Os Núcleos de Pesquisa da Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH são grupos organizados de pesquisa acadêmica, de natureza artística, teórica ou mista, coordenados por um ou mais professores e supervisionados pelo Comitê Científico da ESCH.
A adesão aos Núcleos de Pesquisa é facultada a alunos e professores da instituição, bem como a qualquer membro das comunidades acadêmica e artística externas, a critério dos coordenadores de Núcleo, que estabelecem critérios próprios para seleção de participantes. Para saber mais sobre o funcionamento dos Núcleos, os interessados devem procurar, diretamente, seus coordenadores.
O Núcleo de Pesquisa da Presença está ligado às investigações contemporâneas sobre a presença humana em todos os espaços, em tempo real, e com as relações que são estabelecidas nas multidões, manifestações políticas, rituais religiosos, festas folclóricas e em quaisquer espaços onde as pessoas estejam juntas. Todas as manifestações presenciais públicas são de interesse para esse estudo que instiga a investigação de cada participante enquanto intérprete, a partir do Sistema Laban de pesquisa e princípios ligados à filosofia oriental. Tem como inspiração filosófica os estudos de Merleau Ponty e os de Lévinas.
O Núcleo de Pesquisa em Artes e Humanidades tem como objetivo atender pesquisadores de iniciação científica, especialização ou mestrado em processo de investigação continuado. Também são atendidos jovens pesquisadores recém-chegados ao estudo superior que têm a intenção de iniciar pesquisas nas diversas áreas das ciências humanas, tais como psicologia, sociologia ou filosofia ligadas às artes da cena. É um espaço de uma hora semanal reservado para encontros, atendimento individual e auxílio na confecção de projetos variados teóricos ou práticos.
O Núcleo Corpo e Palavra é um espaço de experiência criativa onde os alunos desenvolvem a escuta reativa por meio de treinamento energético e improvisação de movimentos e sons. Nesse trabalho existe uma relação íntima entre movimento e música, buscando a definição de uma playlist que será trabalhada como material base para a construção de uma dramaturgia improvisacional.
O Núcleo de Ações Físicas e Virtuais explora as relações entre a cena, a elaboração de conhecimento, experiência e o universo digital, buscando estabelecer um diálogo criativo entre esses três meios de expressão/construção. @s participantes do núcleo poderão formar subgrupos e escolher temas, autores ou outros pontos de partida para pesquisar em conjunto e trocar relatos, experiências e proposições artísticas com os demais, tanto nos encontros semanais quanto por meios virtuais.
Grupo de estudos sobre poéticas da dança contemporânea, baseado numa metodologia experimental guiada por exercícios técnicos, improvisações e composições, articulados com leituras, discussões, produções artísticas e científicas. Coordenado pela professora Karina Almeida, o núcleo configura-se como um espaço que agrega diferentes olhares sobre a dança, contando também com colaborações das professoras Gabriela Alcofra, Gabriela Hess, Luaa Gabanini, Marina Caron, Sheila Areas e Sônia Machado de Azevedo.
O Núcleo de Pesquisa em Comicidade, coordenado pela professora Drª Bete Dorgam teve início em 2023, em formato presencial, e tem como objetivo pesquisar as diversas vertentes da comicidade. O estudo está dividido nas seguintes partes:
1. Abordagem teórica: o riso e as manifestações de comicidade : conceituação e caminhos através da História ,a partir do olhar de autores como Mikhail Bakhtin, George Minois , Henri Bergson, Jacques Lecoq, Mario Bolognesi, Erminia Silva e outros.
2. As máscaras: máscara neutra, Commedia dell’Arte, palhaço, bufão e larvária;
3. Abordagem prática: exercícios e jogos direcionados para as possibilidades cômicas.
O Núcleo se reúne às segundas-feiras, das 14 às 17h na sala do segundo andar fundos da Escola Superior de Artes Célia Helena, localizada na Av. São Gabriel, 462, Itaim Bibi. Em 2024, conta com cerca de vinte participantes (alunos e ex-alunos).