Laboratório de Criação em Teatro Musical | Escola de Teatro Célia Helena
Artistas expoentes da cena do teatro musical, juntos no desenvolvimento de uma criação autoral
Uma imersão no processo de concepção de uma obra original em teatro musical
Nasce de um desejo de reunir artistas expoentes do teatro musical em um processo de criação inédito no Brasil. Trata-se de um projeto inovador e pioneiro, que se orienta por quatro módulos temáticos, que visam suprir demandas específicas do mercado de trabalho em teatro musical, entrelaçando princípios que o Célia Helena cultiva há 46 anos: experiência profissional qualificada e sólida formação pedagógica.

O LABORATÓRIO

DE CRIAÇÃO

EM TEATRO

MUSICAL

PRIMEIRO MÓDULO:

Montagem de teatro musical

com dramaturgia

original

Destina-se à criação de uma dramaturgia original a partir de um processo de investigação e criação dramatúrgica, conduzido por uma equipe criativa, com apresentações ao final do curso. Com curadoria feita pelo Célia Helena, a equipe é composta por Kleber Montanheiro, Vitor Rocha, Guilherme Terra, Tutu Morasi, Marcello Boffat e João Victor Silva, artistas que se unem para trabalhar juntos pela primeira vez. O laboratório foi especialmente concebido para atores e atrizes profissionais e, também, estudantes das artes da cena em formação, que buscam aprimorar habilidades específicas exigidas na área do teatro musical.

investimento

Apenas 8 parcelas no cartão de R$1.188,00

ou
6x no boleto (1ª parcela a vista no pix + 5 parcelas de R$1.584,00 no boleto)
5% de desconto à vista
Saiba um pouco mais sobre a estrutura do Laboratório sob coordenaçao de Nani de Oliveira, Karina Almeida e Luah Guimarãez.
Ao participar desta imersão, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades em diversas áreas essenciais para o teatro musical, incluindo interpretação, canto, dança, escrita dramatúrgica e performance vocal. Com orientação direta de especialistas renomados, você expandirá seu conhecimento e experiência de forma abrangente, preparando-se melhor para os desafios do mercado de trabalho no campo do teatro musical.

DESENVOLVIMENTO

PROFISSIONAL

ABRANGENTE

Um dos principais destaques desta imersão é a oportunidade de participar ativamente da criação de uma dramaturgia original. Sob a orientação de especialistas em escrita dramatúrgica e direção, os participantes terão a chance de explorar sua criatividade e contribuir para a concepção e desenvolvimento de uma peça única e inovadora. Além de oferecer uma experiência gratificante e desafiadora, essa oportunidade também pode ser uma fonte de orgulho profissional, já que os participantes verão seu trabalho ganhar vida no palco ao final do curso.

CRIAÇÃO

DE UMA

DRAMATURGIA

ORIGINAL

O curso é ministrado por um time de artistas renomados no campo do teatro musical, com vasta experiência e conhecimento no setor, proporcionando aos participantes uma orientação de alta qualidade e insights valiosos.

TIME DE

artistas

Renomados

CORPO

DOCENTE

Corpo docente experiente e reconhecido em sua área de atuação.

Kleber Montanheiro

Direção
Multiartista com 30 anos de carreira, é diretor cênico, cenógrafo, figurinista, iluminador e artista visual em expografia. Indicado a mais de 25 prêmios (FEMSA, APCA, Shell, Prêmio Bibi Ferreira e Prêmio DID - Destaque Imprensa Digital) em diversas categorias, foi contemplado pela maioria delas. Destacam-se em sua direção espetáculos como Ópera do Malandro, de Chico Buarque de Holanda; Carmen, a Grande Pequena Notável, de Heloísa Seixas e Júlia Romeu; Nossos Ossos, do livro homônimo de Marcelino Freire e Tatuagem, um musical adaptado do filme de Hilton Lacerda, da qual recebeu diversas indicações ao prêmio Bibi Ferreira e venceu o prêmio APCA como melhor diretor. Por Carmen, a Grande Pequena Notável, recebeu o Prêmio São Paulo de melhor figurino. Foi indicado ao prêmio DID - Destaque Imprensa Digital como melhor diretor pelo espetáculo musical Tatuagem. Dirigiu, concebeu, criou cenografia e figurinos do musical da Broadway Cabaret, de John Kander e Fred Ebb, que atualmente cumpre temporada no 033 Rooftop, do Teatro Santander - SP.

Vitor Rocha

Dramaturgia Original
Ator, diretor, dublador, dramaturgo e produtor, eleito pela Forbes Under 30, em 2019, um dos 90 jovens mais promissores e bem sucedidos do país, por seu trabalho à frente do teatro musical brasileiro. Escreveu, atuou e dirigiu Cargas D'Água - Um Musical de Bolso, espetáculo que lhe rendeu diversas indicações, além de montagens em Londres no Off- West End e Nova York na Off-Off-Broadway, consagrando-o como o primeiro autor a receber um Prêmio Bibi Ferreira, na categoria revelação. Coleciona mais de 24 indicações e 6 conquistas em prêmios de teatro e de literatura, em categorias distintas. Também atuou, escreveu e produziu Se Essa Lua Fosse Minha, O Mágico Di Ó, Bom Dia Sem Companhia e, o mais recente, Mundaréu de Mim. O musical Bom Dia Sem Companhia, dirigido por Alonso Barros, e Mundaréu de Mim, dirigido por Duda Maia, lhe renderam o Prêmio Destaque Imprensa de roteiro original. Para além dos palcos, suas dramaturgias já ganharam as páginas dos livros e receberam selos dos principais prêmios da literatura, uma delas, inclusive, foi selecionada para integrar o Plano Nacional do Livro Didático e faz parte das bibliotecas de escolas por todo o Brasil.

Guilherme Terra

Direção Musical
Formado em piano pelo Conservatório Dr. Gomes Cardim, bacharel em Composição e Regência pela UNESP, integra a cena paulistana desde 2004, quando estreou em Comunità, sob direção de Jarbas Homem de Mello e Marconi Araújo. Entre seus trabalhos, destacam-se: Vingança, texto de Anna Toledo, com direção de André Dias, como diretor musical, arranjador, pianista-regente e ator-cantor - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor direção musical. Crazy for you, dirigido por José Possi Neto e Marconi Araújo, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, como pianista e segundo regente - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor espetáculo; Cartola, sob direção de Roberto Lage e Rildo Hora com Flávio Bauraqui, Virgínia Rosa e Adriana Lessa, como diretor musical assistente, arranjador e pianista-regente - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor espetáculo Jurí Popular; Hebe - O Musical sob direção de Miguel Falabella e Daniel Rocha, estrelando Débora Reis, como diretor musical assistente, arranjador assistente e pianista-regente - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor arranjo original; Conserto para dois, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Melo, como diretor musical assistente, arranjador e ator-cantor-pianista - Prêmio Bibi Ferreira de Melhor melhor musical brasileiro; Marrom, O Musical, criação e direção de Miguel Falabella, como diretor musical, arranjador e pianista-regente, vencedor do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor arranjo original. Atualmente está em cartaz com Tarsila, a brasileira, sob direção de José Possi Neto, estrelando Claudia Raia, no qual assina a direção musical, arranjos e a composição de parte das canções.

Tutu Morasi

Dança e Composição Coreográfica
Artista formado em Dança pela UNICAMP, desenvolve sua carreira através do movimento como Bailarino, Coreógrafo, Diretor e Educador. Já trabalhou com diversos grupos, escolas e companhias por todo o Brasil, atuando principalmente nas áreas do Jazz, Sapateado Americano, Dança Contemporânea, Dança a Dois e diversos projetos artísticos. No Teatro Musical, já esteve em cena com peças como Wicked, Aparecida, Zorro e Chicago. Como educador, desenvolve um trabalho de sistematização de toda sua experiência em dança e preparação corporal, misturando diversas linguagens e metodologias para criar a melhor forma de acesso, apreensão e potencialização dos estudantes e profissionais das áreas da cena. Como coreógrafo, já esteve responsável pelos musicais O Guarda Costas, Heathers e O Bem Amado no Brasil, além de ter sido assistente nas peças Cantando na Chuva e Madagascar. Foi professor e coreógrafo das 5 temporadas do reality show Dancing Brasil, na Record TV.

Marcello Boffat

Técnica Vocal e Canto
Fundador do projeto Voz Para Quem Precisa, destinado à pesquisa e pedagogia de estudos vocais performáticos. É filósofo, ator, cantor, professor de canto e preparador vocal em teatro, ópera, televisão e cinema e teatro musical. Construiu uma abordagem peculiar para a preparação pedagógica de artistas, visando a melhoria da performance musical/cênica, unindo seu trabalho como performer à pesquisa incessante da voz como manifestação de um corpo físico consciente, vivo e atuante e às diversas possibilidades da vocalidades quando desdobradas no uso de diferentes técnicas vocais para a obtenção de novos timbres, sons e possibilidades vocais/musicais. A diversidade de seu trabalho abrange desde o trabalho com povos originários indígenas da floresta amazônica, trabalhos para Disneyplus, Netflix , TV Globo, SBT, TV Cultura e institutos internacionais de cultura e arte.

João Victor Silva

Teoria e Prática em Teatro Musical e Assistência de Direção
Ator, roteirista, pesquisador. Bacharel em Letras, mestre e doutorando em Dramaturgia pela FFLCH - USP, e ator pelo Teatro Escola Célia Helena (TECH). Iniciou sua carreira como ator no musical O Rei e Eu, dirigido por Jorge Takla, em 2010. Trabalhou no acampamento de teatro musical French Woods Festival, em Nova Iorque, entre 2016 e 2017. No cinema, seus principais trabalhos incluem os curtas-metragens “LUPI” (2021), em que assinou o roteiro, e “Chica” (2025), em que assina roteiro e co-direção. Participou do Núcleo Musical da Cia. do Tijolo e é membro da Cia. da Revista. Como ator, seus últimos trabalhos incluem os musicais Hoje É Dia de Maria e Nossos Ossos, e o curta-metragem Ainda Estamos Aqui. Foi provocador criativo da peça Olha Que Bonita Era e assistente de direção dos musicais Carmen, a Pequena Grande Notável e do premiado Tatuagem. Recentemente, participou do musical Cabaret, como assistente criativo e, atualmente, dedica-se a uma pesquisa de Doutorado na USP, em que investiga as relações entre o teatro musical americano e o teatro de revista brasileiro.
E ainda tem uma oportunicade única e exclusiva:

Masterclass

Com três renomados profissionais do teatro musical: Cláudia Raia, Jarbas Homem de Mello e o Diretor musical e também professor do Laboratório Guilherme Terra.

A partir do processo de criação dos espetáculos "Conserto para Dois" e "Tarsila, a Brasileira", Cláudia, Jarbas e Guilherme irão compartilhar suas experiências e perspectivas sobre temas essenciais, incluindo concepção, produção, dramaturgia, composição musical, encenação e coreografia.

O laboratório

foi especialmente

concebido

para

Atender tanto a atores e atrizes profissionais quanto a estudantes das artes cênicas em formação. Esta iniciativa proporciona um ambiente colaborativo e profissional, onde os profissionais podem aprimorar suas habilidades já existentes e os estudantes têm a oportunidade de adquirir experiência prática no dinâmico mundo do teatro musical.
Laboratório dedicado à pesquisa na linguagem do teatro musical brasileiro, integrando canto, dança e interpretação. A experiência de criação é o centro do projeto, oferecendo a você aulas específicas de interpretação direcionada para a linguagem do teatro musical, impulsionando o aprimoramento de habilidades exigidas no mercado de trabalho. Neste projeto, você irá trabalhar:
  • Interpretação e encenação direcionada à linguagem do teatro musical, com a direção geral de Kleber Montanheiro;
  • Investigação de práticas de escrita dramatúrgica e criação de dramaturgia original, com Vitor Rocha
  • Técnica vocal e canto, considerando treinamento específico com microfone, com preparador vocal Marcello Boffat
  • Técnicas de dança e composição coreográfica, com o bailarino e coreógrafo Tutu Morasi
  • Performance vocal e o estudo musical da personagem, com direção musical de
  • Guilherme Terra
  • Tópicos de teoria e prática em teatro musical e assistência de direção com João Victor Silva

Módulo I

Montagem de

teatro
musical

com

dramaturgia

original

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem.

Módulo II

Teatro musical

norte-americano:

de Ziegfeld Follies

à Broadway

Módulo III

Teatro musical

europeu:

da revista

francesa ao

cabaré alemão

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem.
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem.

Módulo IV

Teatro musical

brasileiro:

do teatro de revista ao

teatro musical

CONTEMPORÂNEO

PROCESSO

SELETIVO

Envio de currículo e de um vídeo cantando uma música em português, com duração de até 1 minuto, que apresente sua personalidade vocal. O vídeo deve estar disponível no Youtube ou no Vimeo.

PROCESSO

SELETIVO

Preenchimento de informações via formulário de inscrição, com envio de um vídeo cantando uma música em português, com duração de até 1 minuto, que apresente sua personalidade vocal. O vídeo deve estar disponível no Youtube ou no Vimeo.
QUANTIDADE DE VAGAS: Serão selecionadas até 25 pessoas para integrarem esse projeto.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 22 março a 26 de abril.
PERÍODO DO PROJETO: Abril a agosto de 2024, sendo o mês de agosto destinado às apresentações.
FREQUÊNCIA DOS ENCONTROS: Segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30. Início em 29 de abril.
LOCAL: Avenida São Gabriel, 462 – Itaim Bibi

investimento

Apenas 8 parcelas no cartão de R$1.188,00
ou
6x no boleto (1ª parcela a vista no pix + 5 parcelas de R$1.584,00 no boleto)
5% de desconto à vista
Serão selecionadas até 25 pessoas para integrarem esse projeto.

Quantidade

de vagas

Período de

inscrição

De 22 março a 5 de abril
Abril a agosto de 2024, sendo o mês de agosto destinado às apresentações.

Período

do projeto

Frequência

dos encontros

Segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30. Início em 15 de abril.

VEJA O QUE

FALAM SOBRE NÓS

LIVE

Laboratório de Criação
em Teatro Musical

Conheça mais o sobre Laboratório de Criação em Teatro Musical um processo de estudo inédito no Brasil.

Bate-papo com os professores sobre o processo de criação, formação para teatro musical e criação de dramaturgia original.

17 de abril, 20h
Garanta sua vaga!

Icone WhatsApp