Estudo teórico-prático de composição cênica - Beckett e o Campo de Visão | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições encerradas

Estudo teórico-prático de composição cênica
Beckett e o Campo de Visão

com

Marcelo Lazzaratto
Marcelo Lazzaratto
Estudo teórico-prático de composição cênica

Datas

28/03 a 13/06 (sextas) *não haverá aula dia 18/04

Horário

das 19h às 22h

Local

Unidade Pacaembu
Rua Armando Penteado, 311 – Pacaembu

Investimento

5x de 256,00 *Alunos e ex-alunos têm desconto no Portal

Inscrições encerradas

Deixe seu contato que avisaremos quando abrirem novas turmas.

Estudo teórico-prático de composição cênica
Beckett e o Campo de Visão

com

Marcelo Lazzaratto
Marcelo Lazzaratto

Inscrições encerradas

Exercício cênico aberto ao público no Pacaembu.

Estudo teórico-prático de composição das figuras beckettianas à luz do sistema Improvisacional Campo de Visão que resultará em um exercício cênico aberto ao público.

Docente 

Marcelo Lazzaratto

com

Marcelo Lazzaratto

É ator e diretor formado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA – USP.

Professor Doutor e Livre Docente em Interpretação e Direção Teatral do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP.

Há 30 anos desenvolve o sistema improvisacional e pressuposto estético “Campo de Visão”, tendo publicado em 2011: “Campo de Visão: exercício e linguagem cênica” sobre suas sistematização; em 2022, “Arqueologia de um ator” sobre os aspectos interiores do trabalho do ator; e em 2023, “Campo de Visão: um exercício de alteridade”.

Como Diretor

Em 2000 cria a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, na qual exerce a função de diretor artístico, tendo realizado, entre outros, os espetáculos: “A Ilha Desconhecida”, adaptação da obra de José Saramago, “Loucura”, compilação de textos a respeito do tema; “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, de Peter Handke; o espetáculo processual “Amor de Improviso”; “Peça de Elevador”, de Cássio Pires indicada ao Prêmio Shell 2006 por Melhor Figurino; “Ponto Zero”, a partir da obra de Salinger, Kerouac e Godard, “Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse”, de Jean-Luc Lagarce, “Do Jeito que Você Gosta”, de William Shakespeare, indicada ao Prêmio Shell – 2011; “Ifigênia”, de Cássio Pires, adaptação do original de Eurípedes, indicada ao Prêmio Shell – 2012 como melhor iluminação e vencedora do Prêmio Myriam Muniz – Circulação 2013. Em 2014, “O Jardim das Cerejeiras”, de Anton Tchekhov, indicada ao Prêmio Aplauso Brasil como Melhor Espetáculo de Grupo, Melhor Direção, Melhor Cenografia, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante. Em 2016, “Sala dos Professores”, de Leonardo Cortez, contemplado pelo Proac peças inéditas; vencedor do Prêmio, Aplauso Brasil – júri popular como melhor dramaturgia e melhor elenco; indicada aos Prêmios: Shell – melhor autor; APCA – melhor autor e Qualidade Brasil – melhor direção, autor e ator. Em 2017 concebe e dirige “Diásporas”, contemplado com a Lei de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Em 2019, “Fronteira”, de Carla Kinzo no SESC Pinheiros; 2021, “Mais e Menos Dias”, contemplado com a Lei Aldir Blanc e dramaturgia selecionada e publicada no edital Cenas do Confinamento; em 2022 “Caro Kafka”, de Carla Kinzo e Marcos Gomes, contemplado com Proac espetáculo inédito Teatro Infantil e Jovem; “Tebas”, de Marcelo Lazzaratto, Prêmio Zé Renato e participou o Festival Internacional de Teatro – Mirada.

Também como diretor encenou, entre outras, “Por trás das flores”, de Samir Yazbek; “A Céu Aberto”, de Alexandra Moreira em Porto – Portugal; “O Outro Borges”, de Samir Yazbek indicado a 4 categorias do Prêmio Bibi Ferreira, melhor figurino, iluminação, atriz e autor; “Fragmentos”, inspirado na obra de Roland Barthes – estreia e temporada em Lisboa – Portugal; “A Menina e a Semente”; “Delirio a Dois”, de Eugene Ionescu; “Tectônicas”, de Samir Yazbek, vencedor do Edital Sesi, produções inéditas e vencedor do Prêmio Bibi Ferreira – melhor autor – e indicação de melhor cenografia e ator protagonista; “Comédias Furiosas”, de Leonardo Cortez; “O Dragão de Fogo”, de Cassio Pires, vencedor do Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem como melhor Espetáculo de 2017, e melhor ator coadjuvante; além de ter sido indicado nas categorias: melhor Direção, Figurino e Revelação; “Romeu Julieta 80”, de William Shakespeare, Proac Inédito e circulação; “Um Conto Infinito”, de Cassio Pires; “Cartas Libanesas”, de José Eduardo Vendramini indicado ao Premio Shell 2016 e APCA de melhor autor; “Maldito Benfício”, de Leonardo Cortez indicada ao Premio Shell, 2015 de Melhor Autor e Melhor Cenografia e ao Premio APCA 2015; “Ricardo III”, de William Shakespeare, vencedora do Prêmio Shell 2014 por Melhor Ator e do Prêmio Aplauso Brasil 2013 por Melhor Trilha Original e indicada a Melhor Atuação e Melhor Cenografia; “A Tempestade”, de William Shakespeare; “A Tragédia de Romeu e Julieta”, de William Shakespeare vencedora do Prémio Femsa 2010 de Melhor Produção; “Eldorado”, de Santiago Serrano, indicada ao Prêmio Shell 2009 de melhor ator; “O Homem a Besta e Virtude”, de Luigi Pirandello, indicada ao Prêmio Shell 2008 de melhor Cenário e Figurino; “A Entrevista”, de Samir Yazbek indicada ao Prêmio Shell 2005 de melhor atriz; “Esperando Godot”, de Samuel Beckett; “Chuva Pasmada”, adaptação de Cássio Pires da obra homônima de Mia Couto; “Terror e Miséria no 3º Reich”, de Bertolt Brecht, “Pai”, de Cristina Mutarelli, “O Rei dos Urubus” e “Rua do Medo”, de Leo Cortez; “Mal Necessário”, de Cássio Pires; “Enamorados”, adaptação de “Fragmentos de um Discurso Amoroso”, de Roland Barthes; “Noite de Reis” de William Shakespeare; “Comédia da Vaidade”, de Elias Canetti; “O Sonho”, de August Strindberg; “As Feiticeiras de Salém”, de Arthur Miller; “Intersecções: Peças Curtas de Harold Pinter”; e “A Morta”, de Oswald de Andrade.

Como Ator

Durante dez anos integrou a Cia. Razões Inversas sob direção de Marcio Aurélio onde participou como ator, entre outros, dos espetáculos: “A Bilha Quebrada”, de Kleist,

“Senhorita Else”, de Schnitzler, “Maligno Baal o Associal”, de Brecht e “A Arte de Comédia”, de Eduardo de Filippo. E em 2015, em “Filoctetes”, de Heiner Müller.

Em 2019, atua em “Cais-Oeste”, de Bernard Marie Koltés, direção do francês, Cyrill Desclés.

No ano de 2004, junto com a Boa Companhia de Campinas, atuou em “Josefina, a Cantora”, de Franz Kafka; 2008 em “Miranda e a Cidade”, de Almir Labaki; e em 2009 e 2010 atuou em “Tragicomédia de um Homem Misógino”, de Evaldo Mocarzel.

Áudio Visual

“Velha Roupa Colorida”, de Gabriel Alvim; “Escavando Tebas”: documentário sobre processo de criação do espetáculo Tebas; “Um olhar sobre mais e menos dias”: experiência áudio visual da dramaturgia inédita Mais e menos dias; “Fronteira”: experiência audiovisual do espetáculo no projeto “emcasacomosesc”; Cinema: “Albatroz”, de Daniel Augusto roteiro Bráulio Mantovani; “Amores Urbanos”, de Vera Egito; “Canção de Baal”, Helena Ignez; “Sob o Signo da Cidade”, de Carlos Alberto Ricceli e Bruna Lombardi

Como Iluminador:

“Tebas”; “Fragmentos”; “Caro Kafka”; “Mais e Menos Dias”; “Insônia”; Indicado a melhor Iluminador Prêmio APTR 2019 por “Ilhada em mim”; “Fronteira”, “Comédias Furiosas”; “Romeu e Julieta 80”; “Diásporas”; “O Dragão de Fogo”; “Tchekhov é um cogumelo”; “Um Conto Infinito”; “Sala dos Professores”; “O Jardim das Cerejeiras”, “Cartas Libanesas”, “Ilhada em Mim”, “O Livro da Grande Desordem e da Infinita Coerência”, “Maldito Beneficio”, “O Belo Indiferente”, “Do Jeito que Você Gosta”, “Estranho Familiar”, “Tragicomédia de um Homem Misógino”, “Chuva Pasmada”, “Eldorado”, “Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse”, “Amor de Improviso”, “A Tragédia de Romeu e Julieta”, “O Homem, a Besta e a Virtude”, “A Entrevista”, entre outros.

Como Cenógrafo:

“Tectônicas”; “Fronteira”; “Comedias Furiosas”; “O Jardim das Cerejeiras”; “Maldito Benefício”; “Eldorado”; “Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse”; Amor de Improviso”; entre outros.

Local

Unidade Pacaembu
Rua Armando Penteado, 311 – Pacaembu

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Escolha cursos em uma de nosas unidades OU online

Vivenciando o Teatro 60+
Shakespeare na Prática
Viewpoints
Danças Populares
Criação artística nas redes
Laboratório de produção de conteúdo
Contratos em Audiovisual e Publicidade
Direitos Autorais e Direito de Imagem
Ler e Atuar
Processos de criação da cena a partir de Henrik Ibsen
O Poder da Câmera
Atuação para TV e Cinema
Teatro para Executivos
Princípios da Interpretação para o Teatro
O Ritmo da Cena
Experiências Performativas No Território Da Realidade Virtual
Vivenciando o Teatro 60+
Do Texto ao Palco
Curso Livre de Teatro
Iniciação em Dublagem
Escrita para Teatro e Teatro Musical
Além do Figurino
Criação de imagem para Personagens
Audição para Musicais
Curso Preparatório
Oficina de Interpretação
Realismo Dramático
Comunicação Assertiva e Não Violenta
Afeto em Cena
ludicidade, arte e corpos na educação
Introdução a Palhaçaria
Teatro para Executivos
Vivenciando o Teatro
Criação de vídeos para as redes sociais,
Método Strasberg/Meisner e a Bioenergética de Alexander Lowen
Teatro para Executivos
Vivenciando o Teatro
Do Texto ao Palco
Teatro para Executivos
Produção Audiovisual
Vivenciando o Teatro
Icone WhatsApp