Pós-graduação lato sensu / Especialização

Pós-Graduação Célia Helena

Os cursos de Pós-Graduação em Artes da Cena do Célia Helena recebem alunos de diferentes áreas do conhecimento – profissionais de artes, jornalismo, publicidade, letras, professores de ensino básico, direito, administração, entre outros. Os cursos de pós-graduação oferecem atividades práticas e teóricas para ampliação dos campos de trabalho. E preparação profissional para a realização de projeto artístico autoral, estudo da cena e expansão dos campos de atuação.

Requisito: Curso superior completo.

Lígia Cortez é Doutora em Letras, atriz, diretora teatral, arte-educadora, professora e pesquisadora. Participou dos grupos Macunaíma e Teatro Oficina, entre outros.

É diretora do Célia Helena Centro de Artes e Educação, Teatro-escola Célia Helena e da Casa do Teatro e Professora do curso de Bacharelado da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Currículo Lattes

Ator, professor e diretor teatral. Doutor, mestre e bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. É coordenador geral de graduação e pós-graduação lato sensu da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde de atua como docente no Mestrado e no Bacharelado e como orientador na pós-graduação e em iniciações científicas na graduação. Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação e Improvisação Teatral.

Currículo Lattes

ARTE E EDUCAÇÃO

A pós-graduação em Arte e Educação estabelece um território de reflexão crítica e de experimentação prática, potencializando a atuação de professores das artes nas diversas instâncias educacionais.

À luz de práticas interdisciplinares, inclusivas e decoloniais, a pós-graduação em Arte e Educação desenvolve interlocuções entre o fazer e o pensar na arte, na pedagogia contemporânea e na articulação entre os saberes práticos e teóricos, estimulando a continuidade dos estudos e o desenvolvimento de habilidades autônomas.

Graduada em Letras – Francês pela Universidade de São Paulo, com Mestrado Profissional em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena, onde atua como professora de artes da cena e como coordenadora da Pós Graduação em Arte e Educação.

Currículo Lattes

CORPO: DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE

Referência no campo das artes da cena, o curso de pós em Corpo da ESCH estimula o desenvolvimento de novos olhares e reflexões com foco no corpo-político, corpo-expressivo e corpo-performático, por meio da análise das possibilidades corporais expressivas e das poéticas da cena contemporânea, além impulsionar o desenvolvimento da criatividade e aprofundar o potencial da corporeidade como linguagem e elemento de atuação: na Dança, no Teatro e na Performance.

Realiza pesquisa na linha de atuação em Processos Pedagógicos sob orientação da Professora Dra. Gabriela Alcofra no curso de Mestrado Profissional em Artes da Cena, na ESCH. Pós-graduação em DANÇA E CONSCIENTIZAÇAO CORPORAL – UNIFMU. Graduação em LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIFIG. Especialização na Cia. Alvin Ailey em New York e Danceability em São Paulo. Iniciou os estudos da dança Afro diaspórica com o Mestre Firmino Pitanga. Professora de estudo e prática corporal na graduação da ESCH. Diretora da Cia Tribo Dança Afro onde desenvolve um trabalho de pesquisa, resgate e divulgação da cultura afro diaspórica que evidência a força da nossa identidade cultural.

Currículo Lattes

DRAMATURGIA: CINEMA, TEATRO E TELEVISÃO

A pós em Dramaturgia promove a prática da escrita criativa e a pesquisa de técnicas para desenvolver histórias em diversos estilos e formatos, nos palcos ou nas telas, valorizando e incentivando a individualidade dos criadores. A diversidade do corpo discente enriquece ainda mais o curso fomentando projetos que variam de acordo com os perfis autorais de cada aluno. 

Dramaturgo com formação pelo Instituto Dragão do Mar (Fortaleza) e pelo Royal Court Theatre (Londres). Textos de sua autoria incluem “Quase Nada”, “Auto de Angicos”, “Avental todo sujo de ovo” e “Necropolítica”. Encenado por diretores como Amir Haddad, Aury Porto (Mundana Companhia), Débora Dubois e Elisa Mendes, Barbosa colaborou, internacionalmente ,com companhias como Young Vic Theatre e Royal Court Theatre (Londres), Artistas Unidos (Lisboa), LaMicro Theatre (Nova Iorque), CELCIT (Buenos Aires) e Teatro D’Dos (Havana), entre outros. Doutor em artes cênicas pela UFBA, é professor da Escola Superior de Artes Célia Helena (São Paulo).

Currículo Lattes

Dramaturgo, diretor, pesquisador e professor teatral. Mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Cinema pela FAAP. Consolidou sua formação teatral com o diretor Antunes Filho, no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do SESC, em São Paulo. Foi o primeiro autor brasileiro a ser encenado no National Theatre de Londres, com “The Ritual”. Fez conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra), Minnesota (EUA) e Moscou (Rússia), com textos publicados e encenados em outros países, como Bolívia, Cuba, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Dramaturgia, orientador do Mestrado Profissional em Artes da Cena e coordenador do Célia Helena Digital da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena).

Currículo Lattes

DIREÇÃO E ATUAÇÃO

Na Pós-Graduação em Direção e Atuação, você encontra um amplo espaço para estudos e pesquisas autorais. O curso oferece caminhos práticos e teóricos para desenvolvimento da criatividade em todos os âmbitos da cena contemporânea, promovendo o a imersão em diversos elementos que compõem a cena, desde a escolha da linguagem, até recursos de cena como: iluminação, cenografia e figurino.

Ator, professor e diretor teatral. Doutor, mestre e bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. É coordenador geral de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde atua como docente no Mestrado e no Bacharelado e como orientador da pós-graduação e da Iniciação Científica.

Currículo Lattes

Diretor, autor, pesquisador e professor. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Integrou o CPT  (Centro de Pesquisa Teatral ), coordenado por Antunes Filho (2003 a 2012), na função de ator, em ‘A pedra do reino’, de Ariano Suassuna (2005), ‘Senhora dos Afogados’, de Nelson Rodrigues (2007). Professor e coordenador do Círculo de Dramaturgia e do Curso de Introdução ao Método do Ator, o CPTzinho. Foi assistente de direção de Gabriel Villela em ‘Macbeth’ (2012), e atuou no espetáculo ‘A tempestade’ (2014), dirigido pelo artista. É coautor do livro ‘Imaginai! O teatro de Gabriel Villela’, vencedor do Prêmio Jabuti em Artes (2018). Fundador da Cia Um de Teatro Infanto-Juvenil, é autor e diretor de ‘Oliver Twist’ e ‘Dom Quixote’, este último vencedor do APCA 2019.