Laboratório de Criação em Teatro Musical Módulo 2 | Escola de Teatro Célia Helena
Artistas expoentes da cena do teatro musical, JUNTOS NA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DESSA LINGUAGEM
Uma imersão no processo de estudo e concepção em teatro musical

O LABORATÓRIO

DE CRIAÇÃO

EM TEATRO

MUSICAL

Reúne grandes artistas do teatro musical para uma jornada criativa e inovadora, inédita no Brasil. Ao longo de quatro módulos, você terá a chance de desenvolver habilidades essenciais para atuar no mercado de teatro musical, combinando prática e teoria de maneira envolvente que o preparará para o mercado de trabalho. Este projeto reflete o compromisso do Célia Helena, que há mais de 46 anos valoriza a experiência profissional e a formação pedagógica de alto nível.
O laboratório foi especialmente concebido para atender atores e atrizes profissionais e também estudantes das artes cênicas em formação.

Esta iniciativa proporciona um ambiente colaborativo e profissional, onde você pode aprimorar suas habilidades existentes e adquirir experiência prática no dinâmico mundo do teatro musical.

PARA

QUEM É O

laboratório?

SEGUNDO MÓDULO:

Teatro

Musical

Norte-Americano

O Segundo Módulo é dedicado ao estudo e prática do teatro musical norte-americano. Durante quatro meses, você participará de aulas focadas em interpretação, canto e dança, além de explorar a história e as teorias que fundamentam este gênero tão influente. O grande destaque será o Showcase, onde você irá demonstrar suas habilidades apresentando números musicais de grandes espetáculos da Broadway diante de uma plateia.

O QUE

VOCÊ VAI

APRENDER:

  • Interpretação e Encenação com Kleber Montanheiro, diretor premiado.
  • Performance Vocal e Direção Musical com Guilherme Terra, especialista em musicais.
  • Técnica Vocal e Canto com Guilherme Leal, preparador vocal experiente.
  • Técnicas de Dança e Coreografia com Leilane Teles, renomada coreógrafa e bailarina.
  • Teoria e Prática do Teatro Musical Norte-Americano com João Victor Silva, ator e pesquisador.
O curso é ministrado por um time de artistas renomados no campo do teatro musical, com vasta experiência e conhecimento no setor, proporcionando aos participantes uma orientação de alta qualidade e insights valiosos.

TIME DE

artistas

Renomados

CORPO

DOCENTE

Corpo docente experiente e reconhecido em sua área de atuação.

Kleber Montanheiro

Diretor de grandes produções como "Ópera do Malandro" e "Cabaret"

Saiba Mais

Multiartista com 30 anos de carreira, é diretor cênico, cenógrafo, figurinista, iluminador e artista visual em expografia. Indicado a mais de 25 prêmios (FEMSA, APCA, Shell, Prêmio Bibi Ferreira e Prêmio DID – Destaque Imprensa Digital) em diversas categorias, foi contemplado pela maioria delas. Destacam-se em sua direção espetáculos como Ópera do Malandro, de Chico Buarque de Holanda; Carmen, a Grande Pequena Notável, de Heloísa Seixas e Júlia Romeu; Nossos Ossos, do livro homônimo de Marcelino Freire e Tatuagem, um musical adaptado do filme de Hilton Lacerda, da qual recebeu diversas indicações ao prêmio Bibi Ferreira e venceu o prêmio APCA como melhor diretor. Por Carmen, a Grande Pequena Notável, recebeu o Prêmio São Paulo de melhor figurino. Foi indicado ao prêmio DID – Destaque Imprensa Digital como melhor diretor pelo espetáculo musical Tatuagem. Dirigiu, concebeu, criou cenografia e figurinos do musical da Broadway Cabaret, de John Kander e Fred Ebb, que atualmente cumpre temporada no 033 Rooftop, do Teatro Santander – SP.

Guilherme Terra

Diretor musical premiado, com trabalhos em "Marrom - O Musical" e "Hebe - O Musical"

Saiba Mais

Formado em piano pelo Conservatório Dr. Gomes Cardim, bacharel em Composição e Regência pela UNESP, integra a cena paulistana desde 2004, quando estreou em Comunità, sob direção de Jarbas Homem de Mello e Marconi Araújo. Entre seus trabalhos, destacam-se: Vingança, texto de Anna Toledo, com direção de André Dias, como diretor musical, arranjador, pianista-regente e ator-cantor – Prêmio Bibi Ferreira de Melhor direção musical. Crazy for you, dirigido por José Possi Neto e Marconi Araújo, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, como pianista e segundo regente – Prêmio Bibi Ferreira de Melhor espetáculo; Cartola, sob direção de Roberto Lage e Rildo Hora com Flávio Bauraqui, Virgínia Rosa e Adriana Lessa, como diretor musical assistente, arranjador e pianista-regente – Prêmio Bibi Ferreira de Melhor espetáculo Jurí Popular; Hebe – O Musical sob direção de Miguel Falabella e Daniel Rocha, estrelando Débora Reis, como diretor musical assistente, arranjador assistente e pianista-regente – Prêmio Bibi Ferreira de Melhor arranjo original; Conserto para dois, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Melo, como diretor musical assistente, arranjador e ator-cantor-pianista – Prêmio Bibi Ferreira de Melhor melhor musical brasileiro; Marrom, O Musical, criação e direção de Miguel Falabella, como diretor musical, arranjador e pianista-regente, vencedor do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor arranjo original. Atualmente está em cartaz com Tarsila, a brasileira, sob direção de José Possi Neto, estrelando Claudia Raia, no qual assina a direção musical, arranjos e a composição de parte das canções.

Guilherme Leal

Ator e preparador vocal, com participações em "O Rei Leão" e "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate"

Saiba Mais

Ator e músico, Bacharel em música pela Universidade Cruzeiro do Sul, formado em regência coral pela Escola Técnica Estadual de Artes, com especialização em condução de coro pela University of North Carolina – Chapel Hill e especializado em produção musical pela Berklee College of Music, Valência-Espanha. Estudou teatro musical no Pearl Studios em New York. Indicado ao prêmio Bibi Ferreira 2022 na categoria de melhor ator coadjuvante por “Charlie e a fantástica fábrica de chocolate”. Esteve também nos espetáculos “O Rei Leão”, “RENT”, “Castelo Rá-Tim-Bum o musical”, “Musical Popular Brasileiro”, “Natasha, Pierre e o grande cometa de 1812”, “Escola do Rock”, “Sweeney Todd”, “Evita Open Air”, “Once”, “Uma Linda Mulher” e atualmente faz parte do elenco de “Clara Nunes – A tal guerreira” e a partir de outubro em “Ursinho Pooh”, da Disney. Paralelo aos palcos é vocal coach e também dublador. Compositor e arranjador vocal de “Mundaréu de mim”, assinou a trilha sonora dos espetáculo “Entre Franciscos – O santo e o Papa”, “Pássaro na gaiola”, direção musical e arranjos originais de “Uma vida ao som de Carole King”, “Como é que se diz eu te amo ao som de Legião Urbana”, “It’s me Elton” entre outros.

João Victor Silva

Ator e pesquisador, com experiência no teatro musical brasileiro e norte-americano

Saiba Mais

Ator, roteirista, pesquisador. Bacharel em Letras, mestre e doutorando em Dramaturgia pela FFLCH – USP, e ator pelo Teatro Escola Célia Helena (TECH). Iniciou sua carreira como ator no musical O Rei e Eu, dirigido por Jorge Takla, em 2010. Trabalhou no acampamento de teatro musical French Woods Festival, em Nova Iorque, entre 2016 e 2017. No cinema, seus principais trabalhos incluem os curtas-metragens “LUPI” (2021), em que assinou o roteiro, e “Chica” (2025), em que assina roteiro e co-direção. Participou do Núcleo Musical da Cia. do Tijolo e é membro da Cia. da Revista. Como ator, seus últimos trabalhos incluem os musicais Hoje É Dia de Maria e Nossos Ossos, e o curta-metragem Ainda Estamos Aqui. Foi provocador criativo da peça Olha Que Bonita Era e assistente de direção dos musicais Carmen, a Pequena Grande Notável e do premiado Tatuagem. Recentemente, participou do musical Cabaret, como assistente criativo e, atualmente, dedica-se a uma pesquisa de Doutorado na USP, em que investiga as relações entre o teatro musical americano e o teatro de revista brasileiro.

Leilane Teles

Coreógrafa de "O Rei Leão" e "Donna Summer - O Musical"

Saiba Mais

Bailarina, coreógrafa, atriz e cantora, natural de Salvador, com mais de 16 anos de carreira. Leilane Teles formou na Escola de Dança da Funceb, na Bahia e em Ballet Clássico pela Royal Academy of dance. Iniciou sua trajetória artística na Companhia de Dança Contemporânea Balé Jovem de Salvador, participou da residência artística no “Arsenale della danza” na Itália, dirigida e idealizada por Ismael Ivo, integrou por um período a cia “Brazzdance” em Miami (EUA). No teatro esteve em grandes espetáculos musicais no Brasil e no exterior como “O Rei Leão”, “Escola do Rock”, “Donna Summer Musical”, “Marrom, o musical”, “Chacrinha, o Musical”, “Musical Popular Brasileiro”, “Vamp, o Musical”, “Clara Nunes, a Tal Guerreira” e no exterior “Voices of the Amazon”, que teve sua montagem em Londres e realizou tour pela Europa e Ásia. Estreou como coreógrafa em uma das maiores companhias de dança no País, sua primeira obra para a São Paulo cia de Dança acontece em 2021 e foi intitulada “UMBÓ”, que foi indicada ao prêmio APCA na categoria “criação”, e em 2024 estreia “Autorretrato”, sua segunda grande criação. Como arte-educadora foi docente convidada em dois semestres no curso de formação em Dança da São Paulo Escola de Dança, no primeiro como artista mediadora, e no segundo como coreógrafa em um processo de criação/experimentação relacionado ao mercado de trabalho. Ministrou três oficinas no curso de extensão da São Paulo Escola de Teatro, onde desenvolveu sua pesquisa de investigação do corpo/movimento, voltada para artistas de diferentes vertentes.

Kleber Montanheiro

Diretor de grandes produções como "Ópera do Malandro" e "Cabaret"
Multiartista com 30 anos de carreira, é diretor cênico, cenógrafo, figurinista, iluminador e artista visual em expografia. Indicado a mais de 25 prêmios (FEMSA, APCA, Shell, Prêmio Bibi Ferreira e Prêmio DID - Destaque Imprensa Digital) em diversas categorias, foi contemplado pela maioria delas. Destacam-se em sua direção espetáculos como Ópera do Malandro, de Chico Buarque de Holanda; Carmen, a Grande Pequena Notável, de Heloísa Seixas e Júlia Romeu; Nossos Ossos, do livro homônimo de Marcelino Freire e Tatuagem, um musical adaptado do filme de Hilton Lacerda, da qual recebeu diversas indicações ao prêmio Bibi Ferreira e venceu o prêmio APCA como melhor diretor. Por Carmen, a Grande Pequena Notável, recebeu o Prêmio São Paulo de melhor figurino. Foi indicado ao prêmio DID - Destaque Imprensa Digital como melhor diretor pelo espetáculo musical Tatuagem. Dirigiu, concebeu, criou cenografia e figurinos do musical da Broadway Cabaret, de John Kander e Fred Ebb, que atualmente cumpre temporada no 033 Rooftop, do Teatro Santander - SP.

Guilherme Terra

Diretor musical premiado, com trabalhos em "Marrom - O Musical" e "Hebe - O Musical"
Formado em piano pelo Conservatório Dr. Gomes Cardim, bacharel em Composição e Regência pela UNESP, integra a cena paulistana desde 2004, quando estreou em Comunità, sob direção de Jarbas Homem de Mello e Marconi Araújo. Entre seus trabalhos, destacam-se: Vingança, texto de Anna Toledo, com direção de André Dias, como diretor musical, arranjador, pianista-regente e ator-cantor - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor direção musical. Crazy for you, dirigido por José Possi Neto e Marconi Araújo, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, como pianista e segundo regente - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor espetáculo; Cartola, sob direção de Roberto Lage e Rildo Hora com Flávio Bauraqui, Virgínia Rosa e Adriana Lessa, como diretor musical assistente, arranjador e pianista-regente - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor espetáculo Jurí Popular; Hebe - O Musical sob direção de Miguel Falabella e Daniel Rocha, estrelando Débora Reis, como diretor musical assistente, arranjador assistente e pianista-regente - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor arranjo original; Conserto para dois, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Melo, como diretor musical assistente, arranjador e ator-cantor-pianista - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor melhor musical brasileiro; Marrom, O Musical, criação e direção de Miguel Falabella, como diretor musical, arranjador e pianista-regente, vencedor do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor arranjo original. Atualmente está em cartaz com Tarsila, a brasileira, sob direção de José Possi Neto, estrelando Claudia Raia, no qual assina a direção musical, arranjos e a composição de parte das canções.

Guilherme Leal

Ator e preparador vocal, com participações em "O Rei Leão" e "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate"
Ator e músico, Bacharel em música pela Universidade Cruzeiro do Sul, formado em regência coral pela Escola Técnica Estadual de Artes, com especialização em condução de coro pela University of North Carolina - Chapel Hill e especializado em produção musical pela Berklee College of Music, Valência-Espanha. Estudou teatro musical no Pearl Studios em New York. Indicado ao prêmio Bibi Ferreira 2022 na categoria de melhor ator coadjuvante por "Charlie e a fantástica fábrica de chocolate". Esteve também nos espetáculos "O Rei Leão", "RENT", "Castelo Rá-Tim-Bum o musical", "Musical Popular Brasileiro", "Natasha, Pierre e o grande cometa de 1812", "Escola do Rock", "Sweeney Todd", "Evita Open Air", "Once", "Uma Linda Mulher" e atualmente faz parte do elenco de “Clara Nunes - A tal guerreira” e a partir de outubro em “Ursinho Pooh”, da Disney. Paralelo aos palcos é vocal coach e também dublador. Compositor e arranjador vocal de "Mundaréu de mim", assinou a trilha sonora dos espetáculo “Entre Franciscos - O santo e o Papa”, “Pássaro na gaiola”, direção musical e arranjos originais de “Uma vida ao som de Carole King”, “Como é que se diz eu te amo ao som de Legião Urbana”, “It’s me Elton” entre outros.

João Victor Silva

Ator e pesquisador, com experiência no teatro musical brasileiro e norte-americano
Ator, roteirista, pesquisador. Bacharel em Letras, mestre e doutorando em Dramaturgia pela FFLCH - USP, e ator pelo Teatro Escola Célia Helena (TECH). Iniciou sua carreira como ator no musical O Rei e Eu, dirigido por Jorge Takla, em 2010. Trabalhou no acampamento de teatro musical French Woods Festival, em Nova Iorque, entre 2016 e 2017. No cinema, seus principais trabalhos incluem os curtas-metragens “LUPI” (2021), em que assinou o roteiro, e “Chica” (2025), em que assina roteiro e co-direção. Participou do Núcleo Musical da Cia. do Tijolo e é membro da Cia. da Revista. Como ator, seus últimos trabalhos incluem os musicais Hoje É Dia de Maria e Nossos Ossos, e o curta-metragem Ainda Estamos Aqui. Foi provocador criativo da peça Olha Que Bonita Era e assistente de direção dos musicais Carmen, a Pequena Grande Notável e do premiado Tatuagem. Recentemente, participou do musical Cabaret, como assistente criativo e, atualmente, dedica-se a uma pesquisa de Doutorado na USP, em que investiga as relações entre o teatro musical americano e o teatro de revista brasileiro.

Leilane Teles

Coreógrafa de "O Rei Leão" e "Donna Summer - O Musical"
Bailarina, coreógrafa, atriz e cantora, natural de Salvador, com mais de 16 anos de carreira. Leilane Teles formou na Escola de Dança da Funceb, na Bahia e em Ballet Clássico pela Royal Academy of dance. Iniciou sua trajetória artística na Companhia de Dança Contemporânea Balé Jovem de Salvador, participou da residência artística no “Arsenale della danza” na Itália, dirigida e idealizada por Ismael Ivo, integrou por um período a cia “Brazzdance” em Miami (EUA). No teatro esteve em grandes espetáculos musicais no Brasil e no exterior como “O Rei Leão”, “Escola do Rock”, “Donna Summer Musical”, “Marrom, o musical”, “Chacrinha, o Musical”, “Musical Popular Brasileiro”, “Vamp, o Musical”, “Clara Nunes, a Tal Guerreira” e no exterior “Voices of the Amazon”, que teve sua montagem em Londres e realizou tour pela Europa e Ásia. Estreou como coreógrafa em uma das maiores companhias de dança no País, sua primeira obra para a São Paulo cia de Dança acontece em 2021 e foi intitulada “UMBÓ”, que foi indicada ao prêmio APCA na categoria “criação”, e em 2024 estreia “Autorretrato”, sua segunda grande criação. Como arte-educadora foi docente convidada em dois semestres no curso de formação em Dança da São Paulo Escola de Dança, no primeiro como artista mediadora, e no segundo como coreógrafa em um processo de criação/experimentação relacionado ao mercado de trabalho. Ministrou três oficinas no curso de extensão da São Paulo Escola de Teatro, onde desenvolveu sua pesquisa de investigação do corpo/movimento, voltada para artistas de diferentes vertentes.

PROCESSO

SELETIVO

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição e enviar um vídeo de até 1 minuto, cantando uma música que reflita sua personalidade vocal. O vídeo deve estar disponível no YouTube ou Vimeo.
VAGAS DISPONÍVEIS: Serão selecionadas até 25 pessoas para integrar este projeto exclusivo.
PERÍODO: 16 de outubro de 2024 a 30 de janeiro de 2025.
APRESENTAÇÕES FINAIS: 01 e 02 de fevereiro de 2025, no Teatro do Célia.
DIAS E HORÁRIOS: Terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.
LOCAL: Rua Armando Penteado, 311 – Pacaembu, São Paulo.

investimento

8x R$1.188,00
no cartão ou
6x R$1.584,00
(1ª parcela à vista via PIX
+ 5 parcelas no boleto).
À Vista: 5% de desconto.
Entre em contato para mais informações sobre formas de pagamento e condições especiais.
No Módulo I, os participantes mergulharam na criação de um musical original brasileiro, explorando todo o processo criativo desde a concepção até a apresentação final.

SAIBA

COMO FOI

O MÓDULO 1

Confira abaixo alguns depoimentos dos alunos que fizeram parte dessa experiência única, além de cenas e textos da peça apresentada.
Icone WhatsApp