Férias no Célia Helena: vagas abertas para curso de interpretação para TV e cinema | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Férias no Célia Helena: vagas abertas para curso de interpretação para TV e cinema

Férias no Célia Helena: vagas abertas para curso de interpretação para TV e cinema

Com aulas em julho, programa de curta duração explora as diferenças do trabalho do ator em cada plataforma 

Se existe uma unanimidade entre os profissionais das Artes Cênicas, certamente é o fato de que as técnicas de teatro são a base do ator para qualquer plataforma. No entanto, cada meio tem suas peculiaridades: atuar para TV é bem diferente de trabalhar no cinema.

Estas diferenças serão abordadas no curso Interpretação para Cinema e TV, oferecido pelo Célia Helena nas férias de julho. As aulas serão ministradas por Eliana Fonseca — atriz, diretora e roteirista que integrou produções como “Os Normais”, “A Grande Família” e “Castelo Rá-Tim-Bum”.


Entre as diferenças fundamentais de cinema e TV, Eliana destaca a capacidade de o ator construir um arco dramático fora de uma ordem cronológica. “No cinema, as cenas são rodadas completamente fora da ordem em que serão exibidas”, diz. A televisão, por sua vez, exige diversas repetições de uma mesma ação. “É importante que o ator não gaste toda a sua energia em uma única cena e que mantenha o frescor em cada take.”

A base do curso é a prática. Nas últimas aulas, os alunos gravam uma cena no estúdio de TV do Célia Helena. Com cenário neutro e boa iluminação, o resultado final poderá ser incluso no vídeo book dos participantes. A teoria é ligada ao processo prático, surgindo da constatação e experimentação do aluno em cena e da observação dos trabalhos dos colegas.

Aqueles que já dominam técnicas de atuação teatral podem também aplicá-las em cinema e TV. “A busca de todo ator é a verdade e o ponto de partida para tudo é o autoconhecimento físico e emocional”, diz Eliana, frisando que o sistema do ator russo Constantin Stanislavski é a base do trabalho do intérprete em qualquer plataforma. Alunos inexperientes também terão aproveitamento nas aulas e são igualmente bem-vindos.

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se.

Icone WhatsApp