O curso oferece uma formação abrangente e prática para profissionais interessados em expandir suas competências em gestão e produção cultural. Os conteúdos abordam desde a gestão de produção artística, análise de políticas públicas e estratégias de comunicação, até aspectos jurídicos como direito autoral e contratos, proporcionando uma visão integrada do setor cultural. O programa alia fundamentos teóricos à prática aplicada, com foco no desenvolvimento de projetos em audiovisual e artes cênicas.
Participantes desenvolverão habilidades em planejamento estratégico, captação de recursos, gestão financeira e organização de equipes, consolidando competências essenciais para atuar no mercado cultural de forma profissional e competitiva. Além disso, laboratórios de criação permitem vivências práticas no desenvolvimento de projetos, potencializando a capacidade de transformar ideias em iniciativas culturais viáveis e impactantes.
O curso tem duração de 5 meses, totalizando 180 horas (128h de aulas presenciais + 52h EAD).
Formada em direito pela Faculdade de Direito da USP e pelo curso técnico Célia Helena em artes cênicas. Atualmente ocupa o cargo de Head de Business Affairs na Chatrone, realizando diversos projetos audiovisuais baseados na biografia da cantora Marília Mendonça para a Amazon Prime. Também atua no novo longa-metragem dirigido pelo aclamado diretor Ale Abreu, indicado ao Oscar pelo filme “O Menino e o Mundo”. Produtora executiva da série “Juca”, spin off brasileiro do canal “Blippi” (HBOMAX e Cartoonito), do documentário “É o Boi” e do longa-metragem “Ulisses”, dirigido por Cristiano Burlan, que integrou a Mostra de Cinema de São Paulo em 2024. Produtora executiva do longa-metragem “Que Pop”, com lançamento previsto para 2025. Trabalhou como Business Affairs da série de animação “Menino Maluquinho” (Netflix), além de acompanhar o desenvolvimento de diversos projetos junto a canais e distribuidoras. Atuou nas áreas de contratos, audiovisual e de direito autoral, no escritório CQSfv, de 2013 a 2021. Foi assessora da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Professora de instituições como Célia Helena, Academia Internacional de Cinema, Instituto de Cinema, Associação Paulista de Propriedade Intelectual e ESA/OAB. Palestrante convidada em eventos do MIS/SP e do Sesc. Membro da Comissão de Mídia e Entretenimento do IASP. Produtora de diversos espetáculos teatrais independentes, da Cia Filhos do Dr. Alfredo e da Cia Quintal do Aventino. Produtora de espetáculos ligados às turmas do Célia Helena.
Dramaturgo formado pelo Instituto Dragão do Mar (Fortaleza) e pelo Royal Court Theatre (Londres). Doutor em artes cênicas pela UFBA, é professor da Escola Superior de Artes Célia Helena (São Paulo). Textos de sua autoria incluem “Quase Nada”, “Auto de Angicos”, “Avental todo sujo de ovo” e “Necropolítica”. Encenado por diretores como Amir Haddad, Aury Porto (Mundana Companhia), Débora Dubois e Elisa Mendes. Barbosa colaborou, internacionalmente ,com companhias como Young Vic Theatre e Royal Court Theatre (Londres), Artistas Unidos (Lisboa), LaMicro Theatre (Nova Iorque), CELCIT (Buenos Aires) e Teatro D’Dos (Havana), entre outros.
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