Teoria e prática do solo autoral ou de ficção | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições encerradas

Teoria e prática do solo autoral ou de ficção

com

Aline Filócomo e Marcia Abujamra
Aline Filócomo

Datas

03/08, 10/08, 17/08, 24/08, 31/08 e 14/09 + mostra de solos 21/09 (sábados)

Horário

das 14h às 18h

Local

Unidade Itaim
Avenida São Gabriel, 462, Itaim Bibi

Investimento

R$ 590,00 (3x de R$ 196,67) *Alunos e ex-alunos têm desconto no Portal

Inscrições encerradas

Deixe seu contato que avisaremos quando abrirem novas turmas.

Teoria e prática do solo autoral ou de ficção

com

Aline Filócomo e Marcia Abujamra
Aline Filócomo

Inscrições encerradas

O Curso ‘Teoria e prática do solo autoral ou de ficção’ será composto de 3 partes.

A primeira, intitulada “Solos Instáveis”, ministrada por Aline Filócomo, composta por 3 aulas, abordará, na prática, a pesquisa e a criação de solos ficcionais.

A segunda, “O uso da autobiografia na cena contemporânea – experimentos cênicos”, ministrada por Márcia Abujamra, composta igualmente por três aulas, trará, na teoria e na prática, a autoficção como tema.

A terceira parte, que será um encontro de quatro horas com os coordenadores da pós-graduação, os alunos apresentarão seus micro-solos construídos durante os estudos realizados nas duas primeiras partes.

Parte 1 – Solos Instáveis (Solos de Ficção)- Aline Filócomo

Este curso prático tem como objetivo explorar novas linguagens, reinventar mundos e transformar perguntas ou incertezas em instigantes processos criativos. Ao longo dos encontros, serão fornecidas referências e ferramentas performativas para que cada participante possa desenvolver um solo ficcional a partir de uma transcrição poética de outros modelos de funcionamento, compondo e recompondo o real por meio das disjunções entre vozes e presenças instáveis.

Parte 2 – O uso da autobiografia na cena contemporânea – experimentos cênicos (Solos de Autoficção) – Márcia Abujamra

O curso traz uma primeira reflexão sobre o crescente uso da autobiografia na elaboração de espetáculos de teatro e dança. Conhecidos como autoperformance e/ou autoficção, esses espetáculos ampliam possibilidades de interpretação e, em muitos casos, manifestam uma “transgressão na representação”. Para isso vamos apresentar alguns performers que fizeram uso desse recurso (autobiografia) tanto no Brasil quanto em outros países exibindo trechos de espetáculos (vídeo) e discutindo essa abordagem a

partir de alguns textos teóricos. Os participantes serão convidados a desenvolverem suas próprias autoperformances – da dramaturgia a encenação.

Docente 

com

Aline Filócomo

e

Marcia Abujamra

Aline Filócomo é diretora, dramaturga e atriz, graduada em Artes Cênicas pela ECA-USP, e mestranda em Estética e Poéticas Cênicas pela UNESP. É integrante da Cia Hiato, coletivo que sempre se dedicou a investigar novas dramaturgias e formatos cênicos, construindo uma trajetória de relevância e destaque no cenário teatral brasileiro e internacional. Na companhia, criou e atuou nos oito projetos do seu repertório: Cachorro Morto, Escuro, OJardim, Ficção, 02 Ficções, Amadores, Odisseia e Litoral. Integrou o elenco do CPT do SESC, coordenado por Antunes Filho, e foi atriz-criadora do Prêt-à-Porter 8. Dirigiu os espetáculos O Desejo do Outro, Cantos de Xícaras, A Última Cena, libolli e m.o.f.o. Mais recentemente, dirigiu e escreveu moscou para principiantes, texto publicado pela Editora Javali.

Marcia Abujamra é diretora, roteirista e produtora de teatro. Fez seu mestrado em estudos da performance na New York University, doutorado na ECA/USP e está fazendo seu pós-doc na UniRio. Em 2018 lançou o livro “A alma, o olho, a voz – as autoperformances de Spalding Gray” pela Annablume. Seu mais recente trabalho como curadora e produtora é a exposição “Rigor e Caos – Antonio Abujamra” (SESC Ipiranga, 28 de novembro de 2018 a 17 de março de 2019).

Local

Unidade Itaim
Avenida São Gabriel, 462, Itaim Bibi

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online

Dramaturgia Tátil
Laboratório de Estudos Contemporâneos sobre Educação Antirracista e Direitos Humanos
Corpo, tecnologia, arte e educação
Plataformização da vida e educação na era da I.A.
Projetos Autorais em Educação e Direitos Humanos
Curso Livre de Teatro
O Artista Realizador
Etapas para a realização de projeto no teatro e no audiovisual
Renovação na educação: abordagens pedagógicas
Poéticas Dramatúrgicas Modernas e Contemporâneas
Arte e Tecnologias Educacionais
Processos de criação e processos interdisciplinares
Comunicação Consciente e Assertiva
CNV
Estudo e Prática da Escrita Dramatúrgica
A Performatividade na Cena Contemporânea
Vivenciando o Teatro
Vivenciando o Teatro
Icone WhatsApp