Dramaturgias do Corpo | Escola de Teatro Célia Helena

Inscrições encerradas

Dramaturgias do Corpo

com

Rosa Hercoles

Datas

19/09, 26/09, 03/10, 10/10 e 17/10 (terças-feiras)

Horário

das 9h às 13h

Local

Unidade Pacaembu
Rua Armando Penteado, 311 – Pacaembu

Investimento

R$ 490,00 (3x de R$ 163,33)

Inscrições encerradas

Deixe seu contato que avisaremos quando abrirem novas turmas.

Dramaturgias do Corpo

com

Rosa Hercoles

Inscrições encerradas

Curso teórico que visa refletir sobre o papel do corpo como instância primeira dos processos de composição das ações cênicas e sua consequente produção de sentidos. Etimologicamente o termo dramaturgia diz respeito à composição da ação e, nesse curso, o corpo será analisado como condição para a implementação de processos criativos. Em todos os encontros serão estudados conceitos como criação, expressividade e representação, com foco nos modos como o corpo tem sido abordado na contemporaneidade.

Objetivos

  1. Levantamento de questões relativas aos entendimentos de corpo, hegemonicamente adotados, sobretudo, no que se refere aos dualismos que olham para o corpo como suporte, veículo, instrumento ou recipiente.
  2. As formas de comunicação adotadas pelo modernismo e pela contemporaneidade, destacando-se as diferenças entre os entendimentos de corpo transmitidos por estes movimentos estéticos.
  3. O corpo como meio de produção de conhecimento e como condição para a composição da ação cênica.
  4. A construção da presença cênica e as metáforas que implementa, seja através do gesto, do movimento ou da palavra.

>>Video

Docente 

Rosa Hercules

com

Rosa Hercoles

Rosa Hercoles inicia suas pesquisas, relativas ao corpo e seus processos de comunicação, em 1983, devidas à sua atuação como aluna e assistente de Klauss Vianna. Possui especialização em Eutonia pela Escola de Eutonia da América Latina (1990/94), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. É professora do curso de Comunicação das Artes do Corpo, desde 2000, e vice-líder do Centro de Estudos em Dança, também, na PUCSP. Diretora da Associação Nacional dos Pesquisadores de Dança – ANDA (2013/14 e 2017/18). Coordenadora do Comitê Interfaces e Estados do Corpo – ANDA (2014/16), como dramaturgista da dança estabeleceu parcerias com os artistas: Helena Bastos, Vera Sala, Marta Soares, Christian Duarte, Adriana Grechi, Tuca Pinheiro, Adriana Banana e com o GRUA.

Local

Unidade Pacaembu
Rua Armando Penteado, 311 – Pacaembu

Regulamento

Como faço pra me matricular?

A matrícula somente será efetuada após o pagamento da inscrição, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso. O valor do curso deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail. Pagamentos à vista por Pix serão aceitos.

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o Certificado de Conclusão de Curso.

Havendo a desistência por parte do aluno até 2 dias úteis antes do início do curso, a escola fará a devolução da quantia paga com retenção de 15% (quinze por cento) do valor já pago. Após este período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.

Saiba porque estudar no Célia Helena:

Nossos Diferenciais

Aprendizado com a teoria aliada à prática proporciona uma compreensão mais profunda e uma aplicação eficaz do conhecimento adquirido.

Professores que são renomados e atuantes nas diversas disciplinas das artes cênicas e acadêmicas, integrando o ensino de forma alinhada às exigências da indústria artística.

Desenvolvimento de projetos de extensão com ações que impactam a cena artística e as comunidades.

Temos conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), avaliação que é referência para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Outros cursos com inscrições abertas

Técnica Alexander
Prática da Escrita Dramatúrgica
Vivenciando o Teatro
Ferramentas de atuação criativa
A perspectiva do encenador britânico Declan Donnellan
Práticas em Teatro Musical
Produção de Elenco no Audiovisual
Do Ator ao Personagem
Iniciação em Dublagem
Cena e Autoficção
Uma transcrição poética
Comunicação Consciente e Assertiva
CNV
Uma Poética do Corpo do Ator
Técnica e Liminaridade
Icone WhatsApp