2024 Pós Graduação - Arte e Educação | Escola de Teatro Célia Helena

Faça a Pós-Graduação em Arte Educação no CÉlia Helena

É projetada para profissionais que desejam impactar positivamente o campo da educação por meio do ensino da arte.

À luz de práticas interdisciplinares e inclusivas, a pós-graduação em Arte e Educação irá ampliar o seu repertório e estabelecer conexões entre as linguagens artísticas como Circo, Dança, Artes Plásticas, Mídias Digitais e muito mais.​

Os cursos de pós-graduação no Célia Helena oferecem:

Atividades Práticas

e teóricas para ampliação dos campos de trabalho. E preparação profissional para a realização de projeto artístico autoral, estudo da cena e expansão dos campos de atuação.

REPERTÓRIO

Ampliação de repertório para professores com interesse em aprofundar seus conhecimentos em Arte e Educação

CRIAÇÃO

Criação de repertório para novos professores e contato com os principais pensamentos e pesquisas contemporâneas em Arte e Educação e práticas pedagógicas.

INFORMAÇÕES DO CURSO

A coordenação do curso é da Profa. Ma. Vitória Cortez, doutoranda em pedagogia teatral na USP e com experiência no ensino de crianças e adolescentes em expressão corporal.

Duração

12 meses (360 horas)

Início

Agosto de 2024

Horários:

Segundas-feiras das 19h30 às 22h30 + aulas EAD e/ou presenciais e síncronas a serem escolhidas pelo aluno

Formato

Encontros presenciais e on-line em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Valor

De 12x R$ 1200,00 por Apenas 12x R$ 890,00 ou com 10% de desconto (no valor total) no PIX

Duração

INÍCIO

HORÁRIOS

FORMATO

VALOR

12 meses (360 horas)

Agosto de 2024

Segundas-feiras das 19h30 às 22h30 + aulas EAD e/ou presenciais e síncronas a serem escolhidas pelo aluno

Encontros presenciais e on-line em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

De 12x R$ 1200,00 por Apenas 12x R$ 890,00 ou com 10% de desconto (no valor total) no PIX

DURAÇÃO

12 meses

(360 horas)

INÍCIO

Agosto

de 2024

HORÁRIOS

Segundas-feiras

19h30 às 22h30

+ aulas EAD e/ou presenciais e síncronas a serem escolhidas pelo aluno

FORMATO

Encontros

Presenciais e
On-line

em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

VALOR

De 12x R$890,00

por apenas

12x R$712,00

desconto especial de 20% para turmas com início em agosto de 2024

DURAÇÃO

12 meses

(360 horas)

INÍCIO

Março

de 2025

VALOR

12x R$1200,00

por apenas

12x R$890

desconto especial de 10% para pagamentos do valor total no pix

VALOR

De 12x R$ 1200,00 por Apenas 12x R$ 890,00 ou com 10% de desconto (no valor total) no PIX

LOCAL

Unidade Itaim: Avenida São Gabriel, 462, Itaim Bibi

LOCAL:

Rua Armando Penteado, 311 - Pacaembu

NOSSA METODOLOGIA

Aqui você desenvolve interlocuções entre o fazer e o pensar na arte, na pedagogia contemporânea e na articulação entre os saberes práticos e teóricos.
Com uma abordagem inclusiva e prática, nosso programa estimula a reflexão crítica e a experimentação, promovendo o desenvolvimento de habilidades autônomas.
Estabelece um território de reflexão crítica e de experimentação prática, potencializando a atuação de professores das artes nas diversas instâncias educacionais.

PARA QUEM É O CURSO?

Professores de Artes do Ensino Básico

Professores da educação infantil

Profissionais e pesquisadores do campo da Arte e Educação

Professores de outras matérias do Ensino Básico

Artistas de diferentes linguagens (Artes Cênicas, Artistas Visuais, Músicos, Dançarinos, entre outros) que desejam se aprofundar nos estudos sobre Arte e Educação

Professores e Pesquisadores de Artes Cênicas que desejam expandir suas pesquisas

Profissionais de outras áreas que desejam pesquisar sobre Arte e Educação como jornalismo, publicidade, letras, professores universitários, direito, administração, entre outros que desejam utilizar dos conhecimentos de Artes Cênicas em suas áreas específicas.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:

  • Planejamento: desenvolva estratégias educacionais inovadoras que integram a arte ao currículo escolar.
  • Comunicação: aprimore suas habilidades de comunicação para engajar alunos e colegas por meio da arte.
  • Criatividade: explore novas formas de ensinar e aprender, estimulando a criatividade em sala de aula.
  • Consciência Cultural: compreenda a importância da diversidade cultural na educação artística e como isso influencia o processo de aprendizagem.
  • Pensamento Crítico: desenvolva a capacidade de analisar e refletir criticamente sobre práticas educacionais, promovendo mudanças significativas.
  • Improvisação: aprenda a adaptar-se às necessidades e desafios do ambiente educacional de forma criativa e eficaz.

HABILIDADES ADQUIRIDAS:

  • Inter-relacionar os Saberes em Diferentes Linguagens Artísticas: explore a interseção entre arte e outras disciplinas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Trabalhe com Circo, Dança, Artes Plásticas, Mídias Digitais, ampliando o repertório e estabelecendo conexões entre as linguagens artísticas.
  • Contribuir para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente: desenvolva estratégias educativas que promovam o desenvolvimento integral dos alunos.
  • Aprimorar os Processos de Ensino-Aprendizagem: utilize técnicas e metodologias inovadoras para tornar o aprendizado mais eficaz e significativo.
  • Criar Repertório Artístico-Pedagógico: desenvolva materiais e recursos educacionais que integrem a arte ao currículo escolar.
  • Fomentar o Ensino da Arte de Forma Crítica e Histórica: promova uma abordagem crítica e contextualizada do ensino da arte, valorizando sua importância na formação dos alunos.
  • Avaliar e Desenvolver Práticas Artístico-Pedagógicas: aprenda a avaliar e aprimorar suas práticas educativas, buscando sempre a excelência e a inovação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

  • Escolas Livres e de Educação Formal: atue como professor de arte em escolas públicas e privadas, desenvolvendo projetos educacionais inovadores.
  • Projetos Artístico-Pedagógicos em ONGs, Centros Culturais e Instituições de Arte e Cultura: participe do desenvolvimento e implementação de projetos que visam promover a educação artística em comunidades carentes e marginalizadas.
  • Coordenações em Projetos Socioculturais e Educacionais: lidere equipes e coordene projetos que tenham como objetivo promover o acesso à arte e à cultura em diferentes contextos sociais.
  • Gestão de Projetos Culturais e de Arte-Educação: trabalhe na gestão e coordenação de projetos culturais e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do setor cultural.
  • Preparação para a Docência: quem não está em sala de aula, mas quer se preparar para isso, poderá estar, capacitando-se para ser um educador com foco em ensino e aprendizagem com arte e pela arte, integrando linguagens.

Cronograma do cursO

Caso o aluno ou aluna opte pela pesquisa de um trabalho de conclusão de curso, pode estender sua formação por mais alguns meses para a realização da orientação para o desenvolvimento do TCO (Trabalho de Criação Orientado)

Módulo I: Elementos do ensino das artes: corpo, jogo e subjetividade

No Módulo 1, as alunas e os alunos são apresentados aos conceitos fundamentais sobre ensino da arte e aos conceitos relacionados ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Serão apresentadas experimentações práticas ligadas à cultura da infância, jogos e saberes tradicionais, como a narrativas orais, músicas, danças, jogos dramáticos e teatrais, entre outras expressões artísticas)

MÓDULO II: Arte e educação na contemporaneidade: conceitos e prática

Pós-Graduação Célia Helena - Foto de Jennifer Glass
O módulo aborda dois eixos temáticos significativos em educação e arte e educação: o uso de recursos tecnológicos e as discussões e práticas antirracistas e de direitos humanos no contexto educacional.  
Dessa forma, o primeiro eixo promove um estudo sobre práticas de inclusão, da garantia dos direitos humanos, da promoção da cidadania, igualdade e respeito à dignidade humana através do estudo da Arte Educação bem como conteúdos como as desigualdades étnico-raciais, a formação das identidades étnicas, o combate ao racismo e discriminação, a Educação multicultural, Educação e teoria racial crítica, as relações étnico-raciais e diversidade no ambiente escolar e o Projeto Político Pedagógico antirracistas das escolas 
Já o segundo eixo oferece uma abordagem de estudo e investigação prática, reflexiva e crítica do espaço e das possibilidades da Arte na Educação no contexto do ensino híbrido e da utilização de tecnologias educacionais. Exploram-se os potenciais pedagógicos das diversas linguagens artísticas, bem como sua aplicabilidade em processos formativos na educação básica de forma a possibilitar o maior interesse e participação do estudante no currículo, através da utilização de recursos midiáticos e tecnológicos. 

MÓDULO III: Reflexões sobre a prática: diálogos interdisciplinares

Este módulo abrange diversos conteúdos oferecidos pela instituição Escola Superior de Artes Célia Helena. Estão inseridos nas outras Pós-graduações Lato Sensu oferecidas pela escola, como Dramaturgia e Direção e Atuação, bem como no nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dentre os conteúdos e disciplinas oferecidos em cada semestre, o aluno poderá escolher o que irá cursar, dependendo de seus interesses de pesquisa e prática. São conteúdos oferecidos nos formatos EAD, em aulas presenciais ou em aulas on-line síncronas.

MÓDULO IV (opcional): Trabalho de Criação Orientado (TCO)

O Módulo 4 é dedicado às atividades integradas de orientação, ao compartilhamento de processos de pesquisa e troca de experiências para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, sob a coordenação de orientadores vinculados a eixos temáticos transversais aos demais cursos de pós-graduação da ESCH.

INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre o curso, entre em contato:

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