Revista olhares: V.9 n.1 e 2 - Compreender a poética negra, por meio de uma sintaxe africana, é fundamental para o desenvolvimento dos Teatros Negros brasileiros | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena aberto ao público Revista olhares: V.9 n.1 e 2 - Compreender a poética negra, por meio de uma sintaxe africana, é fundamental para o desenvolvimento dos Teatros Negros brasileiros

Revista olhares: V.9 n.1 e 2 – Compreender a poética negra, por meio de uma sintaxe africana, é fundamental para o desenvolvimento dos Teatros Negros brasileiros

Nesta edição a Revista Olhares explora Poéticas e Teatros Negros no Brasil. A Revista Científica de Teatro  Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) mantém seu compromisso com o registro, a produção e a difusão de pesquisas em Artes da Cena, contribuindo para a disseminação de conhecimento na área e para a formação de artistas, pesquisadores e professores que atuam tanto no campo acadêmico quanto no profissional.

A parceria com a Escola de Teatro(s) Preto(s), ligada à Universidade Federal da Bahia (UFBA), permitiu a publicação de nove artigos com enfoque no teatro negro e suas produções, abordando diversas materialidades e linguagens artísticas. Além disso, a revista conta com cinco artigos de tema livre, abrangendo pesquisa em dança, improvisação, dança e pessoas com deficiência, e estéticas da cena. O dossiê é aberto pelo artigo “Teatro Negro: denúncias e anúncios de um mundo inacabado”, escrito por Licko Turle, que relata sua experiência como professor visitante do programa de pós-graduação da Escola de Teatro da UFBA e suas ações concretas e continuadas nos Estudos em Teatro(s) Negro(s). A publicação visa contribuir com debates atuais sobre a relação entre arte e sociedade, em perspectivas decoloniais, antirracistas, anticapacitistas e feministas.

 

Saiba mais em https://www.olharesceliahelena.com.br/olhares/issue/view/10

Icone WhatsApp