Lígia Cortez é atriz, diretora teatral, arte-educadora e pesquisadora. Diretora artístico pedagógica do Célia Helena Centro de Artes e Educação que reúne a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), com cursos de graduação e pós-graduação, o Teatro-escola Célia Helena (TECH), com curso profissionalizante para formação de ator e a Casa do Teatro, com curso de teatro para crianças e jovens. Pró-reitora do curso de Mestrado Profissional em Artes da Cena.
Formada em Educação Artística, é doutora no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
Iniciou suas atividades artísticas aos 16 anos no curso de orientação teatral do Teatro-escola Célia Helena. Participou nos anos de 1980 do Grupo de Teatro Macunaíma, sob a direção de Antunes Filho, representante do Brasil nos festivais internacionais de países da América Latina e Europa. Nas viagens, uniu ao exercício profissional como atriz, visitas a instituições e escolas com cursos de teatro para a infância e juventude, e em 1983, fundou a Casa do Teatro.
É idealizadora de projetos para o intercâmbio, reconhecimento e estudos sobre as aproximações e diferenciações entre os países da América Latina. É editora dos livros Conexões: Nova Dramaturgia para Jovens, publicação bilíngue anual do Projeto Conexões e, desde 2009, da revista acadêmica Olhares.
Acumula vasta experiência como atriz no cinema, televisão e teatro, tendo trabalhado com grandes diretores nacionais como Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Ron Daniels, Fauzi Arap, Flávio Rangel, Flávio de Souza, Roberto Lage, Hamilton Vaz Pereira, Sérgio Bianchi.