Estudos em Teatro Negro

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A PELE NEGRA – ESCOLA DE TEATRO(S) PRETO(S) é um coletivo que reúne professores, artistas e pesquisadores de teatro e dança negras que realizaram o espetáculo Pele Negra, Máscaras Brancas (a segunda montagem da Companhia de Teatro da UFBA exclusivamente com elenco e técnica totalmente negra. A primeira, foi Gusmão – o Anjo Negro e sua Legião) a partir das discussões e proposições do I Fórum Negro de Artes Cênicas organizado por estudantes da Escola de Teatro na luta pela igualdade racial na universidade. Participam também professores, artistas e pesquisadores que se aproximaram pela afinidade com as ações propostas pelo coletivo.

A Pele Negra – Escola de Teatros Pretos, em parceria com a Escola de Artes Célia Helena e co-realização com o Instituto Artivista, está organizando o Módulo VII dos Estudos em Teatro Preto, com o tema “TEATRO PARA ERÊS E IBEJIS”, com produções voltadas para a infância e juventude, contribuindo diretamente para uma educação antirracista.

Neste módulo, queremos conversar com artistas pretas, pretos e pretes que dedicam seus trabalhos para as criancas e adolescentes negras contribuindo diretamente para uma educação antirracista.

Entendendo que há diferentes modos de produção, técnicas, linguagens, recursos e propostas estéticas para se comunicar com este público, buscamos fortalecer e ampliar estes encontros traçando um panorama nacional, onde abre-se diálogo com companhias, grupos, elencos e artistas independentes negres atuante e seus trabalhos cênicos voltados para o público infanto-juvenil.

Pretendemos falar sobre obras que utilizam ou utilizaram técnicas e/ou conteudos que:

  • Adaptaram para a cena textos literários infantis;
  • Fizeram releituras do Teatro Infantil adaptando pata crianças negras;
  • Narram a história do povo afro-diaspóricas;
  • Trabalham com a contação de histórias pretas;
  • Realizam Musicais Infantis pretos;
  • Atuam com Formas Animadas;
  • Desenvolveram danças dramáticas, danca-teatro e perfomances;
  • Trabalhos de circo –e/ou Palhaçaria preta;
  • Desenvolveram espetáculos em escolas implantando a Lei 10.639;
  • Falem da ancestralidade e das culturas religiosas afro-brasileiras, dentre outros.

Período dos Encontros: 07/08 até 30/10.

MAPEAMENTO DAS PERFORMANCES NEGRAS PARA ERÊS E IBEJIS

MÓDULO V – ANCESTRALIDADES MÍTICAS – apresentações e representações,  realizada em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)- Campus Diamantina e tem como tema central espetáculos de Performance, Dança e Teatro que tenham como mote as Divindades (Inkisses, Voduns e Orixás) Encantados (Caboclos e Caboclas) e Entidades ou Ancestrais urbanos (Pretas e Pretos Velhos, Padilhas, Pomba-giras, Seu Zé Pelintra, Seu Tranca Rua) que configuram a nossa ANCESTRALIDADE MÍTICA NEGRA, contou a participação de atuantes, diretores e dramaturgues que encenaram este tema em suas montagens teatrais, este módulo contou com a parceria da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – Brasília.

No módulo VI, falaremos sobre a PRODUÇÃO CULTURAL PRETA, que tem como propósito discutir a produção cultural construída e executada por pessoas pretas, como forma de delimitar um modelo próprio de produção de artes cênicas com base nos valores afrocentrados, buscando reativar a humanidade coletiva através da ancestralidade, comunidade e trabalho, resultando em teatro(s) negro(s). Serão traçados diálogos que promoverão compreensões, estratégias e técnicas de produção a partir do nosso marco civilizatório, buscando a sustentabilidade e continuidade de nossas artes. Para o desenvolvimento deste módulo contamos com a parceria do Célia Helena Centro de Artes e Educação e da Universidade Federal da Bahia.

Calendário 1º semestre de 2023

  • 20/03: Lançamento do projeto
  • 27/03: Live de 15 minutos no Instagram
  • 03/04: Live no YouTube e Facebok
  • 10/04: Início do curso – Emoriô de Abertura no YouTube e Facebok, às 19h
  • 12/06: Emoriô de encerramento fim do curso

III MÓDULO – promoveu uma série de encontros com artistas, pesquisadorxs e performers sobre o tema Performance Negra. Este módulo tem como ponto de partida o levantamento de entendimentos sobre o que é PERFORMANCE: Estudos da Presença, expressão negra, modos de fazer negros, estratégias de resistência e celebração críticas através do corpo, produção de acontecimentos que friccionam e instauram novas experiências, comportamentos restaurados. A partir disso, conhecemos os trabalhos de artistas do corpo e da presença, com obras que perpassam as artes visuais, a dança, o  audiovisual e a cena

 

II MÓDULO – Focado no ESPETÁCULO NEGRO, tendo como eixo temático o espetáculo e seus procedimentos artísticos como pedagogias do ensino do teatro. Assim fazemos por entendermos que a produção de um espetáculo teatral (desde a elaboração do seu projeto, passando pela seleção de elenco, definição de texto ou tema, encenação, técnicas, apresentações públicas e desprodução) pode ser sistematizada como um percurso de produção de conhecimentos tanto teórico quanto práticos, além de contribuir para a criação de novas tecnologias, contou com 10 encontros de 2 horas cada, onde artistas entrevistarão artistas sobre o processo de construção e desconstrução de seus espetáculos, dificuldades, desafios e apontamentos do teatro negro no Brasil.

I MÓDULO – Apresentação de diferentes Perspectivas e Abordagens teóricas sobre o estudo e a prática do Teatro Negro, Produção e a Performance Negra. Foram 32 aulas-conferência online proferidas por artistas, pesquisadoras, docentes, técnicos e técnicas convidades do Brasil e do exterior transmitidas para mais de 2500 inscrites pelo canal do curso na plataforma do YouTube. Foram utilizados outros recursos das novas TICs-Tecnologias de Dados da Informação e Comunicação onde os materiais didático-pedagógicos e as referências bibliográficas de cada encontro foram depositadas nas salas-de-aula virtuais, onde tanto estudantes quanto professores puderam acessar e dar continuidade aos seus estudos e pesquisas. 

MEMÓRIA

A PELE NEGRA – ESCOLA DE TEATRO(S) PRETO(S) é um coletivo que reúne professores, artistas e pesquisadores de teatro e dança negras que realizaram o espetáculo Pele Negra, Máscaras Brancas (a segunda montagem da Companhia de Teatro da UFBA exclusivamente com elenco e técnica totalmente negra. A primeira, foi Gusmão – o Anjo Negro e sua Legião) a partir das discussões e proposições do I Fórum Negro de Artes Cênicas organizado por estudantes da Escola de Teatro na luta pela igualdade racial na universidade. Participam também professores, artistas e pesquisadores que se aproximaram pela afinidade com as ações propostas pelo coletivo.

Devido ao afastamento físico provocado pela pandemia da COVID-19 e às violências sofridas pelos corpos negros durante a mesma, a PELE NEGRA – ESCOLA DE TEATRO PRETO antecipou sua inauguração da sede física e realizou, nos meses de abril, maio e junho de 2020, o primeiro módulo do curso ESTUDOS EM TEATRO NEGRO com o objetivo de contribuir na manutenção da saúde mental das pessoas negras em diálogo com as produções acadêmicas e o desenvolvimento científico sobre as artes do corpo nesta modalidade teatral, os todos os módulos foram realizados em parceria a parceria da Escola de Teatro da UFBA, mas a partir do quarto tivemos luxuosas parcerias com Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, no quinto com Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)- Campus Diamantina e neste sexto contaremos com a Célia Helena Centro de Artes e Educação. Parcerias estas que demonstram nosso compromisso em dialogar e capilarizar os debates sobre artes negras no Brasil, entendendo a sua diversidade e colaborando com estas instituições no combate ao racismo estrutural.

Todas as aulas dos módulos dos ESTUDOS EM TEATRO NEGRO estão disponíveis, gratuitamente, no canal do curso no YouTube.

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