Cinema Autoral e Escrita Viva | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições abertas

Cinema Autoral e Escrita Viva
EAD

com

Georgina Castro

Datas

07/08, 14/08, 21/08, 28/08, 04/09, 11/09, 18/09, 25/09, 02/10, 09/10, 16/10 e 23/10 (quartas-feiras)

Horário

das 19h às 23h

Local

Online

Investimento

R$ 1.185,00 (3x de 395,00) *Alunos e ex-alunos têm desconto no Portal
Cinema Autoral e Escrita Viva
EAD

com

Georgina Castro

Inscrições abertas

O curso é direcionado para atores e atrizes que também são roteiristas ou desejam ingressar na área da escrita. E para escritores que queiram exercitar o texto a partir de outro ponto de vista: o da atuação.

Atores/atrizes roteiristas, irão experimentar processos individuais e colaborativos, através da prática de uma escrita viva e criativa.

Diversos cineastas brasileiros desenvolvem processos colaborativos com seus atores, onde o espaço para a improvisação permite que o elenco seja, de certa forma, cocriador da obra. Assim como roteiristas enriquecem seus projetos a partir da colaboração do elenco, tanto durante a fase de preparação quanto no período de filmagem.

Seja para ator, atriz e/ou roteirista, a proposta é o contato com essa escrita viva, que tem a improvisação como ponto de partida para a criação de roteiros. Os alunos terão aulas de estruturas narrativas, prática de cena e de escrita, elaboração de projetos para o audiovisual, desenvolvimento de roteiro, gerenciamento de projetos autorais e debates sobre o mercado de trabalho audiovisual.

Qual o conteúdo do curso?

MÊS 1:

· Estudo de estruturas narrativas sobre desenvolvimento de roteiro.

· Estudo de casos: análises de importantes filmes brasileiros autorais.

· Exercício de escrita a partir de premissas de filmes internacionais e brasileiros.

· Estudo do processo da escrita cinematográfica: desenvolvimento de logline, sinopse, construção de personagens, argumento e escaleta.

· Improvisações de cenas individuais e em duplas.

MÊS 2:

· Prática de atuação + prática de escrita a partir da contrução de personagens.

· Exercício de salas de roteiro: elaboração de sinopses em subgrupos.

· Desenvolvimento de roteiros curtos a partir das sinopses criadas nas salas de roteiro.

· Leitura virtual dos roteiros curtos com atores convidados.

MÊS 3:

· Estudo de elaboração de projetos autorais.

· Desenvolvimento e escrita de projetos autorais individuais.

· Simulação de pitch dos projetos autorais. Cada aluno/a apresentará a defesa de seu projeto original contendo: Logline, sinopse, argumento, carta de motivação e plano de produção.

· Debates sobre o mercado de trabalho audiovisual, gerenciamentos de carreiras e a importancia de atores e atrizes criarem seus próprios projetos.

Docente 

Georgina Castro

com

Georgina Castro

Diretora, atriz, roteirista e preparadora de elenco. Sua estreia no cinema nacional foi no elenco do premiado filme “O Céu de Suely” (2006) de Karim Ainoüz. Com 25 anos de profissão, atuou em mais de 20 longas, como “Corpo Elétrico” e “Tatuagem”, além das séries “Hebe”(2020) e “Sob Pressão” (2019), ambas na TV Globo. Em 2024 poderá ser vista em “Guerreiros do Sol” nova novela original da Globoplay. Em 2022 esteve no ar na novela “Um Lugar ao Sol” (TV Globo).

Estreou como roteirista e cineasta em “Pão com Mortadela”(2009) prêmio SESI-FIESP de Melhor Curta Paulistano. Em 2022 lançou o segundo Curta “Hospital de Brinquedos”, vencedor do prêmio de “Melhor Interpretação” para o elenco no 29 Festival de Cinema de Vitória. Fez a preparação de elenco do premiado documentário “Cine Marrocos” (2021) de Ricardo Calil e do longa “O Melhor Amigo” (em finalização) de Allan Deberton.

Atualmente, se prepara para filmar o primeiro longa como diretora e roteirista “Hamster” vencedor do “Prêmio de Incentivo à Roteiristas Mulheres” do Festival Cabíria (2017), “Prêmio de Roteiros Antônio Bivar” (2020) e contemplado pelo PROAC desenvolvimento de Roteiros (2020). Também está desenvolvendo o roteiro do seu segundo longa “A Mão que Balança a Rede”.

Local

Online

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Outros cursos com inscrições abertas

Técnica Alexander
Prática da Escrita Dramatúrgica
Corpo no Improviso Cênico
Vivenciando o Teatro
Preparação para Testes de Elenco em Self-tape
Ferramentas de atuação criativa
A perspectiva do encenador britânico Declan Donnellan
Práticas em Teatro Musical
Produção de Elenco no Audiovisual
Do Ator ao Personagem
Iniciação em Dublagem
Cena e Autoficção
Uma transcrição poética
Icone WhatsApp