Oficina de Escrita Criativa | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições encerradas

Oficina de Escrita Criativa

com

Claudia Schapira
Claudia Schapira

Datas

22/09, 29/09 e 06/10 (domingos)

Horário

das 14h30 às 17h30

Local

Unidade Itaim
Avenida São Gabriel, 462, Itaim Bibi

Investimento

R$ 390,00 (3x de R$ 130,00) *Alunos e ex-alunos têm desconto pelo Portal do Aluno

Inscrições encerradas

Deixe seu contato que avisaremos quando abrirem novas turmas.

Oficina de Escrita Criativa

com

Claudia Schapira
Claudia Schapira

Inscrições encerradas

Disparadores da escrita: exercícios de escrita a partir da própria história de vida (um recorte) , de elementos disparadores (uma foto, um objeto, uma pintura, uma música) e exercícios de livre escrita. Alguns autores são referenciados como: o narrador de Walter Benjamim e a teoria da bolsa de ficção de Úrsula k. Le Guin.

Qual é o objetivo: instrumentalizar os participantes para o criação de narrativas.

Dinâmica da aula e conteúdo (cronograma):

1 – Depoimento pessoal.

Memória/ urdidura/transmissão oral de conhecimento, escolhas e ponto de partida.

Leitura e comentário de alguns trechos do texto O Narrador de Walter Benjamim, um trecho de Hampatê Bá (griot africano) sobre contação de historias e da teoria da bolsa de ficção de Úrsula k. Le Guin

2 – Exercício de escrita a partir do que foi lido/conversado somado à escolha de um elemento disparador (foto, música, etc…). vídeos para servirem de inspiração .

3 – Leitura comentada de trechos produzidos.

Devolutiva final sobre o que foi assimilado e produzido.

Docente 

Claudia Schapira

com

Claudia Schapira

Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, trabalha desde 1984 em diversas áreas da cena teatral. Atriz-mc, diretora, dramaturga , figurinista e livre pesquisadora, tem atuado nessas atividades com diferentes coletivos de teatro e artistas de renome. Desde 2000, é uma das fundadoras e diretoras do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos de Teatro, ao lado de Eugenio Lima, Roberta Estrela D’alva, Luaa Gabanini, e Mariza Dantas, com quem realiza uma pesquisa continuada desenvolvendo a linguagem que o grupo cunhou de teatro hip-hop e onde é seu maior campo de atuação. Desenvolve um trabalho como figurinista que caminha lado a lado com a sua trajeitoria de dramaturga e diretora e com a mesma relevância . Atualmente Integra também o Manifestu Impromptu, coletivo de audiovisual, ao lado de Tatiana Lohmann, Azul serra e Bianca Turner, com o qual já realizou dois seriados como roteirista para o itaú cultural e neste momento desenvolve o primeiro roteiro de ficção.

COMO ROTEIRISTA REALIZOU DUAS SÉRIES COM O MANIFESTU IMPROPTU:

Crônicas não ditas e A vida começa … projetos realizados em parceria com o Itaú cultural

O roteiro do filme Minha Fortaleza, os filhos de fulano em parceria com Tatina Lohmann.

PRINCIPAIS OBRAS DE TEATRO COMO DRAMATURGA, DIRETORA E/ OU FIGURINISTA:

Só Riso – o arame o palhaço e uma certa morte – direção claudia schapira e Cibele Forjaz com Sergio Siviero e Gui Calzavara (figurino)

A morte da estrela, com a cia livre (dramaturgia da parte 3: Emborar)

Améfrica – com o coletivo legítima defesa Dramaturgia da parte 1 e figurino)

Hip-hop blues – espólio das águas com o núcleo Bartolomeu de depoimentos (direção, dramaturgia e figurino)

A Festa – estratégias musicais para sobreviver (núcleo experimental de teatro do sesi , direção , dramaturgia e figurino)

Terror Miséria no Terceiro Milênio – improvisando utopias (Direção, dramaturgia e figurino) premio APCA 2019 pelo comprometimento político.

A missão em fragmentos– doze cenas de des-colonização( dramaturgia e figurino) direção Eugenio lima

“Efeito Cassandra – na calada da voz”- com luaa gananini (direção dramagurgia e figurino)

“Memórias Impressas – contemplado pela primeira edição do edital de dramaturgia para pequenos formatos cênicos do CCSP, com o projeto ‘Memórias impressas”. (direção dramagurgia e figurino)

“Fausto”- da cia são Jorge de variedades. Figurino e direção em parceria com georgette fadel

“Antigona recortada – (vencedor do premio governador de estado 2014) direção, dramaturgia e figurino.

“ Orfeu mestiço – uma hip-hopera brasileira” direção, dramaturgia e figurino. (vencedor premio Shell melhor atriz e premio cooperativa paulista de teatro melhor música) “cindi hip-hop” – pequena opera rap direção, dramaturgia e figurino. (melhor texto 2009 cooperativa paulista de teatro) “Frátria amada Brasil” – direção, dramaturgia e figurino. livre adaptação da odisséia de Homero “Acordei que sonhava” – livre inspiração de “a vida é sonho” de calderón de la barca. Indicado ao premio shell pela inovação na pesquisa.

direção, dramaturgia e figurino.

“Bartolomeu, que será que nele deu?” – livre adaptação de “Bartebly, um escriturário de hermann melville. Atuação, Dramaturgia e figurino. Direção georgette fadel .premio Femsa melhor figurino

Como figurinista foi indicada recentemente ao premio APCA pelo espetáculo Juruá da Cia. Nova dança 8, pelo LIvro das maravilhas da cozinha performática e ao premio Shell pelo espetáculo “solidão nos campos de algodão” , direção de Lili Monteiro.

 

Local

Unidade Itaim
Avenida São Gabriel, 462, Itaim Bibi

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online

A Performatividade na Cena Contemporânea
MasterClass com Isabel Jorge e Yolanda Dina Fumo
Grupo M´Bêu, de Moçambique
Vivenciando o Teatro
Escrita para Teatro e Teatro Musical
Curso Livre de Teatro
Curso de interpretação para o audiovisual
Da Boca de Cena ao Close
Iniciação em Dublagem
Sapateado Americano e Linguagens na Cena
Improvisação Dança-Teatro
Curso Livre de Teatro 60+
Pacaembu
Vivenciando o Teatro
Oficina de Interpretação
Realismo Dramático
Comunicação Consciente e Assertiva
CNV
Projetos culturais e leis de incentivo
planejamento, elaboração e formatação
Curso Livre de Teatro 60+
Itaim
Teatro para Executivos
Vivenciando o Teatro 60+
Do Texto ao Palco
Icone WhatsApp