – improvisando utopias (Direção, dramaturgia e figurino) premio APCA 2019 pelo comprometimento político.
A missão em fragmentos– doze cenas de des-colonização( dramaturgia e figurino) direção Eugenio lima
“Efeito Cassandra – na calada da voz”- com luaa gananini (direção dramagurgia e figurino)
“Memórias Impressas – contemplado pela primeira edição do edital de dramaturgia para pequenos formatos cênicos do CCSP, com o projeto ‘Memórias impressas”. (direção dramagurgia e figurino)
“Fausto”- da cia são Jorge de variedades. Figurino e direção em parceria com georgette fadel
“Antigona recortada – (vencedor do premio governador de estado 2014) direção, dramaturgia e figurino.
“ Orfeu mestiço – uma hip-hopera brasileira” direção, dramaturgia e figurino. (vencedor premio Shell melhor atriz e premio cooperativa paulista de teatro melhor música) “cindi hip-hop” – pequena opera rap direção, dramaturgia e figurino. (melhor texto 2009 cooperativa paulista de teatro) “Frátria amada Brasil” – direção, dramaturgia e figurino. livre adaptação da odisséia de Homero “Acordei que sonhava” – livre inspiração de “a vida é sonho” de calderón de la barca. Indicado ao premio shell pela inovação na pesquisa.
direção, dramaturgia e figurino.
“Bartolomeu, que será que nele deu?” – livre adaptação de “Bartebly, um escriturário de hermann melville. Atuação, Dramaturgia e figurino. Direção georgette fadel .premio Femsa melhor figurino
Como figurinista foi indicada recentemente ao premio APCA pelo espetáculo Juruá da Cia. Nova dança 8, pelo LIvro das maravilhas da cozinha performática e ao premio Shell pelo espetáculo “solidão nos campos de algodão” , direção de Lili Monteiro.
Local
Regulamento
A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.
Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.
Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.
Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.
Saiba porque estudar no Célia Helena:
Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online:
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.